TOP 10 | Qual a marca de COMBUSTÍVEIS mais barata esta semana? (26 de agosto a 1 de setembro)

Escrito por Inês de Almeida Fernandes

27.08.24

}
6 min de leitura

Publicidade

Quem subiu e quem desceu os preços esta semana

A ERSE definiu para esta semana como preço eficiente (que traduzo livremente por preço “justo”) uma subida de 0,1 cêntimos/l no gasóleo simples e uma descida de 0,7 cêntimos na gasolina simples.

Abaixo tem os preços que as várias marcas estão a praticar esta semana. Esta semana, os postos em análise pelo Contas-poupança, em geral, adotaram estratégias semelhantes.

Esta semana, relativamente ao gasóleo, as marcas dividiram-se quanto à estratégia a adotar. A BP, Repsol, Oz, Auchan e Intermarché decidiram manter os preços da semana passada.

As restantes optaram por aumentar os preços acima do previsto pela ERSE, mas a Galp foi a que mais aumentou. A Cepsa foi a única que optou por descer os preços.

Na gasolina, a maior parte dos postos em análise decidiram baixar os preços, indo ligeiramente além da descida prevista pela ERSE. Enquanto a Cepsa foi a que mais desceu esta semana, a Shell decidiu baixar abaixo do previsto pela ERSE.

O Auchan decidiu manter a gasolina simples ao mesmo preço da semana passada, enquanto a Galp foi a única a aumentar os preços.

Entre os vários postos em análise, os hipermercados continuam a apresentar os preços mais baixos e a BP e a Shell dominam entre as mais caras.


Subscreva a nossa Newsletter, para não perder nenhuma dica

Subscrever

*Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com os nossos Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies


Como sabem, os preços mudam todas as semanas (ou várias vezes por semana), e cada posto faz os seus próprios preços e a variação é enorme entre o Norte e o Sul e o litoral e o interior do país.

Apesar disso, decidi fazer uma tabela classificativa semanal, depois de fazer os TOP 10 mensais da eletricidade e do gás. Assim, todas as semanas vou fazer um comparativo com os preços reais das várias marcas de combustíveis para ter noção da forma como cada marca constrói os seus preços. 

Os meus critérios são simples: 

  • Combustíveis simples (gasolina e diesel). Estes combustíveis são supostamente exatamente iguais em todas as marcas (Os hipermercados e as Premium). Portanto, estou a comparar o mesmo produto.
  • Os mesmos postos. Na impossibilidade de comparar todos os postos do país, escolhi – após analisar o comportamento de várias dezenas de postos ao longo de várias semanas – um posto que eu considero representativo de cada marca. Estão todos no mesmo distrito (Lisboa) e no mesmo concelho. Não os vou divulgar para não haver a tentativa de alguém tentar falsear os resultados. E se me aperceber de comportamentos estranhos, mudarei o posto.
  • Os preços da DGEG. Uso como base deste “estudo” os preços atualizados na página “Preços dos combustíveis”, da Direção-Geral de Energia e Geologia. Os proprietários dos postos são obrigados por lei a atualizar preços na página sempre que fizerem alterações. Comparo os preços nas mesmas datas.

Os preços na semana de 26 de Agosto a 1 de Setembro

Estou a comparar os preços dos mesmos postos de combustível (sem eles saberem) desde final de Março de 2024.

As marcas que estou a comparar são:

  • GALP
  • BP
  • SHELL
  • CEPSA
  • REPSOL
  • PRIO
  • Oz
  • Intermarché
  • Auchan

Esta semana os preços reais que verifiquei (já após as subidas e descidas previstas para segunda-feira) foram os seguintes.

Gasóleo simples

No que diz respeito aos preços do gasóleo, a ERSE estima que os preços deveriam subir 0,1 cêntimos por litro.

Face a estes preços, a nossa análise é a seguinte:

A BP esta semana é a marca mais cara, embora tenha decidido manter os preços da semana passada.

Seguem-se a Shell e a Galp entre as mais caras, sendo que a Shell aumentou 0,5 cêntimos e a Galp aumentou 4,4 cêntimos! A Prio aumentou o gasóleo especial em 0,5 cêntimos esta semana.

Outras marcas como a Repsol, a Oz, o Auchan e o Intermarché, decidiram manter os preços da semana passada. A Cepsa foi a única marca a baixar os preços, embora apenas 0,5 cêntimos.

Entre as 3 mais caras e o Intermarché, esta semana a diferença é de 13,5 cêntimos por litro. O mesmo combustível e no mesmo concelho!

NOTA IMPORTANTE: No caso dos combustíveis simples, se o consumidor tiver um desconto de 10 cêntimos (ou mais) por litro com cartões ou cupões, pode alterar estas contas. Sem descontos (quem não tem ou não liga) pode estar a desperdiçar centenas de euros por ano se abastecer nas marcas mais caras.

Gasolina simples

No que diz respeito aos preços da gasolina, a ERSE estima que os preços deveriam descer 0,7 cêntimos por litro.

Mais uma vez, a BP é a mais cara do país, seguida da Shell. A BP optou por descer 1 cêntimo e a Shell apenas 0,5 cêntimos, abaixo do valor previsto pela ERSE.

Repsol, Oz, Prio e Intermarché desceram também 1 cêntimo, mas a Cepsa foi a que desceu mais (- 1,5 cêntimos). O Auchan decidiu não mexer nos preços da gasolina esta semana e manter o que tinha na semana passada.

A Galp foi a única que contrariou a tendência, tendo subido 3,2 cêntimos na gasolina simples.

Esta semana, a diferença da mais cara em relação às mais baratas é de 14 cêntimos. Se tiver descontos de 10 cêntimos, terá de avaliar se compensa a diferença.

As marcas mais baratas, quer no gasóleo, quer na gasolina, continuam a ser os hipermercados Intermarché e Auchan, seguidas da Cepsa e da Prio.

A Prio tem uma estratégia diferente das restantes marcas e coloca os combustíveis aditivados mais baratos do que os simples. Contudo, no posto específico da Prio que está a ser acompanhado pelo Contas-poupança isto só acontece no gasóleo, pois não há registos de que haja sequer gasolina especial neste posto em específico.

Em conclusão, há 3 campeonatos diferentes no mercado dos combustíveis em Portugal.

Há os 3 grandes: BP, Shell e Galp, que são sempre os mais caros.

Há 3 marcas no meio da tabela: Prio, Repsol e Oz, habitualmente, com preços “normais”.

Há 3 marcas muito mais baratas: Intermarché, Auchan (e outros hipermercados que não existem no concelho que analiso) e a Cepsa.

Há, obviamente, mais marcas, mas vou acompanhar estas nesta primeira fase porque acho que são as mais relevantes.

Relembro que as minhas “experiências” não são patrocinadas por ninguém e sou completamente isento nestas análises. Com estas informações faz o que entender. O que eu gostava era que ler estes artigos o encorajasse a fazer as suas próprias contas para gerir de forma inteligente o seu dinheiro. Em todas as áreas. Nos combustíveis também.


O novo livro de Pedro Andersson

Para os jovens entre os 16 e os 30 anos

(em pré-venda AQUI)


OS OUTROS 5 LIVROS (Já os leu?)

   

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (9 a 15 de setembro)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de retalho de cerca de 10% para as...

PODCAST | #273 – Há produtos melhores do que os Certificados de Aforro, com capital garantido?

Nos canais do Facebook e do Instagram (já aderiu?) coloquei uma sondagem a perguntar se os Certificados de Aforro eram o melhor produto de poupança com capital garantido. Para minha surpresa, a maioria respondeu que sim. Esta resposta significa que a nossa literacia...

Última hora | Governo volta a anular a descida dos combustíveis, com nova subida da taxa de carbono

Governo aproveita (outra vez) descida dos combustíveis para aumentar valor do ISP Já estamos a ficar habituados: se os combustíveis descem no mercado, o Governo descongela um pouco mais a Taxa de Carbono, que foi congelada em 2021, na altura dos preços muito altos. O...

Plataforma dos Certificados de Aforro já está a funcionar novamente

AforroNet volta a estar operacional após intervenção para proteção de dados O serviço AforroNet já está de novo operacional, depois de ter sido concluída uma "intervenção para a melhoria da proteção dos dados pessoais" durante aproximadamente duas semanas. Segundo uma...

CRÉDITO À HABITAÇÃO | Garantia pública para jovens vai atrasar várias semanas

Beneficiários da garantia pública no crédito à habitação vão ter de aguardar devido a atraso na regulamentação Estava previsto os jovens até aos 35 anos terem 100% de financiamento do crédito à habitação a partir da próxima semana, mas o processo vai ser adiado várias...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (9 a 15 de setembro)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

PodTEXT | Sabia que baixaram os impostos para quem quer começar a investir?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

Universitários têm consultas grátis de psicologia e nutrição a partir de 30 de setembro

Os estudantes universitários vão poder aceder a consultas de psicologia e nutrição gratuitas a partir do dia 30 de setembro, ao abrigo de um programa que abrange instituições públicas e privadas, disse à Lusa a ministra da Juventude, Margarida Balseiro Lopes. A medida...

ELETRICIDADE | Qual é a empresa mais barata este mês? (Setembro 2024)

O indexado está mais caro do que o regulado A média de Agosto no OMIE confirmou que pode estar na altura de sair do indexado. O mercado regulado (desde Julho) está mais barato do que o indexado. Como pode ver no gráfico abaixo que atualizo mensalmente desde fevereiro...

Atenção! Fisco e Polícia Judiciária alertam para novas burlas

Esta semana ficou marcada por dois alertas emitidos pela Autoridade Tributária (AT) e Polícia Judiciária (PJ), que informaram os cidadãos de que os nomes de ambas as entidades estão a ser utilizados em novas burlas. A AT, através do Portal das Finanças, alertou que...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.