GALPon com problemas de faturação

Não há faturas?

Quem é cliente da GALPon (eletricidade e gás) já deve ter percebido que durante pelo menos 2 meses não recebeu faturas de um ou dos dois serviços.

Tenho recebido várias “queixas” de leitores/espectadores que acham estranho não ter recebido as faturas de Julho e Agosto ou Agosto e Setembro. Agora estão a receber faturas com os dois meses juntos com valores que não lhes dão jeito nenhum.

A resposta da GALP

Contactei a GALP para tentar perceber o que se passa (já fui cliente deles, mas neste momento não sou) com base nas vossas informações. Foi-me explicado que mudaram o sistema de faturação e que agora já estará normalizado. Terá demorado mais do que esperavam mas garantiram-me que em Outubro (até fim do mês) todos os clientes terão recebido as faturas que faltam.

Se for um valor alto, o que faço?

A própria GALP está a enviar um SMS a vários clientes com a resposta. Pode ligar para o apoio ao cliente e pedir para dividir o valor por um número de meses que lhe seja confortável. Afinal de contas, não foi o cliente que causou esta situação. Não tem de ser prejudicado.

Portanto, quando receber uma fatura com vários meses juntos, exija pagar em 2, 3 ou 4 prestações. Eles que façam as contas. Atenção que não se aplica a questão da prescrição dos 6 meses (a menos que chegue a esse prazo de atraso). Neste caso (“apenas” 2 meses), terá de pagar ou entrar com uma queixa num Centro de Arbitragem, mas em princípio terá de pagar o valor.

Isto aplica-se a qualquer empresa de qualquer ramo. Se juntam faturas de vários meses deve exigir um plano de pagamentos que não prejudique o cliente.



24 comentários em “GALPon com problemas de faturação

  1. Eduardo Almeida Reply

    Boa tarde, caro Pedro.

    Antes de mais, parabéns por este projeto e pelo apoio dado aos leitores/espectadores/consumidores.
    De facto, a Galpon contnua sem me enviar faturas desde Agosto e já estamos no final de Novembro. Já me aconteceu isto uma vez e apresentaram-me uma fatura de mais de mil euros, que depois da relamação desceu para os 600.

    Já reclamei no Portal da Queixa e vou fazê-lo também na DECO,.

    • JORGE VIDAL Reply

      Caro Eduardo

      E por que razão não apresenta queixa à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE)? Acha que com a DECO vai conseguir alguma coisa? Eu, quando aderi à Galp através do leilão da DECO, tive vários problemas. Solicitei a intervenção da DECO e não tive qualquer ajuda para resolver as situações de conflito. Recentemente, recorri à ERSE devido ao problema da falta de facturação e a Galp, que nunca dera resposta aos meus e-mails, de imediato respondeu à Entidade Reguladora e num curto espaço de tempo emitiu a factura que eu reclamava. E pense se não será melhor mudar de fornecedor. Há tantos no mercado e dificilmente algum será pior do que a Galp…

      • Eduardo Almeida Reply

        Pois Jorge, já estou a ver que o melhor é mesmo mudar de fornecedor. Mais burocracias para tratar, como se já houvesse poucas.

        Vou contactar a ERSE.

        Obrigado.

  2. JORGE VIDAL Reply

    Para quem não sabe, quando um cliente quer fazer com a Galp um acordo de pagamento faseado em consequência da não emissão de facturas pela empresa, é obrigado a assinar um documento intitulado “Confissão de Dívida” em cujo texto consta o seguinte: “… pelo fornecimento de eletricidade e gás, conforme faturas emitidas e não pagas até à presente data …” Ou seja, os clientes declaram-se culpados pelo não pagamento de facturas que a Galp emitiu, quando a realidade é exactamente o contrário: a Galp não emitiu as facturas que, por esse motivo, os clientes não puderam pagar. Aliás, até acredito que a maior parte dos clientes faça o pagamento por débito directo, o que significa que a iniciativa do processo de cobrança é da responsabilidade da Galp. E a Galp nem emitiu facturas nem efectuou as cobranças.

  3. JOÃO COQUIM Reply

    Bom dia,

    O problema persiste e ninguém faz nada. Os clientes que se lixem.
    Só acho estranho isto ter uma escala tão grande e ser a empresa que é e não aparecer nada nos noticiários. Ninguém quer saber de nada e está-se tudo a borrifar.
    Vou mudar para a EDP, pois isto é ridículo.

  4. JORGE MANUEL VIDAL CAPÃO Reply

    Boa noite
    Só mais um pormenor que no comentário anterior não referi: desde o início do meu contrato, por indicação da Galp On, sempre forneci a leitura dos contadores ao dia 25 de cada mês. Na penúltima factura que recebi, que deveria ser relativa aos consumos verificados no período compreendido entre 25 de Julho e 25 de Setembro, a Galp On decidiu unilateralmente fazer uma estimativa adicional para o período de 25 a 30 de Setembro. Em face disso, e como nada me havia sido comunicado sobre essa alteração, deduzi que a empresa pretendesse que as leituras passassem a ser comunicadas no último dia de cada mês. Assim, no dia 31 de Outubro enviei as leituras de energia eléctrica (consumo de 62 kwh) e de gás natural (consumo de 8 m3). Para minha surpresa, recebi depois a factura emitida em 31/10/2017 com valores estimados de 108 kwh de energia e de 9 m3 de gás.
    De resto, nunca a Galp On me deu qualquer justificação para este problema, nem sequer me pediu desculpas pelos incómodos causados.

  5. JORGE MANUEL VIDAL CAPÃO Reply

    Boa tarde
    Eu tive a mesma situação mas apresentei queixa à ERSE e a questão já está resolvida. No entanto, o problema da Galp On não será tão simples como parece, nem sequer é pontual. No Portal da Queixa, podemos encontrar clientes a reclamar atrasos na facturação de 12 meses, 6 meses, etc. No meu caso, tornei-me cliente Galp On em 2014, através de um leilão da DECO, e já tive tantos problemas com esta empresa (nomeadamente atrasos de facturação noutras alturas), que a desaconselho vivamente. Sei que se trata de uma empresa que não revela o mínimo respeito pelos seus clientes, que acha que as leis que regem o sector são só para os outros cumprirem, que faz estimativas que são verdadeiros assaltos aos bolsos do clientes, que apesar de falhar com frequência, utiliza a política do quero, posso e mando com a máxima das impunidades. O atendimento telefónico (pago pelo cliente, como é óbvio) é um verdadeiro caos, com alguns operadores que não sabem o que devem fazer e que, se necessário for, ainda tratam os clientes de forma mal educada quando não têm argumentos para justificar as falhas da empresa. E tantas são! Quando contactados por e-mail demoram 3 semanas a responder, quando se dignam fazê-lo. Parece que agora dizem que não têm registo dos e-mails, como fizeram comigo aquando da minha última reclamação via ERSE. Na minha perspectiva, a única arma que os clientes têm é, de facto, mudarem de fornecedor. Eu já o fiz há muitos meses em relação a uma das minhas casas e irei fazê-lo brevemente em relação à outra. Estou farto de tanta incompetência!!! Um último pormenor que pode contribuir para ajudar alguns clientes: se for debitado em conta algum valor com que os clientes não concordem, a lei permite-lhes que num prazo de 30 dias possam solicitar ao seu Banco a anulação desse débito.
    Cumprimentos
    Jorge Capão

  6. Filipe Santos Reply

    Boa Tarde Pedro,

    Primeiro os meus parabéns por mais um artigo deveras útil e bem elaborado. Também me encontro na mesma situação. A última fatura que recebi foi do mesmo de Julho e já entramos em Novembro e nada de futuras. Aliás, a única comunicação por parta da empresa até ao momento é a referida anteriormente por diversas pessoas, uma simples SMS a pedir desculpa pelo incómodo causado. O meu método de pagamento é o débito directo, seria melhor cancelar a autorização até que uma fatura me seja enviada? Ou basta ligar para a empresa e referir o assunto? Não estou muito confiante mesmo que digam que não vão cobrar, pois até agora pouco do que apregoam é o que acabam por fazer. Qual a sua opinião?

  7. Carla Leandro Reply

    Boa noite, estou com o mesmo problema. Recebi a última factura em Julho. Só que já não é a 1ª nem a 2ª vez que eles atrasam a facturação. Mudam de software todos os anos?? Só que das outras vezes andei “atrás” deles para me mandarem 2ª via e mesmo atrasando lá se resolveu. Desta vez não me chateei e já lá vai este tempo todo. Pela última mensagem entendi que já teriam mandado a factura por mail, há uma semana atrás, mas ainda não recebi nada. Ainda por cima eles é que fazem asneira e eu é que ainda tenho que telefonar/entrar em contacto com eles. Porque não ligam eles??

  8. Pedro Santana Reply

    Bom dia Sr Pedro Andersson. Eu já desde o mês de Março de 2016, que não recebo facturas da empresa que contratei para o fornecimento da minha electricidade, porque a EDP lhes comunico que eu tinha voltado para a EDP, e eu fui a empresa mostrar que não tinha assinado nada com a EDP, e mostrei ao funcionário no meu telemóvel que tinha respondido Não, porque eu só ainda tinha 19 dias com a nova empresa. Andei 3 dias entre a empresa e a EDP a reclamar porque não conseguia dar a minha contagem de electricidade para puder fazer o pagamento. Um funcionário da EDP me disse telefone para a distribuidora nacional que lá lhe dizem onde está o seu contrato, e a EDP distribuição me disse que eu estava com a tal empresa. Voltei a empresa e lhes disse o que a EDP distribuição me disse sobre o contrato, me disseram que iriam entrar em contacto comigo. E até ao dia de hoje estou a espera e sem pagar electricidade na minha casa. O que devo fazer, deixar continuar a situação assim ou fazer um novo contrato com outra empresa?

  9. Sara Maria Casimiro do Carmo Reply

    Boa noite Pedro também não tenho recebido as faturas e já recebi a sms. Já liguei duas vezes para a linha de apoio e não consigo falar com ninguém para pedir o pagamento em algumas prestações.

  10. Rute Cavaleiro Reply

    Boa tarde Pedro,
    neste momento o problema anda não está resolvido. Hoje, dia 10 de Outubro, continuo sem receber as facturas atrasadas (desde Agosto…)
    Por telefone temos duas opções em que a gravação diz que estão com um problema de facturação e prometem resolver o problema brevemente ou…. aguardamos horas em espera para falar com o operador para obter a mesma resposta.
    O email que foi enviado pela Galp On, também não obtive resposta até agora (foi enviado por eles dia 2 de Outubro).
    Ou seja, são tudo bons rapazes com quem temos de lidar….
    Muito obrigada pela sua ajuda nas contas lá de casa, são pérolas num cenário em que andamos todos a pagar o que devemos e não devemos.

  11. Rita Reply

    Boa tarde,

    Também estou com o mesmo problema, ainda não recebi as faturas de Julho, Agosto e Setembro… Quando as receber vou pedir para fazer o pagamento faseado, só tenho algum receio por ter as faturas em débito direto, será que me vão tirar o montante da totalidade da fatura? Será melhor cancelar o débito direto?

    Obrigada pelo seu artigo.
    Rita

  12. Maria Luisa Ferreira Ribeiro Reply

    Eu passei de um fornecedor de Gas e Eletricidade onde tudo sempre correu bem e onde sempre tive as contas em ordem ,e no seu tempo certo.
    E agora nem sei quem é o meu fornecedor ,porque nunca paguei nenhuma fatura?
    Não sei como isto se vai passar, porque não quero pagar tudo de uma só vez.
    Como sou socia da DECO na próxima semana vou lá expor o caso

  13. Catarina Reply

    Boa noite. Eu também tenho essa situação com a galp. Mas tenho uma situação ainda mais grave. E não sei mais o que fazer. Em novembro de 2015 fiz contrato via telefone e esperei vários meses, após vários contactos (email e telefone), pelo contracto e pela 1 factura.
    Após a recepção das mesmas como tinha faturação superior a 6 meses telefonei invoquei a prescrição. O que foi suspenso na factura de maior valor mas a mais pequena tive que efectuar o pagamento. Mas até à presente data não foi regularizada a situação. E repondem sempre que está no departamento correspondente. Aos emails que envio repondem por telefone e dizem o mesmo. Neste momento o contracto de arrendamento vai terminar e não sei o que fazer para terminar o contracto com a Galpon, foi-me informado que tenho de pagar tudo o que está facturado, mesmo o que ainda não corigiram. Estou muito preocupada, pois não tenho qualquer culpa já gastei muito tempo e dinheiro para tentar resolver isto.
    Se me conseguir ajudar agradeço muito.

  14. Carlos Reis Reply

    Eu sou funcionário Galp e a informação é mesmo essa: Quando o cliente receber a fatura, deve avaliar a necessidade de fazer o plano prestacional de pagamento e expor o mesmo à empresa via telefone (apoio ao cliente) ou numa loja. Esta foi uma situaçao transitória que já está normalizada.

  15. Paulo Sabrosa Reply

    Comigo já aconteceu uma vez, só que sem aviso.
    Apesar de não ter aceite o acordo de pagamento, porque “insinua” que é o cliente o devedor, cobraram à mesma (na altura tinha débito directo) o valor, que entretanto já tinha pago. Reclamei mas apenas descontaram o valor numa factura posterior.
    Já lhes respondi, por mail, a informar que têm de me enviar 2 facturas e que não aceito acordos de pagamento. A ver vamos o que vai acontecer…..

  16. Margarida Oleiro Reply

    Boa tarde,

    Obrigada pelo esclarecimento. A situação também se aplica à EDP que ainda não enviou a fatura do mês de setembro, o que vai implicar a sobreposição de valores a pagar. Também a EDP está a mudar o programa de faturação? Parece-me coincidência que para além dos preços concertados ( tal e qual como nas gasolineiras), GALP e EDP se concertem também nas mudanças de programas de faturação. Gato escondido com rabo de fora? Não querer pagar trabalho extra ou contratar pessoal para substituir quem vai de férias nos meses de verão? Aproveito para o felicitar pelo seu programa e contributos para os consumidores. Muitas vezes me pergunto porque existe um departamento ministerial chamado Defesa do Consumidor.

  17. Jorge Reply

    Sou cliente da Gap on e confirmo o atraso da facturação, devido a alteração de software, o que motivou o atraso nas emissões das mesmas. Neste momento já recebi a factura, obviamente com o total de 2 meses. Podia pedir um plano faseado de pagamentos, mas fiz uma cativação de 80 € por mês (mais ou menos o que gasto mensalmente) e tenho o problema resolvido.
    Cada consumidor faz a gestão como bem entende.
    Jorge

  18. Ana Sousa Reply

    Boa tarde Pedro,
    Veio mesmo a calhar este artigo.
    Estou esse problema com esta empresa. Contactei-os por e-mail duas vezes (não obtive resposta) e por telefone, altura em que me disseram que tinham um problema com o sistema de facturação.
    Pedi exactamente o que sugere. Fraccionar o pagamento do valor acumulado.
    Os seus artigos são sempre muitissimo úteis.
    Obrigada,
    Ana

  19. Francisco Gouveia Reply

    Olá Pedro
    Relativamente à conta certa também não têm debitado o valor mensal.
    Certamente no mês de outubro realizarão o debito directo no respeitante à conta certa, não acha?

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