Leu o artigo do Contas-poupança… baixou a prestação em 40%

Qual é a taxa de juro máxima que me podem cobrar se fizer um crédito pessoal hoje?

Expliquei neste artigo AQUI que só com um telefonema baixei a taxa de juro de um dos meus Cartões de Crédito de 26,99% para 14%.

Reduziu a prestação em 40% com um telefonema

Depois de ler o artigo, o leitor Gustavo tentou e também conseguiu. E já ficou a ganhar.

E está feito! Ligamos para lá, disseram que não dava, só com contrato novo, pedi para transferir para a retenção de clientes e ficou feito!

Depois de pedir a transferência da chamada, a senhora pediu para aguardar e, de seguida, a mesma senhora que antes tinha dito que não era possível, fez a alteração das taxas.

Reduzi em cerca de 40% da prestação!

Não está a dar em todos os casos

Também estou a receber relatos de leitores que ligaram e não conseguiram. Das duas uma, ou depois do artigo receberam tantas chamadas que alguém decidiu que não havia nada para ninguém durante uns tempos ou entraram “a matar”. As empresas não são obrigadas a baixar a taxa de juro só porque nós pedimos. Assinamos um contrato.

É na base do “Sou vosso cliente há tanto tempo e sou bom pagador, acho que não vale a pena estar a sair e perderem um bom cliente. Porque acho injusto que os novos tenham uma taxa de juro mais baixa e eu uma tão alta…”.

Se recusarem baixar, tem 3 opções: ou fica como está e desiste, ou rescinde e faz noutro lado ou apresenta uma queixa no Banco de Portugal a exigir que estas atualizações sejam automáticas no caso de baixarem para os novos clientes. Nunca se sabe o resultado se houver milhares de queixas.

Uma sugestão

Se está com uma dívida no cartão de crédito e por isso não pode rescindir, considere a possibilidade de adquirir um cartão de crédito de outra empresa (que seja grátis), pede o valor em divida no seu atual cartão. Paga tudo na totalidade e fica a pagar a mesma dívida a outra financeira mas com juros mais baixos. Nunca fiz isto, nem sei se tem custos de liquidação antecipada da dívida. É apenas uma sugestão para que possa avaliar se se aplica no seu caso. Informe-se. Pode poupar ainda uns valentes euros se conseguir e se o valor da dívida for substancial.

Como é que eu sei qual é a taxa de juro atual?

Podem ver AQUI as taxas de juro máximas definidas pelo Banco de Portugal para cada Crédito pessoal (os vários tipos) atualizadas trimestralmente. Ou seja, se fizerem um Crédito pessoal ou contratarem um Cartão de Crédito estes são os valores máximos que poderão cobrar-vos hoje. Claro que pode ser menos, mais é que não.

Comparem com a taxa de juro que têm atualmente e renegoceiem os créditos pessoais e Cartões de Crédito que têm.

 

 



Um comentário em “Leu o artigo do Contas-poupança… baixou a prestação em 40%

  1. ana Reply

    Conforme disse algumas instituições não cobram pelo pagamento antecipado (falo por conhecimento). mas vale sempre a pena fazer o dito “choradinho” antes de mudar, porque nos tempos que correm preferem baixar as taxas do que perder os clientes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *