Como pedir online a Certidão de não dívida à Segurança Social
Como expliquei neste artigo AQUI, a partir de segunda-feira já pode pedir ao seu banco o formulário para solicitar a suspensão do pagamento da sua prestação do crédito à habitação durante 6 meses, se teve quebra de rendimentos por causa da COVID-19.
Para pedir o adiamento da prestação do crédito à habitação vai precisar destes 2 documentos: Certidão de não dívida às Finanças; e a Certidão de não dívida da Segurança Social.
Tem o passo a passo para a das Finanças neste artigo e agora vou explicar-lhe como pode obter a da Segurança Social sem sair de casa, fazendo todo o processo online.
Os processos de declaração da sua situação contributiva solicitados através da Segurança Social Direta são analisados pelos Serviços da Segurança Social no prazo máximo de 10 dias úteis. Ao fim desse prazo (às vezes antes) a sua declaração de situação contributiva fica disponível na mesma página para download ou impressão.
Como obter a Declaração de situação contributiva da Segurança Social
1) O primeiro passo é ir à pagina da Segurança Social Direta. Se não tem senha, peça neste botão.
2) Introduzir o Número de Segurança Social (“NISS”) e a “Palavra-chave”, ou usar a Chave Móvel Digital.
3) Selecionar a opção “Conta-corrente”
4) Selecionar a opção “Situação contributiva”
5) Caso nunca tenha solicitado anteriormente a declaração via online, selecionar a opção “Obter declaração de situação contributiva”.
7) Preencher todos os campos;
8) Clicar em “Enviar”;
9) Voltar à “Conta-corrente” e à “Situação contributiva” e selecionar a opção “Consultar declaração de situação contributiva”.
10) Consultar declaração de situação contributiva
FINAL: Consultar, descarregar ou imprimir a declaração de situação contributiva previamente solicitada. Recordo que pode ser imediato (se não tiver dívidas ou pode demorar até 10 dias – mesmo não tendo dívidas – até ficar disponível nesta pasta “Consultar declaração de situação contributiva”. Portanto, se não estiver logo lá, ou mesmo que demore 5, 7 ou 9 dias é NORMAL. Não stresse.
Atenção à Assinatura digital
A declaração de situação contributiva tem uma assinatura digital associada, a qual deverá ser validada antes de imprimir. A assinatura digital considera-se validada caso apareça na página um “Certo” de cor verde.
Caso a declaração de situação contributiva tenha um ponto de interrogação de cor amarela, a assinatura digital em alguns casos pode ser validada da seguinte forma:
1. Coloque o cursor sobre a assinatura digital;
2. Clique no botão direito do rato;
3. Selecione a opção “validate signature”;
4. Pressione “ok” para confirmar.
Tentei seguir estas indicações numa certidão antiga mas não funcionou. Suponho que seja porque o documento já caducou. Já pedi uma ontem para mim para testar. Mas hoje (domingo) ainda não estava disponível. Peça já a sua para não perder tempo. Pode demorar até 10 dias, como acabou de ler. Nas Finanças é em segundos. Na Segurança Social não. É o que há.
NOTA: O pedido de certidão online só está disponível para pessoas que trabalhem ou tenham trabalhado, dado que o campo de início da atividade é de preenchimento obrigatório. Uma pessoa que nunca trabalhou como Trabalhador por Conta de Outrem ou Trabalhador Independente, apesar de ter NISS (Número de Identificação de Segurança Social), não pode pedir a Declaração de Situação Contributiva através da Segurança Social Direta.
Com este artigo fica com a explicação completa sobre como pode pedir em casa as duas declarações fundamentais para pedir a suspensão da prestação da casa ao banco durante 6 meses. Pode ser a folga que precisa para endireitar a sua vida enquanto a crise da COVID-19 não passa.
Deve enviar as duas certidões em anexo quando enviar o pedido online para o seu banco no formulário que ele lhe vai dar. Trate já disso antecipadamente.