Dicas

INE confirma aumento da taxa de inflação para 2,6% em julho

Informação apurada pelo Instituto Nacional de Estatística confirma o aumento da taxa de inflação para 2,6% em julho, mais 0,2 pontos percentuais em relação ao mês anterior.

INE confirma aumento da taxa de inflação para 2,6% em julho
Canva

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou esta quarta-feira o aumento da taxa de inflação para 2,6% em julho, valor que coincide com a estimativa rápida divulgada a 31 de julho.

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 2,6% em julho, mais 0,2 pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior. O indicador de inflação subjacente, que exclui os produtos alimentares não transformados e energéticos, registou uma variação de 2,5%, que compara com os 2,4% de junho.

A variação do índice relativo aos produtos energéticos fixou-se em -1,1% (-1,3% no mês anterior) enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados acelerou pelo sexto mês consecutivo, para 6,1% (4,7% em junho). 

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC)  português apresentou uma variação homóloga de 2,5% (2,1% no mês anterior) e superior em 0,5 p.p. ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro. Em junho, esta diferença tinha-se fixado em 0,1 p.p.

Excluindo os produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 2,4% em julho, que compara com os 2,1% em junho.

A próxima estimativa rápida é divulgada pelo INE a 29 de agosto. Os dados finais relativos à taxa de inflação registada este mês serão conhecidos a 10 de setembro.

Disponível online, livrarias e supermercados.