PODCAST | #201 – Sabe como não ser burlado na internet? (O meu caso)

Escrito por Pedro Andersson

25.12.23

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2 min de leitura

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MANDE A SUA MENSAGEM DE ÁUDIO/VÍDEO POR WHATSAPP PARA 927 753 737. Brevemente começo a responder.

Milhares de pessoas são burladas todos os dias na internet. Acham que estão a fazer excelentes negócios ou que estão a investir em produtos seguros e que vão ficar ricos rapidamente e depois acabam por perceber que foram enganados e que perderam centenas ou até milhares de euros.

Acredite que é mais fácil cair do que imagina, porque os burlões estão a ficar cada vez mais espertos e profissionais.

Uma das burlas que está a decorrer neste momento está a usar o meu nome de uma forma criminosa e abusiva. Neste episódio, dou-lhe algumas dicas sobre como pode identificar a léguas este tipo de burlas e como pode recuperar o dinheiro se for muito rápido a perceber que caiu na armadilha.

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O que é um podcast?

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2 Comentários

  1. Nuno Silva e Moura

    Caro Pedro Anderson,
    Obrigado pelo artigo. Coloco-lhe o meu caso, que me parece ser totalmente impar. Fui burlado com uma compra com cartão de débito de criptomoeda Binance num valor considerável, num telefonema e mensagem de texto que vem identificado com o número do banco (CGD). Supostamente era o banco a contactar-me para bloquear a conta (não sei como tinham as minhas credenciais de ebanking e a s minhas informações, mas tinham), devido a um ataque informático e precisavam do código que me iam enviar por SMS.
    Acontece que usaram esse código para fazer 1 compra. Logo após a compra com o cartão verifiquei que tinha sido uma burla, e ainda consegui ir à agencia onde consegui falar com o gerente que anulou o movimento de compra (que estava programa sair da conta 3 dias uteis depois) e disse-me para ficar descansado que estava tudo cancelado e não havia possibilidade de a burla ser concretizada. Fiquei descansado, mas por questão de segurança fiz um bloqueio completo da conta do e-banking e deixei a conta a zero, transferindo o € todo para outra conta.
    Uma semana depois recebo 1 telefonema da agencia da CGD a dizer que afinal não conseguiram travar a burla, pois quando são compras com cartão de débito não podem anular o movimento… e colocaram o montante da compra na conta a negativo.
    Contactei o gerente do Banco que me disse que confundiu a compra com cartão com uma transferência e afinal a burla, por ser uma compra com cartão Multibanco não era cancelável e assim, mesmo ele tendo anulado o movimento no sistema naquele dia, o dinheiro tem de ser debitado na minha conta porque “já estava do outro lado” e não havia forma de cancelar a transação.
    Fiquei incrédulo, apresentei queixa na Polícia, ao Banco e ao banco de Portugal (BdP).
    Nem a CGD nem o BdP me deram razão e a CGD apenas lamentou a falsa ilusão criada pelo gerente na tentativa de ajudar, mas na realidade nada poderiam fazer para cancelar o movimento de compra com cartão. Nem uma palavra sobre a incompetência técnica do gerente da agência…
    Colocaram a conta com o valor a negativo e com juros diários e ainda com ameaça de denuncia ao Banco de Portugal para integração na lista negra, se não liquidasse o montante a descoberto rápidamente.
    Sempre duvidei da posição do banco e continuo a duvidar, porque acho demasiada incompetência e até hoje não consigo entender como é que uma compra que está prevista ser debitada 3 dias depois, após provar ser burla, o banco não consegue anular esse movimento.
    Pode-me dar o seu ponto de vista sobre o assunto?
    Cumprimentos e Obrigado.
    Nuno S. Moura

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Nuno, gostava, mas sou apenas jornalista. A minha opinião é irrelevante. Terá de consultar um advogado. Já estive numa situação semelhante e acabei por dar o dinheiro por perdido, infelizmnente. Uma parte reavi, outra perdi.

      Responder

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