IRS

Dicas (algumas novas) para aumentar o seu reembolso do IRS

Aumente o seu reembolso do IRS A entrega do IRS só começa em Abril. Pode achar que ainda falta muito tempo, mas há coisas que deve fazer já para receber o maior reembolso possível. Na reportagem desta noite do Contas-poupança (mais logo no Jornal da Noite, na SIC) vamos explicar-lhe a que pormenores deve estar […]

Dicas (algumas novas) para aumentar o seu reembolso do IRS

Aumente o seu reembolso do IRS

A entrega do IRS só começa em Abril. Pode achar que ainda falta muito tempo, mas há coisas que deve fazer já para receber o maior reembolso possível. Na reportagem desta noite do Contas-poupança (mais logo no Jornal da Noite, na SIC) vamos explicar-lhe a que pormenores deve estar muito atento para receber mais algumas centenas de euros, sobretudo se passa recibos verdes ou tem um atestado multiuso.

Não se esqueça de que o primeiro prazo que já está a decorrer é ATUALIZAR O AGREGADO FAMILIAR no Portal das Finanças. Já o avisei neste artigo. Se costuma aceitar o IRS Automático, é muito importante que não deixe passar este prazo. Vou explicar passo a passo em vídeo como o deve fazer .

Vou explicar-lhe também onde pode encontrar as rendas da casa, os seguros, as propinas e as taxas moderadoras que andam “desaparecidas”.

Vai aprender também (caso não saiba) em que circunstâncias deve fugir e recusar liminarmente o IRS Automático para não ser prejudicado.

Passa recibos verdes?

Vou dar também uma informação importantíssima para trabalhadores independentes, que estão no regime simplificado. Estamos a falar de médicos, advogados, engenheiros, jornalistas, formadores, canalizadores, eletricistas e de todas as profissões liberais que passam os chamados recibos verdes. Em muitos casos pagaram no ano passado e talvez este ano também algumas centenas de euros a mais de IRS porque não se preocuparam em ir ao e-fatura fazer uma coisa simples. É que a lei mudou em 2018 e muitos não deram por isso.

Tem atestado multiuso?

Se tem um Atestado Multiuso com pelo menos 60% de incapacidade deve mandar JÁ (ainda esta tarde) uma cópia do seu atestado para sua seguradora. Pode receber talvez mais 200 euros de reembolso no IRS se nunca fez isso. Quem sabe talvez até possa recuperar mais 200 euros de cada um dos 2 anos anteriores se corrigir o seu IRS. Vou explicar-lhe porquê mais logo.

Esta dica foi absolutamente nova para mim (pode ser que para si não seja, claro), e já ando a investigar os direitos das pessoas com incapacidade jhá cerca de 1 ano. Se está nesta situação, veja sem falta o Contas-poupança hoje. Se conhece alguém com Atestado multiuso partilhe com essa pessoa e avise-o para ver a reportagem.

O IRS é uma coisa complicada e não se fie no “Eu já faço isto há muitos anos”. Basta uma distração ou não conhecermos os nossos direitos para estarmos a perder dinheiro. Mas se seguirmos todos os passos, se nos informarmos bem e perguntarmos a quem sabe, podemos ficar com muito mais dinheiro na carteira. Não se esqueça de que estamos a falar do dinheiro que tanto lhe custou a ganhar.

Até logo, no Jornal da Noite na SIC. Conto consigo!

(Se tem dúvidas sobre o IRS, deve ligar o 217 206 707 das Finanças. Estou a ser inundado com perguntas e não deve esperar que eu responda porque chegam às dezenas e sou só um. Nem sequer as consigo abrir, OK?)



Disponível online, livrarias e supermercados.