Quem subiu e quem desceu os preços esta semana
A ERSE definiu para esta semana como preço eficiente (que traduzo livremente por preço “justo”) uma subida de 0,1 cêntimos/l no gasóleo simples e uma descida de 0,7 cêntimos na gasolina simples.
Abaixo tem os preços que as várias marcas estão a praticar esta semana. Esta semana, os postos em análise pelo Contas-poupança, em geral, adotaram estratégias semelhantes.
Esta semana, relativamente ao gasóleo, as marcas dividiram-se quanto à estratégia a adotar. A BP, Repsol, Oz, Auchan e Intermarché decidiram manter os preços da semana passada.
As restantes optaram por aumentar os preços acima do previsto pela ERSE, mas a Galp foi a que mais aumentou. A Cepsa foi a única que optou por descer os preços.
Na gasolina, a maior parte dos postos em análise decidiram baixar os preços, indo ligeiramente além da descida prevista pela ERSE. Enquanto a Cepsa foi a que mais desceu esta semana, a Shell decidiu baixar abaixo do previsto pela ERSE.
O Auchan decidiu manter a gasolina simples ao mesmo preço da semana passada, enquanto a Galp foi a única a aumentar os preços.
Entre os vários postos em análise, os hipermercados continuam a apresentar os preços mais baixos e a BP e a Shell dominam entre as mais caras.
Subscreva a nossa Newsletter, para não perder nenhuma dica
Subscrever
*Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com os nossos Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies
Como sabem, os preços mudam todas as semanas (ou várias vezes por semana), e cada posto faz os seus próprios preços e a variação é enorme entre o Norte e o Sul e o litoral e o interior do país.
Apesar disso, decidi fazer uma tabela classificativa semanal, depois de fazer os TOP 10 mensais da eletricidade e do gás. Assim, todas as semanas vou fazer um comparativo com os preços reais das várias marcas de combustíveis para ter noção da forma como cada marca constrói os seus preços.
Os meus critérios são simples:
- Combustíveis simples (gasolina e diesel). Estes combustíveis são supostamente exatamente iguais em todas as marcas (Os hipermercados e as Premium). Portanto, estou a comparar o mesmo produto.
- Os mesmos postos. Na impossibilidade de comparar todos os postos do país, escolhi – após analisar o comportamento de várias dezenas de postos ao longo de várias semanas – um posto que eu considero representativo de cada marca. Estão todos no mesmo distrito (Lisboa) e no mesmo concelho. Não os vou divulgar para não haver a tentativa de alguém tentar falsear os resultados. E se me aperceber de comportamentos estranhos, mudarei o posto.
- Os preços da DGEG. Uso como base deste “estudo” os preços atualizados na página “Preços dos combustíveis”, da Direção-Geral de Energia e Geologia. Os proprietários dos postos são obrigados por lei a atualizar preços na página sempre que fizerem alterações. Comparo os preços nas mesmas datas.
Os preços na semana de 26 de Agosto a 1 de Setembro
Estou a comparar os preços dos mesmos postos de combustível (sem eles saberem) desde final de Março de 2024.
As marcas que estou a comparar são:
- GALP
- BP
- SHELL
- CEPSA
- REPSOL
- PRIO
- Oz
- Intermarché
- Auchan
Esta semana os preços reais que verifiquei (já após as subidas e descidas previstas para segunda-feira) foram os seguintes.
Gasóleo simples
No que diz respeito aos preços do gasóleo, a ERSE estima que os preços deveriam subir 0,1 cêntimos por litro.
Face a estes preços, a nossa análise é a seguinte:
A BP esta semana é a marca mais cara, embora tenha decidido manter os preços da semana passada.
Seguem-se a Shell e a Galp entre as mais caras, sendo que a Shell aumentou 0,5 cêntimos e a Galp aumentou 4,4 cêntimos! A Prio aumentou o gasóleo especial em 0,5 cêntimos esta semana.
Outras marcas como a Repsol, a Oz, o Auchan e o Intermarché, decidiram manter os preços da semana passada. A Cepsa foi a única marca a baixar os preços, embora apenas 0,5 cêntimos.
Entre as 3 mais caras e o Intermarché, esta semana a diferença é de 13,5 cêntimos por litro. O mesmo combustível e no mesmo concelho!
NOTA IMPORTANTE: No caso dos combustíveis simples, se o consumidor tiver um desconto de 10 cêntimos (ou mais) por litro com cartões ou cupões, pode alterar estas contas. Sem descontos (quem não tem ou não liga) pode estar a desperdiçar centenas de euros por ano se abastecer nas marcas mais caras.
Gasolina simples
No que diz respeito aos preços da gasolina, a ERSE estima que os preços deveriam descer 0,7 cêntimos por litro.
Mais uma vez, a BP é a mais cara do país, seguida da Shell. A BP optou por descer 1 cêntimo e a Shell apenas 0,5 cêntimos, abaixo do valor previsto pela ERSE.
Repsol, Oz, Prio e Intermarché desceram também 1 cêntimo, mas a Cepsa foi a que desceu mais (- 1,5 cêntimos). O Auchan decidiu não mexer nos preços da gasolina esta semana e manter o que tinha na semana passada.
A Galp foi a única que contrariou a tendência, tendo subido 3,2 cêntimos na gasolina simples.
Esta semana, a diferença da mais cara em relação às mais baratas é de 14 cêntimos. Se tiver descontos de 10 cêntimos, terá de avaliar se compensa a diferença.
As marcas mais baratas, quer no gasóleo, quer na gasolina, continuam a ser os hipermercados Intermarché e Auchan, seguidas da Cepsa e da Prio.
A Prio tem uma estratégia diferente das restantes marcas e coloca os combustíveis aditivados mais baratos do que os simples. Contudo, no posto específico da Prio que está a ser acompanhado pelo Contas-poupança isto só acontece no gasóleo, pois não há registos de que haja sequer gasolina especial neste posto em específico.
Em conclusão, há 3 campeonatos diferentes no mercado dos combustíveis em Portugal.
Há os 3 grandes: BP, Shell e Galp, que são sempre os mais caros.
Há 3 marcas no meio da tabela: Prio, Repsol e Oz, habitualmente, com preços “normais”.
Há 3 marcas muito mais baratas: Intermarché, Auchan (e outros hipermercados que não existem no concelho que analiso) e a Cepsa.
Há, obviamente, mais marcas, mas vou acompanhar estas nesta primeira fase porque acho que são as mais relevantes.
Relembro que as minhas “experiências” não são patrocinadas por ninguém e sou completamente isento nestas análises. Com estas informações faz o que entender. O que eu gostava era que ler estes artigos o encorajasse a fazer as suas próprias contas para gerir de forma inteligente o seu dinheiro. Em todas as áreas. Nos combustíveis também.
0 comentários