Preços dos combustíveis na semana que vem
A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho semanalmente junto das minhas fontes no mercado dos combustíveis.
Relembro que apesar desta indicação do preço, cada posto de abastecimento pode fazer o preço que entender. Apenas os postos de marca própria têm de seguir as instruções da marca. Os concessionários e cada marca podem seguir ou não as indicações dos líderes de mercado. Mas pela minha experiência andam uns atrás dos outros. Esta é a tendência dos preços na semana que vem.
Semana de 13 a 19 de junho
PORTUGAL continental
Gasóleo (+13 cêntimos) (ISP mantém-se igual)
| Semanas anteriores*: (12)(2,5)(-2,5)(-7)(3)(-10 Descida do ISP)(6)(1)(-5)(-12,5)(16)(-18)(18)(14,5)(2,5)(1)(0,5)(2))(0,5)(3)(2)(2,5)(3)2022
*A ordem das alterações é da mais recente para a mais antiga.
Este gráfico é da ENSE (Entidade Nacional para o Setor Energético) com o preço médio nacional. A linha de baixo é o valor que devia ter o combustível sem o lucro das empresas. A parte cinzenta é a margem que estão a ter (que terá de dar para os custos que têm + o lucro).
Gasolina (-3 cêntimos) (ISP mantém-se igual)
| Semanas anteriores*: (14)(1,5)(7)(2)(4,5)(-10 Descida do ISP)(2)(0,5)(-4)(7)(-13,5)(14)(7,5)(2)(1)(2)(2)(1,5)(2)(1,5)(0,5)(4,5)2022
*A ordem das alterações é da mais recente para a mais antiga.
Este gráfico é da ENSE com o preço médio nacional (Entidade Nacional para o Setor Energético). A linha de baixo é o valor que devia ter o combustível sem o lucro das empresas. A parte cinzenta é a margem que estão a ter (que terá de dar para os custos que têm + o lucro).
GPL (+1 cêntimo)
| Semanas anteriores*: (=)(-2)(=)(-4)(=)(=)(=)(-1)(=)(-2)(-6)(-10)(21)(=)(12)(=)(=)(1)(=)(-1)(=)(=)(2)2022
*A ordem das alterações é da mais recente para a mais antiga.
Porque razão nos preocupamos tanto, neste país, com o lucro das empresas?
Porque não nos preocupamos com o lucro do Estado?
Caro Gonçalo a sua pergunta só pode ser entendida se fôr um grande empresário ou então se não quiser fazer um esforço para perceber.
Senão pense -Para onde acha que vão os lucros das empresas? E os “lucros” do Estado?
Consegue perceber a diferença?
E este meu comentário não tem nada a ver com o escândalo dos aumentos dos combustíveis que agora nos pretendem impingir com o argumento ” dos mervcados”.
Veja bem os gráficos acima e verifique como dispararam os lucros das empresas á sua e á minha ( e de todos os portugueses) custa.
Estamos a pagar antecipadamente a mobilidade elétrica, tanto às petrolíferas como ao estado que é um glutão