Dicas

SIBS e EDP juntam-se para evitar fraudes em pagamentos

A EDP e a SIBS, empresa responsável pela gestão da rede Multibanco, juntaram-se para combater as fraudes em pagamentos. Através do site da EDP, e com a resposta a breves e simples perguntas, é possível verificar se poderá estar, ou não, a ser vítima de fraude. Se recebeu um SMS, e-mail ou outro tipo de comunicação com dados para um pagamento, mas desconfia da autenticidade, veja neste artigo como pode esclarecer a situação no site da EDP.

SIBS e EDP juntam-se para evitar fraudes em pagamentos

A SIBS, empresa responsável pela gestão da rede Multibanco, e a EDP estabeleceram uma parceria para combater as fraudes em pagamentos. Desde fevereiro, a iniciativa já permitiu evitar prejuízos superiores a 65 mil euros.

Através da criação de um canal direto entre as duas entidades, a SIBS consegue cancelar referências Multibanco que os consumidores tenham reportado à EDP como fraudulentas. Em comunicado conjunto, as empresas revelaram que nos primeiros três meses foram confirmados e bloqueados 100% dos casos denunciados que evidenciavam ser fraude. Os consumidores podem alertar para situações suspeitas através do site ou linha de apoio da EDP.

De sublinhar que este mecanismo se destina a evitar as fraudes em pagamentos através de comunicações que identifiquem a EDP como entidade que está a efetuar esse pedido. Se recebeu uma comunicação de qualquer tipo com dados para um pagamento para qualquer outra empresa, terá de confirmar junto dessa outra entidade se o que recebeu é ou não real.

Como se denuncia uma situação?

Se recebeu uma comunicação que considera suspeita e quer confirmar se pode ou não ser fraude, o primeiro passo é aceder ao site da EDP para realizar um despiste. Ao entrar no site pode clicar sobre a lupa para abrir a barra de pesquisa.

Depois de aberta a barra de pesquisa pode, por exemplo, procurar por "segurança". Verá alguns resultados e deve clicar onde se lê "como identificar se sou vítima de burla ou fraude".

Ao clicar nessa opção, a página da imagem seguinte vai surgir e aí deve clicar no botão que diz "fazer despiste", que o vai direcionar para uma outra página onde terá de responder a algumas questões simples.

A página seguinte apresentará algumas questões. A primeira é relativa ao tipo de comunicação que recebeu. Se selecionar SMS ou e-mail, as opções que vão aparecer de seguida são as mesmas. Deve carregar no botão "seguinte" depois de todas as perguntas a que responder. Caso escolha, por exemplo, SMS e de seguida responder afirmativamente à questão "o SMS que recebeu solicitou um pagamento através de dados bancários", vai surgir um novo campo em que lhe será pedido que escreva o número correspondente à entidade que surge no SMS que recebeu.

No entanto, se à questão sobre se a comunicação solicitava um pagamento através de dados bancários responder "não", vai surgir uma segunda questão: "consegue identificar o remetente?". Se escolher a opção "sim", surgirá um novo campo onde lhe será pedido que escreva o nome do remetente. No fim, deve clicar em "seguinte".

Há ainda uma terceira via. Caso na primeira pergunta - "que tipo de comunicação recebeu?" -, responda com "nenhuma das anteriores", verá surgir um conjunto de opções diferentes, tal como na imagem seguinte. Deve escolher, entre essas opções, as que mais se adequar à sua situação e no fim clicar em "seguinte".

Depois de preencher todos os campos e passar à fase seguinte, o sistema vai analisar se poderá estar ou não perante uma fraude e deverá surgir uma de três páginas possíveis. Se estiver confirmado que se trata de fraude, verá a seguinte página e pode escolher a opção "enviar imagem" para adicionar uma fotografia da comunicação que recebeu.

Caso a informação seja insuficiente para confirmar se poderá, ou não, ser uma situação de fraude, será direcionado para uma página que dirá precisamente que não é possível confirmar. Nessa página pode clicar no botão "apoio ao cliente" e procurar esclarecer a situação de outra forma a partir daí. No entanto, se se confirmar que a comunicação que recebeu é real e que é seguro proceder ao pagamento, será direcionado para uma página que terá precisamente essa mensagem, tal como é possível verificar na última das imagens que se seguem.

Disponível online, livrarias e supermercados.