e-Fatura – Última chamada!

Sim, o e-Fatura outra vez…

Podem chamar-me chato que eu não me importo :).

É só para recordar que as faturas de dezembro com o vosso NIF só entraram no e-Fatura agora após o dia 25 de janeiro.

Ou seja, se foram lá em dezembro e acharam que já ficaram despachados porque era o fim do ano, enganam-se. Fui ao meu e-Fatura agora e tinha lá 43 faturas pendentes  relativas a dezembro.

Os comerciantes têm sempre até dia 20 do mês seguinte para enviarem as faturas com NIF para a AT. A partir de janeiro de 2017 passa a ser até dia 20 de cada mês.

Portanto, só agora é que as de dezembro estão a entrar no vosso e-fatura. Têm até 15 de fevereiro para corrigir todas. Depois disso (se o governo não prorrogar o prazo como às vezes acontece), as contas ficam fechadas e todas as vossas faturas “pendentes” passam a Despesas Gerais Familiares, mesmo que sejam de Educação, Saúde, Oficinas, Restaurantes, Veterinários, Cabeleireiros, etc. Por outras palavras, perdem dinheiro em deduções no IRS, que está aí à porta.

Corrigi-las é simples. É clicar nos desenhos correspondentes e se passam recibos verdes e querem que entrem no vosso IRS em vez de na empresa, clicam em SIM na pergunta “Fora do âmbito profissional?”.

Acreditem ou não, estes pormenores podem fazer muita diferença no valor do reembolso ou no valor a pagar de IRS.

Isto só se aplica a quem desconta para o IRS no seu vencimento mensal.

Esperemos que este ano a entrega do IRS seja mais calma que no ano passado…



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *