IRS – Último dia do prazo para reclamar

Hoje é o último dia

Hoje é o último dia para reclamar de alguma fatura ausente ou mal inserida na categoria das Despesas Gerais Familiares e da dedução por exigência de fatura (restaurantes, hotéis, cabeleireiros, oficinas e veterinários).

Hoje já li e ouvi muitas informações incorretas em vários órgãos de comunicação social. Atenção a este detalhe para depois não haver confusão.

Hoje é o último dia SÓ para estas duas categorias. Todas as outras, pode (e deve) corrigir, mas apenas quando preencher o IRS a partir de 1 de abril e até 31 de maio.

Neste texto que escrevi no E-Konomista, dou dois exemplos em que mostro se vale a pena ou não reclamar e se vale a pena o esforço.

Recebi o contacto de um espectador em que por causa de uma nota de crédito de um banco perdeu os 250 € de dedução nas Despesas Gerais Familiares. Tem todo o interesse em reclamar. Sempre são 250 € que vai receber a mais ou pagar a menos. Veja se na página das deduções tem 250 euros nesta categoria e o valor mais alto possível na “Exigência de Fatura”.

Pode reclamar através do e-balcão ou indo a uma repartição de Finanças. Se não o fizer hoje, já não vai poder alterar nada nestas categorias quando aparecer o IRS pré-preenchido. Nem sequer vai ter esses campos para alterar. Não vão aparecer mas, não se preocupe, vão ser contabilizados.

Portanto, ainda tem estas poucas horas para corrigir o que vir que está mal (SÓ NESTAS DUAS CATEGORIAS).

 

 

 

 



2 comentários em “IRS – Último dia do prazo para reclamar

  1. Sara Reply

    Boa tarde,
    Na altura de completar as faturas pendentes no e-fatura, acrescentei os recibos das taxas moderados visto que não se encontravam lá. Agora percebi que não o devia ter feito, apenas devo acrescentar no momento do preenchimento do IRS. O que devo fazer? Será que devo eliminar o que acrescentei ou já não é possível?
    Obrigada

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *