Eletricidade

Eletricidade – Tarifa simples ou Bi-horário?

Tarifa Simples ou Bi-horário? Muitas pessoas perguntam-me como é que sabem o que é melhor para elas para pouparem na eletricidade: Tarifa Simples, ou Bi-horário? É verdade que tem vários simuladores na internet, mas neste vídeo mostro-lhe uma fórmula “infalível” para saber sempre qual é o melhor tarifário para si. Basta imprimir (ou ter em […]

Eletricidade – Tarifa simples ou Bi-horário?

Tarifa Simples ou Bi-horário?

Muitas pessoas perguntam-me como é que sabem o que é melhor para elas para pouparem na eletricidade: Tarifa Simples, ou Bi-horário? É verdade que tem vários simuladores na internet, mas neste vídeo mostro-lhe uma fórmula “infalível” para saber sempre qual é o melhor tarifário para si. Basta imprimir (ou ter em PDF) a sua fatura mais recente de eletricidade e acompanhe o vídeo. E é tão simples como 2 + 2 serem 4. Não acredita? Veja o vídeo.

Uma aviso: Fiz este vídeo para QUEM NÃO PERCEBE NADA DE ELETRICIDADE. Os que percebem encontrarão muito por onde pegar e dizer que “atenção a isto e aquilo e há mais esta e aquela excepção e que as contas não são exatamente assim”. Tenho plena consciência disso. Ao simplificar corremos sempre riscos. Portanto, aceitarei todas as críticas que quiserem fazer, mas quero deixar isto claro.

O meu objetivo é que as pessoas tenham um critério simples e fácil de usar para decidirem se andam enganadas por terem o bi-horário ou se podiam poupar mais se tivessem tarifa simples. Tem o link para o vídeo mais abaixo. Pelo menos percebem o raciocínio.

Há muitas opções de bi-horário

O bi-horário não é um tarifário simples (perceberam a piada?). Varia conforme a estação do ano e ainda dentro desse tarifário pode escolher ciclo diário ou semanal e ainda tem o tri-horário para quem quiser complicar ainda mais. Não vou falar disso neste vídeo.

Se quiser saber quais são os horários exatos a cada altura do ano tem na descrição do vídeo no YouTube a página da EDP Serviço Universal com as opções Inverno e Verão e a opção com mais descontos ao fim-de-semana e a opção durante a semana. São muitas variáveis. Tem de ver o que se aplica mais ao seu caso. Há muita gente “enganada” com o bi-horário.

Tem aqui a “minha fórmula” para decidir já se deve ter bi-horário ou não. Depois faça as suas contas.

E qual é a empresa mais barata?

Perguntam-me muitas vezes qual é a melhor (no sentido de mais barata) empresa fornecedora de eletricidade. Eu sei que se sentem perdidos no meio de tantas empresas e ainda por cima todas elas dizem que dão descontos fantásticos. Felizmente, ainda há quem faça contas e verifique que esses descontos “maravilhosos” são muitas vezes uma falácia e só uma manobra de marketing.

Neste outro vídeo vou mostrar-lhe um método para saber sempre qual é a melhor empresa de eletricidade para si. Pegue na sua fatura da luz e acompanhe o vídeo. Tenho a certeza de que finalmente vai perceber como se fazem as contas para saber se vale a pena ou não mudar de empresa.

Na descrição do vídeo no YouTube tem o link para a página da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) com a lista de todas as empresas a operar em Portugal. Muitas nunca ouviu falar sequer. E há algumas que até têm bons preços. Disponibilize alguns minutos para ver os preçários delas. Pode ter uma agradável surpresa, no sentido de poupar algum dinheiro nos próximos meses.

Num próximo vídeo desta “trilogia” explicarei como pode saber qual é a melhor potência contratada para si. Não fique é de braços cruzados a achar que paga muito de eletricidade sem fazer contas e sem fazer rigorosamente nada. É como se estivesse todos os meses a abrir a janela de sua casa e a atirar dinheiro para a rua.



 

Disponível online, livrarias e supermercados.