PODCAST | #121 – Compensa pagar mais por combustíveis aditivados de marca?

Escrito por Pedro Andersson

01.08.22

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2 min de leitura

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COMPENSA PAGAR MAIS POR COMBUSTÍVEIS ADITIVADOS?

Esta é uma das grandes dúvidas dos portugueses. Eu sempre abasteci combustíveis simples ou low cost ao longo dos últimos anos e sempre me senti confortável com isso. Para mim, a grande questão é a poupança. Por outro lado, sempre me responderam que os combustíveis aditivados fazem mais quilómetros e protegem mais o motor e que, por isso, os combustíveis aditivados acabam por compensar financeiramente.
Decidi fazer o “meu” teste. Os resultados só se podem aplicar aos meus percursos, aos meus veículos cá de casa e às marcas mais próximas de mim onde abasteço com frequência. O meu desafio é que faça o seu teste também e que abasteça o que entender mas com a maior racionalidade possível dentro das contingências dos resultados que obtiver. Partilhe comigo a sua experiência.
Este episódio é apenas para lhe explicar o que estou a fazer e como pode chegar às suas próprias conclusões. Assim que tiver os resultados do meu teste, partilharei .
Boas férias, se for o caso!

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15 Comentários

  1. Pedro

    Caro Pedro,
    Já fiz esses testes e a única coisa, é a muda do filtro de gasoleo mais vezes, pois nas bombas low cost o gasoleo sai com mais sujidade.

    Responder
    • Alf

      Num carro common Rail diesel 1.6 que praticamente sempre levou diesel simples, e tem >270.00 km nunca se queixou e faz mudanças de óleo aos 30.000km (longlife).
      Usem óleos de acordo com as especificações e revisões atempadas e isso não será um problema!!

      Responder
    • Maria

      Achei interessante pois já tinha feito a questão a mim própria cada vez que vou abastecer gasóleo e depois esqueço o assunto é ficava sempre a dúvida até o próximo depósito! Não tenho paciência nenhuma para estes testes por isso agradeço a quem os faz e divulga. Eu tenho um polo e na volswagen aconselharam o gasóleo mais do que com aditivos o importante era ser de marca confiável e não de “marca branca” pois normalmente para baixar preço vai menos limpo. Tive de subestituir as bombas de injeção há uns anos e foi explicação que me deram. A partir daí usei sempre BP ou Galp, umas vezes com aditivos outras não, mas nunca mais gasóleo de marcas de supermercado. Bem haja pelo teste mas vou continuar assim… 🙂

      Responder
  2. Tiago

    Fiz mais de meio milhão de km com um carro, vendi e sei que ainda está bom, neste momento tenho dois, um já fiz 200 mil km e outro com 108 mil km, ambos com sistema common rail, sempre coloquei combustivel em todos onde é mais barato e até agora não tive problemas, as manutencões sempre em dia, o estilo condução normal e claro sorte. A Deco conclui que é tudo igual ao litro. Eu acho que nas low cost, só pagamos pela qualidade, não pagamos a marca!

    Responder
    • Joaquim Malveiro

      No meu carro só posso meter gasóleo aditivado da BP, e só existe uma razão, que é o acender a luz do filtro de particulas, todas as outras marcas sejam low cost ou não, a luz vai acender em 4 a 5 dias, com a BP não tenho esse problema.
      Pelo que sei, só pode ser da qualidade e quantidade de aditivo que o gasóleo leva…

      Responder
      • João Matos

        Sr. Joaquim, esse carro deve ser “especial”. Sorte a sua ter sempre BP por perto…
        Há cada uma…

        Responder
      • Alf

        Faça um percurso longo de vez em quando pois o seu problema é não atingir a temperatura suficiente no filtro de partículas!
        Consegue notar quando o seu carro entra em modo de regeneração!?
        Muitos nem dão conta…
        Mas olhe que a cada 400km+- entra em modo de regeneração…

        Responder
        • Ricardo Jorge Ferreira Ribeiro

          Exatamente! 😉

          Responder
    • Carlos Craveira

      😉👌🏻👊

      Responder
  3. José Dias

    Boa tarde.
    Penso que há marcas mais sensíveis do que outras. Quem pode responder com a experiência, é um mecânico “adulto”.
    Pela minha experiência e percurso longo de vida, diria que num golf tdi metia qualquer tipo de gasóleo, enquanto numa Mercedes meteria aditivado. Injectores? Manias? Crenças?

    Responder
  4. Sandra

    Já fiz o teste , com a Galp Evologic , consigo andar mais do que com qualquer outro combustível de outra marca. A BP não compensa porque é mais cara que a Galp.

    Responder
  5. Carlos Craveira

    Ontem atestei o depósito do meu carro com uma gasolina uma gasolina reles do Auchan. Paguei €75 por 40 litros. Se o tivesse feito com combustível “Ultimato” da ourosa BP…teria pago €87. Este gesto faz com que poupe €151 anuais PELO MENOS 😉 Tenho pena mas o meu carrinho vai continuar a levar papinha da má. Nota. Pelas minhas contas e enquanto proprietário de um automóvel, já poupei cerca de 4 mil euros em 23 anos. Ok. Vou continuar 👌🏻

    Responder
  6. João Marques

    Caro Anderson, também não costumo guardar os cupões da Galp que o Continente dá. Mas é muito fácil de os obter/recuperar na aplicação Cartão Continente. Dessa forma num abastecimento de 50 litros, com apenas 3 ou 4 cliques, usando um cupão de 0.10€/litro são 5€ que vão para o cartão. Na moeda “oficial” do contas poupança são 10 litros de leite 😛

    Responder
  7. Bruno Duarte

    Os combustíveis aditivados, têm realmente um aditivo que melhora a performance do motor, mas as quantidades que são misturadas são irrisórias, o comercializador que coloca mais aditivo do mercado, coloca cerca de 12L numa cisterna de 20 mil Litros! Se quiserem colocar aditivo sugiro que comprem os aditivos no supermercado e coloquem diretamente no tanque de combustível do carro (como recomendado na embalagem). Aproveito também para sugerir ao Pedro Anderson que faça esse teste de forma a melhorar a informação acerca deste tema! É a primeira vez que escrevo neste blog, mas acompanho todos os temas e aproveito para dar os parabéns e boa continuação do bom trabalho!

    Responder
  8. Nani Vieira

    Caríssimo Pedro:

    Não ligue às “bocas da reação”.
    Qualquer pessoa com “dois dedos de testa” sabe que os seus testes são meramente “ilustrativos” d seu quotidiano e que nos podem dar algumas “dicas” para melhorarmos as nossas finanças.

    As “bocas” servem sobretudo aos “chicos espertos” que se consideram “donos da verdade” e gostam de deslustrar terceiros para se sentirem melhor com as próprias frustrações.

    Acredite que se você der uma “dica” em como fugir ao fisco, em como “sair sem pagar” ou outra qualquer do género, a “seguem” rigorosamente sem se preocupar se são lixo jornalístico, se não são estudos empíricos ou algo no género.

    Continue a dar-nos as suas dicas, pois somos mais a segui-las que a criticá-las!

    Bem haja!

    Responder

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