GÁS | A lista das 10 empresas mais baratas (Agosto de 2022)

Escrito por Pedro Andersson

31.08.22

}
7 min de leitura

Publicidade

GÁS | As 10 empresas mais baratas este mês

Atrasei até ao último dia do mês de Agosto a publicação deste artigo com o TOP 10 das empresas de gás mais baratas, porque queria dar-vos mais informação sobre o tsunami que vem aí com os aumentos anunciados pela EDP, pela GALP e por outras. Por outro lado, já sabemos que há uma solução, que é mudar para o mercado regulado do gás a partir de 1 de Outubro. Já vos vou dizer o que sei até ao momento, que é pouco.

Ponto 1: Sim, têm razão para ficar preocupados. O aumento anunciado pela EDP é de quase 200%! Quer dizer que se não fizerem nada, a vossa fatura do gás vai triplicar e o frio vem aí. Conheço pessoas que pagam 200 euros de gás por causa do aquecimento e que, se não saírem da EDP, vão passar a pagar 600 euros de gás por mês. Assim, meus amigos, não há orçamento que aguente.

Ponto 2: Há empresas que oferecem descontos por terem luz e gás e que não vão aumentar os preços ou que vão aumentar pouco. Há situações específicas em que ainda vai compensar continuarem nessas empresas ou mudarem  para essas antes de irem a correr para o regulado. É fazer as contas, como dizia o outro.

Ponto 3: Se não sabe fazer as contas e tudo isto é uma complicação para si, não hesite e MUDE PARA O REGULADO assim que souber como fazer. E como é que se faz isso? AINDA NÃO SABEMOS.

Estou a escrever em maiúsculas para que não stressem. Calma! Falta aprovar a lei, depois falta ouvir a ERSE, depois falta ouvir os comercializadores, e só depois é que os consumidores receberão informações sobre como transferir o seu contrato para o mercado regulado. Posso, contudo, já dizer-vos que vos calhará uma de 12 empresas espalhadas pelo país. Em Lisboa será a Lisboa Gás, noutras regiões será a Transgás, Lusitânia Gás, Beira Gás, Tagus Gás, EDP Gás, Diana Gás, etc.

Suponho que haverá – tal como na eletricidade – uma página onde colocará o seu código postal e preencherá os seus dados que constam na sua fatura de gás mais recente, preenche a solicitar um novo contrato e já está. Essa nova empresa, desta lista de 12, é que tratará de tudo. Não terá de fazer mais nada.

Ponto 4: Prevejo uma enxurrada de pedidos de passagem para o mercado regulado logo no primeiro dia em que isso seja possível. E prevejo também uma lista enorme de dúvidas de pessoas que ficarão sem saber o que fazer e como o fazer. Pelo meu lado, se quiser ter a amabilidade de acompanhar o blogue, tentarei responder a todas essas dúvidas assim que souber e puder. Mas quero que olhe bem JÁ para o preço do seu kWh na sua fatura, que compare com o TOP 10 deste mês e do próximo, para saber se está “bem” ou “mal”, com a consciência de que se está na EDP ou na GALP é praticamente certo que para poupar (muito) dinheiro deve mudar o mais depressa possível para o mercado regulado.

Basicamente, o que lhe estou a dizer é que deve estar atento às notícias (e aqui ao blogue) durante o mês de setembro e o que tiver de fazer que o faça o mais depressa possível no início de outubro. Se deixar passar uma semana ou 15 dias, quando fizer a mudança do contrato, um terço ou metade do mês ainda será com os preços medonhos que estão previstos. É daqueles casos em que a preguiça lhe sairá muito cara. Mexa-se! Se não souber fazer, não descanse enquanto não encontrar quem o ajude a fazer a mudança.

Feitos estes avisos, que espero que sejam úteis, vamos aos preços do gás em Agosto.

As novidades de Agosto no gás

A GoldEnergy foi a única empresa do top 10 que baixou o preço em vez de aumentar. Todas as outras ou mantiveram ou aumentaram os preços.

Todos os meses faço este TOP 10 das empresas de gás mais baratas em Portugal. Comecei a fazê-lo a pedido de muitos de vocês, depois de terem visto que estava a fazer um comparativo mensalmente com os preços da eletricidade.

O que eu previ no mês passado aconteceu: os preços do gás vão mesmo aumentar bastante por causa da guerra na Ucrânia. Era incomportável para as empresas comprarem gás mais caro do que o que estão a vender.

Devo alertar-vos que embora os dados que vos apresento sejam rigorosos (a fonte é a ERSE), o gás tem muito mais variantes do que a eletricidade. Por exemplo, os preços dependem do vosso código postal. E há empresas que disponibilizam gás na sua cidade ou bairro e outras que não. E tem vários preços conforme o escalão de consumo (o meu é o 2º). Portanto, se aceitar os meus critérios (este Top 10 é o resultado da pesquisa que faço no simulador da ERSE com os meus dados pessoais), pode usá-los como referência, mas vai ter sempre de os confirmar com os seus dados específicos. Os resultados podem ser muito diferentes.

O meu objetivo com este comparativo é que vá olhando para a sua fatura do gás (tal como faz com a eletricidade) e que perceba se está na altura de mudar de empresa ou se continua a estar bem.

Não tenho nenhuma relação com nenhuma empresa e publico os resultados que me dá o simulador da ERSE, sejam eles quais forem. Espero que esta informação seja útil para si todos os meses.

Os critérios do meu Top 10

Para fazer as contas, usei o escalão 2 e um código postal da região da Grande Lisboa. Coloquei um consumo mensal estimado de 300 kWh de gás e no simulador, coloquei como critério único “Menor oferta do comercializador”.

Gás | O Gráfico

A principal conclusão que retiro em Agosto é que só a GoldEnergy baixou o preço para novos contratos. Todos os outros mantiveram ou aumentaram os preços do gás. Não sei até quando. Estou curioso é com o gráfico de Outubro. Aí vai ser o descalabro.

A linha azul (o preço mais baixo de todos) é a tarifa regulada que a ERSE sublinha que não pode ser subscrita em contratos novos. Só a partir de Outubro. E mesmo esta vai subir 3,9%.

Gás | O Top 10

Assim, tendo em conta todas as condicionantes atrás referidas, o ranking das 10 empresas fornecedoras de gás mais baratas (para novos contratos) no dia em que fiz a pesquisa (30 de agosto de 2022) é este (os preços não incluem IVA):

Como pode ver na evolução mês a mês no quadro abaixo, a GoldEnergy substituiu a EDP Comercial e os outros ficaram na mesmas posições no podium apesar de alguns acertos na casa das centésimas.

Recordo que estes valores não levam em conta descontos adicionais, nem promoções, nem “códigos amigo”. Ou seja, é você que tem de ver se há melhores alternativas no mercado que compensem ter um tarifário mais caro, mas que no fim de cada mês saia a ganhar devido a essas ofertas condicionadas. Em alguns casos vale a pena pagar mais o kWh mas no final ter um desconto líquido maior. Mas o que conta realmente é quanto é que sai da sua conta bancária a cada mês. Faça as suas contas.


Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

PPR | Mês #24 e #25 – Quanto estou a ganhar (ou a perder) com os meus PPR (Outubro e Novembro 2022)

Vale a pena fazer um PPR como investimento? Neste momento, as perdas já estão mais reduzidas. Estive a "perder" 560 euros em Setembro, mas passados estes dois meses, os meus PPR já recuperaram cerca de metade. Ainda tenho a soma dos meus PPR com valores negativos, mas...

Painel solar fotovoltaico – Balanço Outubro de 2022 (Mês #71)

Balanço de Outubro de 2022 Estou a tentar recuperar os meus balanços perdidos. Segue agora o balanço de produção dos meus painéis solares em Outubro e dentro de 15 dias faço o de Novembro. E depois - espero - volto a entrar no ritmo mensal normal. Para os que chegaram...

PODCAST | #142 – Conheça a lei que obriga os bancos a renegociar o crédito à habitação

Conheça os seus direitos se precisar renegociar o seu crédito à habitação A lei que tantos esperavam já está em vigor. Foi publicada em Diário da República e agora os bancos têm até meados de Janeiro de 2023 para fazer a lista dos clientes que preenchem os requisitos...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (5 a 11 de dezembro)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que...

EURIBOR | Prestação da casa sobe entre 108 e 251 euros em Dezembro

Prestação da casa pode subir 250 euros em dezembro A prestação da casa paga pelos clientes bancários no crédito à habitação vai subir acentuadamente este mês nos contratos indexados à Euribor a 3, 6 e 12 meses, face às últimas revisões, segundo a simulação da...

CRIPTOMOEDAS | Estou a ganhar ou a perder dinheiro? (Mês #8 a #11 – Agosto a Novembro 2022)

O meu investimento em Criptomoedas - Balanço #8 a #11 (Agosto a Novembro de 2022) Fui ver há quanto tempo não fazia este balanço de quanto estou a ganhar ou a perder com o meu "investimento" em criptomoedas e apercebi-me que já não fazia este balanço mensal desde...

REFORMAS | Quem se reformar antecipadamente em 2023 vai ter uma corte de “apenas” 13,8%

Corte nas pensões pelo fator de sustentabilidade recua para 13,8% em 2023 O corte das pensões por via do fator de sustentabilidade, aplicado a algumas reformas antecipadas, vai ser de 13,8% em 2023, recuando face aos 14,06% deste ano, segundo cálculos com base em...

EURIBOR | Lei da renegociação do crédito à habitação já está em vigor – Como funciona?

Conheça as regras para a renegociação dos créditos à habitação A lei acaba de ser publicada (na sexta-feira) e entrou em vigor no sábado passado (dia 26 de Novembro). É a famosa lei que vai “obrigar” os bancos a renegociar os créditos à habitação sempre que a taxa de...

EURIBOR | Taxas sobem a 3, 6 e 12 meses para máximos de 14 anos (2009)

Taxas Euribor sobem a 3, 6 e 12 meses para máximos de 14 anos As taxas Euribor subiram hoje para novos máximos desde o início de 2009 a três, seis e 12 meses. A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação avançou hoje para 2,436%,...

PODCAST | #141 – Se baixar o spread, o banco pode subir a minha prestação da casa? (A pergunta do Bruno)

O BANCO PODE AUMENTAR A MINHA PRESTAÇÃO SE EU PEDIR PARA BAIXAR O SPREAD? Esta foi a pergunta do Bruno, à qual respondo neste episódio do podcast. A esta pergunta juntam-se muitas outras, porque os bancos estão a receber uma verdadeira enxurrada de pedidos de...

Publicidade

Publicidade

Artigos relacionados

44 Comentários

  1. Paula Gonçalves

    E em relação ao gás de botija? A situação é a mesma?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Estão com preço regulado igual em todo o país.

      Responder
      • Carlos Simões

        Olá,
        Um aumento de 150% não é um triplicar, mas quase…
        Ajudem-me lá nas contas, se pagava 200€ e tiver um aumento de 150% passa para 500€, certo?

        Responder
        • Joana

          Olá Pedro! Não percebi uma coisa. Ainda não podemos mudar para o mercado regulado mas já existe o valor da tarifa nesse mercado?

          Obrigada.

          Responder
          • Pedro Andersson

            Olá. Sim. Está no artigo.

          • João Camilo

            Qual a empresa que está no mercado regulado?

          • Maria José Neto

            Muito obrigada pelo esclarecimento

        • Pedro Ramos

          Tem toda a razão. 150℅ não corresponde ao triplo. Ia fazer um comentário a referir isso mesmo

          Responder
          • Elisabete Duarte

            qual empresa está no mercado regulado, obrigado

        • Sandra M.

          Olá Sr Anderson.

          Quem mudar de operador de gás, é necessário fazer nova inspeção de gás? Se sim.
          Assim temos que contar com essa despesa extra?

          Obrigada

          Responder
        • Isaura Gaspar

          Certo claro que 150% não é o triplo, não é muito menos mas este tipo de análise merecia rigor. Como podemos confiar em quem faz análise grosseira? E era bom poder acreditar, confiar…

          Responder
          • Pedro Andersson

            Olá Isaura. Quando falamos de um aumento, é sobre um valor anterior que não é o zero. Portanto o aumento de 0,065+300% seria para 26 cêntimos o kwh. E o que alguns clientes estão a dizer é que vão pagar 18 cêntimos. 0,065 +180% da os tais 18 cêntimos. Para dar alguma margem disse 150% mas entretanto corrigi para quase 200% de aumento. Se estiver a fazer mal as contas não tenho nenhum problema em corrigir. Já me enganei várias vezes no passado e enganar-me-ei no futuro :). Ou estou a ver mal alguma coisa? Pode estar a escapar-me.

        • MANUEL C CRUZ

          Bom trabalho e muita utilidade !!

          Responder
        • Nuno Vicente

          Boa tarde,

          Más notícias, acabei de contatar a GoldEnergy, fui informado que não estão a aceitar novas adesões dada a situação de incerteza nos preços do Gás. Esperam até ao final do mês de Outubro haver novidades. 🙁

          Responder
          • Pedro Andersson

            Ok. Obrigado. Contacte a usenergy e a Endesa. São as seguintes mais baratas.

      • Emilia Barroso

        Sou de Viana do Castelo e tenho contrato com a EDP, fui pedir para mudar para o regulado, a assistente fiz a mudança no contrato e agora não sei para onde mudar. Obrigado

        Responder
      • Sandra Godinho

        Boa tarde,

        Gostava de mudar para o mercado regulado, no entanto, não consigo saber quais as empresas que o fazem.
        Pode ajudar neste sentido?

        Obrigada
        Sandra Godinho

        Responder
    • Josué Correia

      Obrigado pela partilha.

      Responder
  2. Maria Sousa

    Dr. Pedro, muito obrigada pela informação. Já é um excelente ponto de partida para sabermos o que fazer daqui em diante.
    Um bem haja pelo seu trabalho!

    Responder
    • Gelasio Baptista

      A lei obriga a uma inspecção sempre que se mude de comercializador, logo lá se vão 80 euros só para mudar para o regulado (ou para qualquer outro).

      Responder
      • Manuela

        Se tem a inspeção válida ( 5 em 5 anos) e não fez nenhuma alteração não precisa de fazer de novo!

        Responder
  3. Miguel Penela

    Boa noite.
    Muito obrigado pelo seu trabalho.
    Ao mudar para o mercado regulado quanto tempo depois se pode voltar ao liberalizado?
    Neste momento no liberalizado pode-se trocar de empresa de mês a mês?
    Um abraço

    Responder
    • Ricardo Pinto

      Como saber se atualmente tenho o meu fornecimento de gás no mercado regulado ou não!?

      O meu fornecedor de gás natural é a tagusgas!

      Obrigado 🖐️

      Responder
    • Manuela

      No mercado regulado é desde Outubro de 2022 a Setembro de 2023. No dia 1 de Outubro de 2023 serão analisados os preço do gás do mercado e haverá ou não alterações. Aí pode continuar (ou não) no mercado regulado se lhe compensar!

      Responder
  4. José Fortunato

    Quem paga em média 12 € de gaz por mês compensa mudar para o regulado?

    Responder
  5. Jerónimo Lino Carrapiço Mendes

    Boa noite

    Não é verdade. Eu pago por KWh na Endesa (escalão 2) 0,055432 + IVA. Posso prová-lo com facturas.
    Jerónimo Lino Carrapiço Mendes

    Responder
    • Filipe S.

      O que não é verdade para si não quer dizer que não seja para outros. Há tabelas de preços, depois há uns sortudos com preços bem abaixo da tabela.

      Vou mandar a Endesa “passear” no gás e passar para o regulado. Na electricidade vou manter… para já.

      Responder
    • Miguel Batista

      Isto apresentado é para contratos novos… Não é para os contratos já existentes. Não precisa de dizer asneiras dessas.

      Responder
      • Anabela saúde

        Sto.Pedro, tenho a minha fatura na Endesa, eletricidade e Gás, pago atualmente cerca de 55 € no total, o que me aconselha a fazer? A empresa que o sro. diz que leva mais barato, tem as duas componentes? Porque eu sei que algumas só têm uma ou outra.Obrigado

        Responder
  6. Ana Silva

    Boa noite. Aqui em casa temos gás propano canalizado que no nosso caso é fornecido pela Galp porque o depósito é deles. Como funciona nestes casos? O preço aumenta ou é regulado como no caso da botija? Neste caso não é possível aderir ao mercado regulado, correto? Obrigada desde já

    Responder
  7. Edna Santos

    Trabalho com Endesa/eletricidade e Digal/gas, que devo fazer para mudar para o sistema regulador, eletricidade e gás?
    Grata
    ednajacinto@sapo.pt

    Responder
  8. Maria Amelia Ruas

    Bom dia D.Pedro Andersson.
    Agradeco as suas sempre mt ute is explicados.
    Estou sempre a tenta ao que Fala, escreveu, ou diz.
    E uma mais valia poder contar com os seus conhecimentos, e trabalho.
    Fico grata por nos elucidar sobre tantos assuntos,que sem o Dr.nao teriamos acesso a eles.
    Um bom dia para si.

    Maria Amelia Ruad

    Responder
  9. Carla Simões

    Boa tarde, Pedro. E para quem tem contrato de luz + gás, qual será a melhor opção?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Tem de fazer a conta a quanto ganha por ter os dois e quanto pagaria por ter em separado. Depois decide.

      Responder
  10. Marco Lopes

    Espanha acabou de anunciar que, entre outras medidas, vai reduzir o IVA do GÁS para 5%!!!!!!!

    Em Portugal, empurramos os consumidores a uma enxurrada de problemas e burocracias (que vai deixar muita gente de fora por falta de conhecimento ou impossibilidade de tratar destes assuntos) obrigando-os a mudar os contratos de GÁS para o mercado regulado, desfazendo contratos existentes (DUAL – Energia+GÁS) já com condições vantajosas (por exemplo, tenho 5% desconto!), etc, etc, etc!

    Somos o país da palhaçada… ao invés de se optar por uma medida simples, GERAL, sem causar uma revolução tanto no apoio dos fornecedores de serviços como nas vidas dos contribuintes, criam-se “fantochadas” como IVAucher, AUTOVaucher, e medidas absurdas que visam apenas bloquear o seu acesso aos menos instruídos!…

    Responder
  11. Cátia Fernandes

    Olá Pedro. Sou cliente EDP comercial e recebi um e-mail a semana passada a dizer que a partir de 1 de outubro de 2022, o preço do gás vai passar a ser de 0,1788 por kWh.
    Hoje até pode ser das mais baratas mas no futuro será das mais caras.

    Responder
    • Jorge Cardoso

      Eu também recebi esse email. É mais do TRIPLO do valor atual. Seria interessante um comparativo entre os preços que serão praticados a partir de Outubro.

      Responder
  12. Vitor Madeira

    Gás? Fala-ae de gás natural, é isso?

    E como é para quem tem gás canalizado butano/propano?

    Responder
  13. rui silva

    Boa tarde, tenho uma dúvida, ao mudar a eletricidade do mercado livre para o mercado regulado, posso perder o contrato do fornecimento de gás, ou esse mantém-se . Ou também tenho que fazer a mudança deste serviço?
    Obrigado

    Responder
  14. Maria Manuel Rijo lopes da Cunha

    Tenho o meu contrato na EDP-Comercial. ELETICIDADE E GÁS
    O meu Contador é de 13,8 Kva
    Os meus consumos são muito grandes especialmente no inverno porque embora sendo uma pequena moradia com 180 m2 o local é muito sombrio e húmido. Chego a ter faturas de 380€ nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro.
    Se os aumentos da EDP comercial são que se fala publicamente, estou assustado. Para onde mudar ? é a minha dúvida e como fazer?

    Responder
  15. Lídia Gonçalves

    Boa tarde, liguei agora para a Edp e disseram que eu não podia mudar para o mercado regular, mas não sabiam dizer porque, sugeriram a Endesa que tinham os preços mais económicos e tenho de pagar 38€ de inspeção de gás.

    Responder
  16. Marcio

    Olá Pedro, a minha maior dúvida no momento é, se todas estas empresas fornecedoras de gás vão aumentar a tarifa para valores de duplicar ou triplicar, (devido a compra vir a ser mais cara para eles (guerra na Ucrânia) )
    Como é que para o mercado regulado não haverá também esses aumentos? Essas empresas do mercado regulado não sofrerão também aumentos na compra do gás?
    Obrigado pelo teu excelente trabalho informativo e jornalístico.

    Responder
  17. Gonçalo

    boa tarde Pedro,

    sou cliente EDP ( gás e eletricidade ) e pretendo mudar para o mercado regulado. como devo proceder?

    obrigado

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Se eu mudar o GAS para o mercado regulado, tenho que pagar uma nova vistoria? - mnsjcy.com - […] Como eu expliquei para você neste artigo AQUIse você faz as contas e não compensa continuar na sua empresa…
  2. If I change GAS to a regulated market, will I have to pay for a new check? - […] As I explained to you in this article HEREif you have calculated and it is not profitable to continue…
  3. If I change GAS to regulated market, do I have to pay a new check? - […] As I explained to you in this article hereIf you did your calculations and did not pay to continue…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.