Balanço do IRS 2016
Faz hoje um ano, já tinha feito várias reportagens sobre bugs, falhas e dúvidas sobre o IRS de 2015 (entregue em 2016).
Este ano parece-me tudo bastante mais calmo. Há alguns bugs relatados (graças aos vossos comentários), mas parecem-me ser situações muito específicas e de relativamente fácil correção. Nada de grandes falhas como no ano passado.
Fico com a sensação, contudo, que o IRS automático prejudicou alguns contribuintes porque aceitaram “de cruz” o que lá apareceu e submeteram sem fazer alterações que os beneficiariam para não se estarem a chatear mais com o assunto. Mas é uma opção perfeitamente justificável.
Enfim, partilho convosco o balanço que o Ministério das Finanças enviou esta manhã para a Comunicação social. Vejam se bate certo com a vossa situação.
Da vossa parte, está tudo OK? Identificaram algum problema que valha a pena reportagem ou investigação? Está tudo calmo por aí?
Relembro que ainda têm mais de 5 semanas para entregar o IRS. Entreguem só quando tiverem a certeza de que não vos falta nada para obterem o maior reembolso possível ou pagar o menos possível. Não entreguem o IRS com dúvidas. Há milhares de contabilistas no país que podem ajudar e o atendimento das Finanças se não atenderem hoje, atendem amanhã. É ir tentando.
Comunicado das Finanças:
Portugueses já começaram a receber reembolsos
Até às 9:30 de segunda-feira, dia 17 de abril, foram entregues 1,7 milhões de declarações, das quais cerca de 376 mil correspondem a declarações submetidas através do IRS automático. O número de declarações entregues nestes primeiros 17 dias da Campanha IRS 2016 supera em 10% o número de entregas registadas no mesmo período do ano passado. Um aumento que pode ser justificado pela facilidade de entrega do IRS automático e, também, pela aplicação de um prazo único de entrega, entre 1 de abril e 31 de maio, independentemente das categorias dos rendimentos dos contribuintes.
Este ano, estima-se que o prazo médio de reembolso seja inferior ao do ano passado, quer para os contribuintes ao abrigo do IRS automático, quer para os contribuintes que ainda entregam a declaração nos termos habituais. De facto, os primeiros três mil reembolsos relativos ao IRS automático já foram processados no dia 11, tendo chegado à conta bancária dos contribuintes a partir da última quarta-feira. Treze dias depois do início da campanha, já 130 mil reembolsos haviam sido processados. Tal como antecipado pelo Governo, verifica-se uma redução do prazo médio de reembolso face às campanhas de anos anteriores, que foi de 36 dias, em 2016, e de 30 dias, em 2015.
Ola. O meu IRS desde que o dia 11 que diz reembolso processado, mas ainda não caiu na conta. E já passaram sete dias.
O meu está com o reembolso emitido desde dia 12 mas ainda não apareceu na conta? O NIB esta correto.. O que pode estar a acontecer?
Mais do mesmo… Como no ano passado, entregue a dia 1 e nem validado está, no ano passado só recebi em agosto e este ano deve de ir pelo mesmo caminho. Não confio neste governo como bom pagador pois antes recebia sempre passado um mês da entrega, entretanto tenho de pagar o imi e o iuc senão…
Por validar desde 04/04, no ano passado nem uma semana demorou a validar!
O meu IRS foi submetido no dia 1/4 mas ainda se encontra por validar…Já no ano passado só foi validado passado 2 meses de ter submetido…Mais do mesmo… Interessa validar o mais tarde possível para nos pagarem o mais tarde que possam…Enfim…
Submeti o meu IRS no passaddo dia 2 e ainda aguarda processamento.
Submeti o meu IRS no passaddo dia 2 e ainda aguarda processamento
Na minha última simulação não estava a aparecer o beneficio municipal (numa que tinha feito uns dias antes, mas que ainda tinha erros, aparecia). Não sei se é um bug
Não aceitei o IRS automático e ainda bem – quando fui verificar valores, tinha 22 meses de renda lançados em vez dos 12 que efetivamente paguei. Corrigi manualmente.