PODCAST | #94 – Que ficheiro uso para saber se estou mais rico ou mais pobre? (A pergunta do Marco)

Escrito por Pedro Andersson

21.02.22

}
2 min de leitura

Publicidade

COMO FAÇO PARA ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DO MEU PATRIMÓNIO FINANCEIRO?

O ouvinte Marco Monteiro acompanha o podcast e tem vários investimentos, mas está a ter dificuldade em acompanhar a evolução global de todos eles. Ou seja, uns sobem e outros descem, mas qual é o seu retrato financeiro global?

Neste episódio do podcast, explico como faço para saber todos os meses se estou mais rico ou mais pobre e se tenho de fazer alguma coisa para manter o rumo ou – pelo contrário – alterá-lo.

Não é nada complicado, nem tem de pagar por programas informáticos complexos e caros. Faço tudo isso de forma simples e grátis. É só ouvir e fazer.

Aproveite a minha boleia para melhorar a sua vida financeira e partilhe este podcast com os seus amigos. Não ligue aos barulhos da viagem. É mesmo assim.

Veja todas as dicas de poupança em www.contaspoupanca.pt
Assine a Newsletter no blogue

YouTube https://www.youtube.com/channel/UCP1NJYImfFMSEkQdlFlbFMA
Facebook facebook.com/contaspoupanca
Instagram www.instagram.com/pedroandersson_contaspoupanca/

O que é um podcast?

Aproveite a minha boleia financeira (gravo em áudio uma “conversa” no carro enquanto faço as minhas viagens e faço de conta que você vai ali ao meu lado) e veja como pode aumentar-se a si próprio. São uma espécie de programas de rádio para escutar enquanto faz outras coisas.

Subscreva o podcast na plataforma em que estiver a ouvir para ser avisado sempre que houver um episódio novo. Não estranhe ouvir o motor do carro, buzinadelas e o pisca-pisca. Faz parte da viagem.

Aprenda a gerir melhor o seu dinheiro

Tem a seguir os links para o Spotify, Soundcloud e iTunes. Para quem não percebe nada disto, deve ir à loja de aplicações do seu telemóvel e instalar gratuitamente a app “Spotify” ou “iTunes” ou outra que dê para ouvir Podcasts. No caso do SoundCloud basta clicar e começa logo a ouvir.

Boa viagem e boas poupanças!

Subscreva o Podcast e partilhe-o com os seus amigos ou familiares que se queixam de ter pouco dinheiro e muitas despesas.

 


TOP 10 Wook

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

PODCAST | #233 – Quanto é que vou poupar com os novos escalões do IRS?

Conheça a nova tabela dos escalões do IRS O Conselho de Ministros da passada sexta-feira decidiu reduzir as taxas de todos os escalões de rendimento até ao 8.º escalão. Só o 9.º escalão (quem ganha mais de 81 mil euros por ano) fica de fora. Quanto é que isso vai...

Acrescente uma linha no IRS e receba mais 10% de dedução em educação (Interior e ilhas)

SABIA QUE se vive no interior do país (ou ilhas) tem mais 10% de dedução nas suas despesas de Educação? Isto é muito importante para TODAS as famílias com filhos na escola, nos distritos do interior e nos Açores e na Madeira. Eu não sabia disto. Quando menos...

PodTEXT Vamos a contas | Fiz retenção na fonte, mas tenho de pagar IRS. Porquê?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

O Governo vai baixar o IRS – O que muda no meu salário?

O meu salário vai subir quanto? O Governo aprovou hoje o famoso “alívio fiscal” de que tanto se tem falado nas últimas semanas. Vou tentar traduzir para “dinheirês” o que acaba de ser decidido. Conheça a nova tabela dos escalões do IRS O Conselho de Ministros desta...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses e sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (22 a 28 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

Se quiser investir é melhor um PPR ou um ETF? (Mês #31- Março 24)

PPR vs. ETF: Qual é melhor para investir a longo prazo? Nos últimos anos, com o aumento da literacia financeira (e aqui no Contas-poupança orgulhamo-nos de fazer paret desse percurso), milhares de portugueses descobriram que os PPR podiam servir para ganhar dinheiro e...

PodTEXT| Como vai usar de forma (mais) inteligente o seu reembolso do IRS?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

VÍDEO | Como funciona o IRS Jovem e quem tem direito?

Aproveita o IRS Jovem Os jovens que acabaram os estudos e começaram a trabalhar desde 2020, têm direito a descontos muito grandes no IRS. Na reportagem esta semana do Contas-poupança explicámos-lhe quem tem direito ao IRS Jovem e como funciona. Quem tem direito Se...

Publicidade

Artigos relacionados

13 Comentários

  1. Pedro Sousa

    Olá Sr. Pedro, antes do ataque informático à SIC era possível ver todos os episódios do contas poupança na net no site https://sicnoticias.pt/programas/contaspoupanca, mas depois do ataque a página deixou de existir, pode informar-me se está previsto o regresso da página na net ou foi eliminada para sempre. Obrigado.
    Pedro Sousa

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Os piratas apagaram tudo. Não temos previsão para o regresso das reportagens. Talvez um dia as consigamos recuperar…

      Responder
  2. Pedro Vieira

    Alguma possibilidade de partilhar o template do ficheiro (obviamente sem os seus dados)

    Responder
  3. Sérgio Paulo Padinhas

    Boa noite Sr. Pedro Andersson,
    Até 31/12/2021 tinha um AMIM, atestado médico de incapacidade multiusos (60%); essa informação constou no portal das Finanças (Autoridade Tributária), depois, após 31/12/2021, deixou de constar.
    Gostaria de saber se no preenchimento do IRS relativo a 2021 (em abril próximo), tratando-se de 2021, ainda terei o beneficio associado aos 60% incapacidade mesmo não constando essa informação no site das Finanças. É que sendo o IRS 2021, e tendo terminado o referido AMIM em 31/12/2021, faria sentido. Pode esclarecer-me? Obrigado.
    Cumprimentos,
    Sérgio Paulo

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá, claro que deve ser assim. Confirme junto das Finanças 217 206 707.

      Responder
    • Rúben

      Olá, Sr. Pedro, recentemente abri uma conta num novo banco digital “W1TTY”, como a Revolut ou a N26, mas que apesar de ainda ser muito limitado tem custo mensal zero e com 1% cashback em todas as compras. É de confiar?

      Responder
  4. Inês Torres Guilherme

    Boa tarde, Pedro!

    Desde há 1 ano para cá que comecei a investir e tenho aprendido MUITO com o seu podcast!
    Oiço-o enquanto passei-o o meu cão ou quando estou a arrumar a casa.

    Relativamente ao documento: estou a criá-lo!

    Fiquei com duas dúvidas:

    1 – Percebi a ideia de apontar os valores de todos os activos no mesmo dia, para poder comparar e ficar tudo organizado. Acontece que o PPR Stoik, por exemplo, tanto envia extracto a dia 31 como a dia 28. Como faz? Escolhe o dia 1 de cada mês e usa o valor que recebeu no último extracto?

    2 – Como faz quando esse dia calha num fim-de-semana e as bolsas estão fechadas? Aí, simplesmente, espera pela 2ª feira ou consulta os valores com que as bolsas fecharam na sexta-feira?

    Muito obrigada e continuação do excelente trabalho que faz!

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Inês. Já reclamei por eles não terem o valor diário. Mas enquanto isso não acontece multiplico as minhas unidades de participação pelo valor da cotação na página “stoik resultados”.
      Seja como for, basta colocar o valor mais recente que tiver. A ideia é saber a quantas anda. Uma diferença de uma semana ou duas num ppr é normalmente pequena 🙂

      Responder
  5. Joao Calisto

    Boa noite,

    Existe também o site da Deco Proteste Investe também tem uma opção que podemos colocar todos os activos que temos e faz sempre a actualização com o valor que esta no mercado o que é bom porque nao precisamos de ir buscar nenhum valor.
    Desvantagem é que tem de se pagar uma mensalidade mas a vantagem é que temos imensa informação sobre os mercados e dão bastantes dicas o que acho vantajoso porque sempre da para aprender mais.

    Obrigado e continuação de um bom trabalho Pedro Andersson

    Responder
  6. Nelson

    Bom dia Pedro. Obrigado pelo blog e em particular pelo podcast que me permite adquirir literacia financeira enquanto ando a conduzir nas minhas deslocações de trabalho. Em conjunto com a Bárbara Barroso fazem serviço público de utilidade. Gostava de ver uma conversa entre os dois! Fica a sugestão.

    Uma dica. Utilizo a aplicação para Android TrackMyStack há alguns meses e funciona muito bem com vários tipos de investimento. A grande maioria dos fundos, ações e criptomoedas são acompanhadas automáticamente e podemos criar fundos, contas ou créditos de forma manual e ir atualizando. Muito útil e a versão gratuita funciona perfeitamente.

    Parabéns e obrigado mais uma vez

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Basta comparar as comissões. Consulte os precários das transações que pretende fazer e decide 🙂

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.