Mini-dica n°4: Como não ser enganado pelas “promoções”

Muitas vezes vou às compras, vejo uma “promoção” e fico na dúvida se é ou não um bom preço. Afinal de contas está a “50%”. Como desconfio de quase todas as promoções tive de encontrar um método que para mim funcionasse para avaliar se vale ou não a pena comprar aquele produto.

Esta foi a Mini-dica nº4 do Contas-poupança, há cerca de 1 ano. Recordo para quem chegou recentemente.

Ficheiro “Best prices”

Tenho um ficheiro tipo Bloco de notas no telemóvel a que chamei “Best prices”. Como está no telemóvel, está sempre disponível. Há 3 anos que sempre que faço uma compra que considero excepcional anoto no ficheiro. Têm aqui alguns exemplos.

thumbnail_Screenshot_20160828-233648

Compras racionais

Quando encontro uma promoção de um produto que costumo comprar, comparo com o melhor preço que já paguei por ele. Se for melhor, aproveito e encho a arrecadação. Foi assim que comprei detergentes para mais de um ano com 90% de desconto, por exemplo. Guardei esses preços (faço as contas por dose) e agora sempre que encontro valores aproximados dos que tenho apontados neste ficheiro, invisto (cuidado com os prazos de validade). Quando consigo um preço melhor atualizo o ficheiro. São os meus troféus de consumidor :). Desta forma não sou “enganado” com as promoções de 50% inflacionadas porque sei quanto já paguei antes por eles.

Leia também:

Mini-dica de poupança nº 1: Aproveite os saldos para o Verão que vem

Mini-dica de poupança nº 2: Coloque a data nas lâmpadas

Mini-dica de poupança nº 3: Compare em direto os preços dos hiper

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.