As faturas do gás e da eletricidade vão ficar mais caras para os clientes da Galp a partir de dia 1 de outubro.
Em declarações à Agência Lusa, a Galp revelou que a atualização de preços vai implicar aumentos médios de 9% no caso da eletricidade e de 16% no gás, pelo que se for cliente desta empresa é boa altura para procurar soluções mais em conta.
De acordo com a Galp não há aumentos nas tarifas desde outubro do ano passado, pelo que os aumentos que agora anunciam refletem a subida dos custos de aquisição de energia nos mercados internacionais.
Estas subidas vão também incluir o aumento de 5% das tarifas de acesso à rede de gás natural, que também vigora a partir de outubro.
Subscreva a Newsletter “Contas-poupança”, para não perder nenhuma dica
Subscrever
*Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com os nossos Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies
Ao nível dos impactos nos clientes, um casal sem filhos com uma potência contratada de 3,45 kilovoltamperes (kVa), por exemplo, poderá ver a fatura de eletricidade a aumentar em média 2,6 euros.
No caso do gás, projetando o impacto também num casal sem filhos no primeiro escalão de consumo, o aumento médio pode chegar aos 2,3 euros, sendo que a qualquer um destes valores acrescem o IVA e outras taxas.
De acordo com a empresa, foi enviada uma nota aos clientes a informar de que iriam proceder a aumentos nos preços a partir de outubro.