MANDE A SUA MENSAGEM DE ÁUDIO/VÍDEO POR WHATSAPP PARA 927 753 737.
Os portugueses estão a colocar milhões de euros em depósitos a prazo nos bancos. Depois da “moda” dos Certificados de Aforro, parece que a moda virou para os depósitos. De acordo com o Banco de Portugal, desde 2011 que não era colocado tanto dinheiro nos depósitos a prazo. Será que é uma boa estratégia de poupança?
Aparentemente, sim, mas tem de saber escolher bem os depósitos a prazo porque não são todos iguais. É aí que entra a nossa literacia financeira. Há depósitos a prazo que parecem bons, mas que podem ser armadilhas.
É sobre isso que falo no episódio desta semana. O meu desejo é que ganhe o máximo de dinheiro possível com o seu dinheiro. Mas para isso tem de saber fazer as escolhas certas. Não é acreditar nas letras gordas da publicidade nem só nas primeiras frases dos gestores de conta, sem ouvir o resto ou ler as letras miudinhas.
Há situações em que mais vale optar pelos Certificados de Aforro.
Partilhe este podcast com os seus amigos. Juntos, vamos conseguir vencer mais esta crise.
O que é um podcast?
Aproveite a minha boleia financeira (gravo em áudio uma “conversa” no carro enquanto faço as minhas viagens e faço de conta que você vai ali ao meu lado) e veja como pode aumentar-se a si próprio. São uma espécie de programas de rádio para escutar enquanto faz outras coisas. Subscreva o podcast na plataforma em que estiver a ouvir para ser avisado sempre que houver um episódio novo. Não estranhe ouvir o motor do carro, buzinadelas e o pisca-pisca. Faz parte da viagem.
Aprenda a gerir melhor o seu dinheiro
Boa viagem e boas poupanças!
GANHAR DINHEIRO – O livro que ensina tudo o que a escola não ensina
Em apenas 5 passos, tem o caminho com a estratégia mais eficaz para criar riqueza com o seu salário.
Boa noite Pedro, ao ouvir o seu Podcast, parece-me estar a falar de depósitos a prazo com um mínimo de 3,5% e de certificados de aforro com taxas de 2,5%. Ora, depósitos a prazo a 4% estamos perante uma taxa anual bruta, que não deve ser comparada com a taxa dos certificados de aforro , porque está a indicar a taxa anual líquida, certo?
Cumprimentos
Armando Gonçalves
Olá. Não. Ambas são brutas. A ambas terá de retirar 28% para o Estado sobre os lucros.
Caro Pedro,
Em primeiro lugar quero agradecer-lhe por divulgar este tipo de informação útil e interessante, tornando-a acessível a todas as pessoas. Ouço todos os seus podcasts e partilho-os com todos os meus amigos. Gostaria de saber a sua opinião sobre a fiabilidade do fundo de garantia de depósitos. Tenho vontade de constituir um depósito num banco pequeno, porque a taxa é de 4%, mas embora tenha a garantia de estar protegido pelo fundo de garantia de depósitos, continuo com receio que esse fundo possa não devolver 100% do valor de constituição do depósito a prazo.