IRS

Use as férias para aumentar o reembolso do IRS

Como?! O que é que as férias têm a ver com o IRS? No meu caso muito. É na altura das férias (em Portugal) que tenho mais despesas em restaurantes, cafés, pastelarias, hotéis e diversão. Não escapa uma despesa sem fatura com NIF. – «PFFFF! Tinha mais que fazer…» Tudo bem. Fica a perder. «Mas […]

Como?! O que é que as férias têm a ver com o IRS?

No meu caso muito. É na altura das férias (em Portugal) que tenho mais despesas em restaurantes, cafés, pastelarias, hotéis e diversão.

Não escapa uma despesa sem fatura com NIF. – «PFFFF! Tinha mais que fazer…» Tudo bem. Fica a perder. «Mas isso vale a pena?». Claro que vale, no meu caso e da minha mulher são sempre mais cerca de 200 euros a mais que recebemos de reembolso no IRS todos os anos desde 2013. E a fatia maior deste bolo vem da altura das férias. E quando juntamos os amigos para um jantarada e nenhum dos outros quer fatura com NIF eu é que agradeço.

Desde 2013 são cerca de 1200 euros que recuperei de IVA só por pedir fatura com NIF em restaurantes e cafés. Esta foi a primeira fatura desta manhã.

Ao longo do dia virão muitas mais. E é tudo a somar. 15% de todo o IVA que gastar e que esteja nas faturas com o meu NIF ou da minha mulher.

Se acha que não vale a pena, só lhe posso dizer que pelo menos um dos seguros do carro é quase pago pelo dinheiro que recebo todos os anos no IRS por fazer isto. O trabalho que dá? É entregar o cartão da foto no momento de pagar TUDO. Até o café.

NOTA: Esta dedução só se aplica a quem faz retenção na fonte e tem rendimentos suficientes para deduzir despesas, claro. E ATENÇÃO, esta dedução do IVA acrescenta à dos 250 euros por sujeito passivo (cada membro do casal), ou seja, os tais 500 euros por ano por TODAS as compras que fizer. Acumula. Portanto, não desperdice mais estes ATÉ 250 euros dos restaurantes, cabeleireiros e oficinas.

Não tem de atingir os 250 euros para deduzir o IVA dos restaurantes

Este é um mito recorrente. Mesmo que só gaste 100 euros em restaurantes e cafés ao longo de todo o ano, pode receber de volta 15% do IVA que gastou nessas refeições. Pode não receber 200 euros de reembolso desta despesa, mas pode receber 30, 50, 80 ou 180 euros. É proporcional às suas despesas.

Pode ver AQUI neste artigo quanto tenho ganho ao longo dos anos desde 2013.

Atenção (outra vez) às faturas pendentes do e-fatura

Estamos a meio do ano. Perca 5 minutos e vá ver as suas faturas pendentes. No meu caso, fui ver agora e tinha lá 140 faturas pendentes e uma de saúde para associar receita médica. Não deixe tudo para Fevereiro do ano que vem. Se eu fizesse isso teria 1500 faturas para conferir de uma vez. Assim aos poucos custa menos,

Veja AQUI mais um exemplo de porque não deve deixar nenhuma fatura pendente no e-fatura.

No meu caso, a meio do ano já lá tenho cerca de 80 euros só em restaurantes para deduzir o imposto a pagar (ou a receber). Não desperdice o seu dinheiro.

Se encontrasse 80 euros no chão, não se baixava para os apanhar? O que espera para começar? É por si, não é por mim. Eu faço isto. como lhe disse, desde 2013. E não me arrependo um cêntimo.

Acompanhe-nos AQUI

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.

Se quiser um resumo muito claro e prático das dicas que demos nestes anos todos, pode adquirir o livro “Contas-poupança”. Escrevi-o com esse propósito.

É só clicar AQUI abaixo.

Disponível online, livrarias e supermercados.