
Como ter eletricidade grátis usando as ferramentas de marketing das empresas
A eletricidade está caríssima e vai aumentar. É, de facto, preocupante. Um dos meus sonhos (enquanto consumidor) era ter eletricidade de graça. Pois bem, consegui finalmente! Não estou a brincar. É mesmo a sério.
A junção de várias estratégias pemitiu-me atingir esse objetivo este mês de junho de 2021. Confesso que nunca achei possível, mas de facto aconteceu. Também é verdade que isso só vai acontecer mais alguns meses por ano e durante o tempo que alguns de vocês permitirem. Já explico porque estou a dizer isto.
Em primeiro lugar deixem-me explicar a minha situação: somos 4 cá em casa com gastos de eletricidade ainda elevados (entre os 300 e os 350 kWh/mês). Há 4 anos que tenho um painel solar fotovoltaico que me permite baixar a fatura em cerca de 6 ou 7 euros por mês (LER AQUI) porque sempre que há sol durante o dia e não está ninguém em casa, o que esse painel solar produz é suficiente para não pagar nada de luz porque a minha casa consome tudo o que o painel produz em tempo real.
Por outro lado, sempre procurei a empresa de eletricidade mais barata no mercado para as minhas necessidades. Logo, gastanto o mesmo que gastaria com a empresa mais cara, pago muito menos pelo mesmo consumo.
Tenho todas as lâmpadas LED e incentivo todos aqui em casa a usar só a iluminação estritamente necessária.
Por último, uso todas as promoções que posso para baixar a fatura de eletricidade. É o caso dos “códigos amigo” da Endesa.
Este mês, especificamente, gastei 53,99€ de eletricidade, mas como tenho 54 amigos saíu-me a custo zero. Zero mesmo. Não paguei eletricidade. Vou pagar apenas 1,54€ da Taxa Audiovisual, que não está abrangida pela promoção.
No mês que vem e em Agosto, uma vez que gastamos menos eletricidade que nos meses mais frios e de inverno, acredito que a minha fatura será também zero ou perto disso. Depois disso, pagarei apenas o que estiver acima de 54 euros.
Estou a escrever este artigo não para me vangloriar de uma conquista qualquer (embora ache obviamente piada a estas pequenas “guerras” entre David e Golias), mas para vos mostrar que quando temos o radar ligado e aproveitamos as oportunidades das ferramentas de marketing das empresas podemos atingir poupanças extraordinárias. Este ano já poupei mais de 400 euros em eletricidade e espero chegar aos 700 euros. É dinheiro que vou colocar nos PPR dos meus filhos.
Em todo o caso, esta minha poupança tem os dias contados porque só a manterei enquanto estes 54 amigos se mantiverem também na Endesa. À medida que forem saindo, a minha poupança irá descendo também (é 1 euro de desconto por cada amigo). Agora o limite é 25 amigos por pessoa (LER ARTIGO AQUI). Mesmo assim, é uma poupança substancial (300 euros por ano) e está ao alcance de qualquer consumidor.
A estes 54 amigos e aos anteriores quero agradecer a vossa amabilidade ao usarem o meu código amigo, que nunca solicitei e que fizeram o favor de me pedir. Fiquei sensibilizado com a vossa atitude tão simpática. Como vêem, esta situação permitiu-me transmitir esta mensagem simples: é possível.
E quando surgirem estas oportunidades em outras empresas, cá estarei também para o partilhar. Isto não é publicidade a nenhuma empresa. Aconteceu ser esta, podia ser outra qualquer. E assim que encontrar melhor mudo, claro. Só que com estas condições, para já, não encontro nenhuma que me faça mais barato.
Este mês o preço do meu kWh foi… ZERO.
LEIA TAMBÉM:
Eletricidade sobe 3% no mercado regulado em julho
A eletricidade deverá subir brevemente em Portugal (em Espanha o IVA vai descer)
Porque não aproveita para mudar para uma empresa mais barata enquanto não sobem os tarifários? Não tem de ficar a pagar zero. Baixar a sua fatura de eletricidade em 10 euros por mês, são 120 euros por ano.