As aparências iludem
Ao longo dos anos tenho alertado para a necessidade de nós – consumidores – estarmos sempre atentos para fazermos compras inteligentes. Já que temos de comprar, que o façamos com todo o rigor possível, como se fôssemos consumidores profissionais e não apenas “amadores”.
Quase todas as semanas encontro exemplos disso. Esta semana, um leitor do blogue enviou-me mais um exemplo que mostra bem como temos de ser cuidadosos para não nos deixarmos levar pelas aparências.
Neste caso, o consumidor (que pediu para não ser identificado) precisava de comprar detergente para a roupa e deparou-se com duas embalagens da mesma marca rigorosamente iguais, na forma e no tamanho. Neste caso, não estamos a comparar o tipo de produto porque é diferente; um é “+ económico” e o outro é “Novo”.
Sabe mesmo a quantidade que está lá dentro?
A questão que aqui se coloca não tem a ver com nenhuma ilegalidade por parte da marca. Está tudo bem e é muito claro. Os autocolantes têm toda a informação necessária para fazermos uma compra inteligente. O que o nosso amigo achou “curioso” é que, uma vez que a embalagem não é transparente, as marcas podem colocar lá a quantidade que quiserem (completamente arbitrária), que isso não é claramente percetível pelos consumidores (está a quantidade nos autocolantes na parte de trás, como mostrarei).
Se tiver esta embalagem uma ao pé da outra numa prateleira no hipermercado pensará – mesmo que inconscientemente – que têm a mesma quantidade de produto. Até poderá pensar que a única diferença será o preço e levará a mais barata, ou pelo preço por dose (uma tem 70, a outra tem 80), se for mais atento.
Acontece que uma das embalagens – como pode ver na foto abaixo – tem menos 0,5 l que a outra. Ou a outra tem mais 0,5 l, dependendo da perspetiva. Uma tem 4 litros e a outra embalagem tem apenas 3,5 litros.
Estes pormenores fazem toda a diferença. A única forma do consumidor se proteger destas manobras de marketing é por escolher SEMPRE com base no preço por litro e não por qualquer outro critério.
O tamanho da embalagem, seja de que produto for, é completamente irrelevante. Já comprei caixas de bombons que pareciam “gigantes” e que, ao abrir, tinham apenas meia dúzia espalhados no interior. Era mais ar do que bombons. Desde então escolho também os bombons pelo preço por quilo (entre os que quero comprar, obviamente).
A mesma coisa com os iogurtes líquidos. Todas as embalagens têm praticamente o mesmo tamanho. Mas experimente comparar a quantidade que têm dentro. Vai ter várias surpresas.
Uso também o mesmo critério para escolher os rolos de papel como podem ler neste artigo AQUI. Isto já dá mais trabalho porque tenho de ir à balança dos legumes. Mas que resulta, resulta.
O importante é chegar a casa e não se sentir “enganado”. Faça compras com inteligência. Pode até nem se aperceber, mas estará a poupar sem nenhum esforço. Ao fim do ano é dinheiro que ficou no seu bolso. Entre duas marcas/embalagens, o critério deverá ser sempre o preço por quilo ou por litro. Se pode levar mais produto pelo mesmo dinheiro, porquê escolher a primeira coisa que lhe aparece à frente?