Euribor – Taxas já estão a começar a subir?

Escrito por Pedro Andersson

28.05.18

}
4 min de leitura

Publicidade

Todas as taxas Euribor aumentaram hoje para máximos de 6 meses

Pode ser só uma situação temporária e irrelevante ou podem ser os primeiros sinais da inversão de descida. Como sabem, a Euribor a todos os prazos (3, 6, 9, 12 meses) está negativa. É por isso que estamos a pagar tão pouco de prestação aos bancos. Deve ficar preocupado? Sim e não. Mas deve preparar-se para ir pagando mais pela sua casa outra vez.

Euribor 3 meses 

A Euribor a 3 meses, em valores negativos desde 21 de abril de 2015, subiu hoje para -0,322%, um máximo desde 29 de novembro, mais 0,001 pontos e contra o atual mínimo de sempre, de -0,332%, registado pela primeira vez em 10 de abril de 2017.

Euribor 6 meses 

A taxa Euribor a 6 meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação e que entrou em terreno negativo pela primeira vez em 6 de novembro de 2015, avançou hoje ao ser fixada em -0,269%, um máximo desde 29 de novembro, mais 0,002 pontos e contra o atual mínimo de sempre, de -0,279%, registado pela primeira vez em 31 de janeiro de 2018.

Euribor 9 meses 

A taxa Euribor a 9 meses foi fixada em -0,216%, um máximo desde 29 de novembro, mais 0,001 pontos e contra o atual mínimo de sempre de -0,224%, registado pela primeira vez em 27 de outubro de 2017.

Euribor 12 meses 

A taxa Euribor a 12 meses também subiu para o nível máximo dos últimos seis meses, para -0,186%, mais 0,002 pontos e contra o atual mínimo de sempre, de -0,194%, verificado pela primeira vez em 18 de dezembro de 2017.

As Euribor são fixadas diariamente pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.

 

Para que servem estes dados?

Quando pedimos um empréstimo ao banco para comprar casa, na maior parte dos contratos ficou definido que todos os meses pagamos de juro o spread (lucro do banco) + Euribor (o juro a que os bancos emprestam uns aos outros). Ora, desde 2015 que a Euribor entrou em valores negativos. É o pesadelo dos bancos portugueses.

Exemplo: Quem tem um spread de 0,5 (por exemplo com euribor a 6 meses), só paga 0,5-0,275 (ou o valor do dia/mês/média da EURIBOR correspondente)=0,225%.
E sempre que desce mais uma milésima, é menos que paga na prestação e menos que o banco ganha. Mas foi o que ambos assinaram.

O banco devia estar a pagar a sua casa?

Agora imagine o caso de alguém que tem um spread de 0,3 com Euribor a 3 meses. O que acontece é que a Euribor negativa já é maior do que o spread. Ou seja, pelas regras da matemática, o banco devia estar a pagar a sua casa.
Mas o que os bancos estão a fazer (é o meu caso) é quando o valor chega ao zero, pára. Neste momento só estou a amortizar a casa e a pagar zero de juros relativamente ao spread.

Pode ver AQUI a reportagem que fiz sobre o assunto. Se tiverem alguma dica sobre este tema, digam.

Fiz uma breve sondagem no grupo de Facebook “Contas-poupança – As suas dúvidas” e percebi que havia interesse em que regularmente indicasse aqui a evolução da Euribor. As alterações são diárias mas fá-lo-ei apenas quando achar que se justifique. Mas o importante é andarem em cima das contas que fazem a vossa prestação da casa. E saberem quando a maré virar. Sim, porque a Euribor não vai continuar assim muito tempo. Sem querer estar a dar conselhos, não seria má ideia por dinheiro de lado para amortizar a casa, antes que a prestação suba. Assim, quando a Euribor subir, podem baixar a prestação amortizando a casa com o dinheiro que colocaram a render. Façam contas.

Esta semana, a reportagem do Contas-poupança vai ser sobre este tema. Se este é um tema que vos preocupa devem ver o programa da próxima quarta-feira no Jornal da Noite na SIC.

Acompanhe-nos AQUI

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.

YouTube 

Facebook do Contas-poupança

 Pergunte no Grupo “Contas-poupança – As suas dúvidas”

Instagram

Twitter  

Se quiser mais dicas, pode adquirir o livro “Contas-poupança”, com as principais dicas dos primeiros 5 anos do programa. É só clicar AQUI abaixo. Pode oferecer, se quiser dar uma prenda útil a alguém :).

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

TOP 10 dos COMBUSTÍVEIS | Quem subiu e quem desceu os preços esta semana

Qual a marca de combustíveis mais barata esta semana? (6 a 12 de maio) A ERSE definiu para esta semana como preço eficiente (que traduzo livremente por preço "justo") uma descida de 2,5 cêntimos/l no gasóleo simples e de 2 cêntimos na gasolina simples. Será que as...

PODCAST | #238 – Vamos a contas | Posso usar o meu PPR para pagar o crédito à habitação? (A pergunta do Domingos)

Muitos sabem que podem usar o PPR, decorridos 5 anos, para pagar as prestações do crédito à habitação sem qualquer penalização por parte das Finanças. Ou seja, colocam o PPR no IRS, recebem até 400 euros por ano em deduções, e passados os tais 5 anos usam esse mesmo...

Endesa não vai cobrar tarifa social de eletricidade aos clientes

Clientes residenciais da Endesa ficam livres de pagar tarifa social A Endesa anunciou esta terça-feira que não vai passar o custo da tarifa social de eletricidade aos clientes residenciais, depois de em abril a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) ter...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a 3 e 12 meses e sobem a seis

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

GÁS | A lista das 10 empresas mais baratas (Maio de 2024)

GÁS | As 10 empresas mais baratas este mês Em Maio, o preço do gás natural mercado regulado continua a ser o mais barato em Portugal. Chega a ser quase metade em relação às marcas mais caras. Está a aproveitar esta poupança? As grandes empresas este mês baixaram um...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (6 a 12 de maio)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de retalho de cerca de 10% para as...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #237 – Despesas de educação: sabia que pode aumentar em 200 € o seu reembolso do IRS?

Sabia que se vive no interior do país (ou ilhas) tem mais 10% de dedução nas suas despesas de Educação? Isto é muito importante para TODAS as famílias com filhos na escola, nos distritos do interior e nos Açores e na Madeira. Quando menos esperamos, descobrimos mais...

PodTEXT Vamos a Contas | Posso pedir o meu salário em duodécimos?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

1 Comentário

  1. orlando lopes

    Mais uma vez deixo aqui a minha indignaçao sobre este assunto pois nao vi a subida da inflaçao para 2% alem de estarmos numa instabilidade que so se viu no inicio da crise o que vejo nisto td é manipulaçao de mercado na euribor pois o que levou mais de ano e meio para descer em menos de um mes a euribor 3 meses que devia subir gradualmente nao se vê isso acontecer eles bem tentam arranjar desculpas para a retirar da negatividade agora com a melhor taxa que nao vai ter manipulaçoes dizem eles ESTER que vai tomar o lugar da euribor so vai nos mostrar que nunca mais vamos ter juros negativos, isso é so bom para os bancos imagino quem as esta a manipular. E com esta nova lei que diz que os bancos tem de pagar nossas casas essa é so rir acho que a euribor vai de foguete ainda mais depressa.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.