Aceito os termos e condições.

Email Marketing by E-goi

Pensão na Hora já disponível na Segurança Social Direta

Escrito por Pedro Andersson

28.02.21

}
4 min de leitura

Já pode pedir a reforma de velhice e ser aprovada em 24 horas

É uma medida esperada há muito. A medida “Pensão na Hora”, que permite um deferimento (aprovação) automático da pensão de velhice, já está disponível na Segurança Social Direta.

Com a publicação do Decreto-Lei 16-A/2021, o cálculo da pensão de velhice vai passar a ser apresentado imediatamente antes de se iniciar o pedido de pensão através da Segurança Social Direta, ficando visíveis os anos de descontos e o valor bruto estimado da pensão a atribuir”, lê-se numa nota enviada pelo Ministério do Trabalho e Segurança Social.

Depois de terminar o pedido, e nos casos em que o requerente cumpra os requisitos de acesso à pensão provisória, o processo será automaticamente deferido num prazo máximo de 24 horas, sendo ainda comunicada nessa altura a data em que se inicia o pagamento da pensão.

Fui tentar simular a minha, mas com 47 anos não tive muita “sorte”. ´Mas aprendi uma coisa, como já tenho mais de 15 anos de descontos, poderia ter direito já em determinadas condições.

(Informação da Segurança Social) Condições de atribuição

Atribuída ao beneficiário que, à data do requerimento, tenha:

  • Completado a idade normal de acesso à pensão
    • 66 anos e 5 meses em 2020 e
    • 66 anos e 6 meses em 2021

Se tiver idade inferior à indicada, pode ter direito à pensão de velhice antecipada em determinadas situações.

  • Pensão antecipada por desemprego de longa duração
  • Pensão antecipada pelo regime de flexibilização da idade
  • Pensão antecipada por carreiras muito longas
  • Regimes especiais de antecipação da idade de acesso à pensão por velhice – Exercício de atividade em determinadas profissões.

Cumprido o prazo de garantia

    • 15 anos civis, no mínimo, seguidos ou interpolados, com registo de remunerações
    • 144 meses com registo de remunerações – beneficiário abrangido pelo seguro social voluntário

O Instituto de Informática, disponibilizou um vídeo explicativo do procedimento passo a passo. Tem o vídeo aqui:

Entre os critérios para acesso à pensão provisória estão:

  • Possuir idade pessoal de acesso;
  • Ter o número de anos de descontos necessários para acesso à pensão;
  • Ter carreira contributiva apenas na Segurança Social;
  • Estar abrangido pelo regime normal de reforma, não tendo carreiras especiais;
  • Ser residente em Portugal;
  • Não ter dívidas à Segurança Social, como trabalhador independente;

Nos casos em que o requerente não cumpra estes requisitos, o pedido será posteriormente analisado pela Segurança Social, sendo possível acompanhar ‘online’ a evolução do estado do pedido.

Com este novo serviço digital e o processo de deferimento automático de pensões de velhice será possível reduzir o número de pensões alvo de análise manual por parte da Segurança Social, o que vai tornar mais célere todo o processo.

Para receber a pensão de forma mais segura, célere e cómoda registe também o seu IBAN na Segurança Social Direta, no menu “Perfil”, opção “Conta bancária”. Aceda aqui.

Atualize também os seus contactos de e-mail e telefone para ser contactado de forma mais ágil pela segurança social.

Estas alterações têm por objetivo uma maior rapidez de atuação da Segurança Social no pagamento de pensões. Segundo o ministério, em 31 de janeiro, e em comparação com 1 de fevereiro de 2020, os processos pendentes de pensões de velhice em instrução com mais de 90 dias reduziram-se em 75%, para cerca de cinco mil. Em janeiro deste ano foram despachados mais 11% de pedidos do que aqueles que entraram.

“Esta é uma mudança radical no processo de atribuição da pensão de velhice e é mais um passo fundamental para aprofundar a digitalização da Segurança Social”, afirma a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, citada na nota.

O tempo médio de espera entre o pedido e a atribuição de pensão pela Segurança Social é atualmente de 106 dias.


estudoemcasa-billboard

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

Prazo para pós-pagamento das portagens das ex-SCUT passa para 15 dias

Prazo para pós-pagamento de portagens eletrónicas alargado de 5 para 15 dias O Governo alargou o prazo de pós-pagamento de portagens eletrónicas dos atuais 5 para 15 dias úteis, de forma a facilitar “a realização atempada dos pagamentos pelos utentes”, segundo uma...

Reformas que baixaram com os aumentos vão ser corrigidas com retroativos

As tabelas de retenção na fonte foram corrigidas As tabelas de retenção na fonte do IRS vão ser retificadas para salvaguardar que a atualização das pensões, que começou a ser processada em janeiro, não é absorvida pelo imposto, garantindo um aumento líquido do...

PODCAST | #90 – Como ajudar alguém a gerir melhor o dinheiro? (Pergunta da Paula)

- "Quero ajudar os meus amigos a gerir melhor o dinheiro, mas eles não querem saber..." O que pode fazer se algum amigo ou familiar seu está sempre a queixar-se de que não tem dinheiro, tenta ajudá-lo mas eles não só recusam a sua ajuda como ainda pensam que está a...

A resposta do Banco CTT à minha reclamação sobre a app id.gov.pt

A resposta do Banco CTT à minha reclamação Como expliquei neste artigo (é só clicar AQUI), encerrei a minha conta no banco CTT porque não é do meu interesse (financeiro) pagar comissões de manutenção de conta sem necessidade. Recordo que quem já paga a anuidade do...

PPR | Mês #15 – Quanto estou a ganhar (ou a perder) com os meus PPR (Janeiro 2022)

Vale a pena fazer um PPR como investimento? Janeiro está a ser um mês péssimo para os meus PPR. Num deles, o que desvalorizou só nas primeiras 3 semanas deste ano, fê-lo regressar aos valores de abril do ano passado.  Apesar disso, ainda mantenho um lucro razoável....

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (24 a 30 de janeiro)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que...

A minha aventura com o fecho da conta do Banco CTT

Banco CTT - Capítulo encerrado (com pena minha) Como expliquei neste artigo AQUI, o banco CTT decidiu deixar de ser um banco ZERO e vai começar a cobrar comissões de manutenção de conta a partir de março. Há exceções, mas apenas para quem pagar de outra maneira (por...

O que acontece à minha prestação se a Euribor subir 1%? (Simulação)

Muitas famílias vão ficar aflitas se a Euribor subir 1% Eu sei que provavelmente só pensa nisto lá muito ao longe, mas convém estar preparado para a subida da Euribor daqui a algum tempo. Não será para já, mas é importante saber o que o espera porque não é uma questão...

PODCAST | #89 – Como posso combater a inflação em 2022? (Pergunta II do André)

Como posso evitar que a inflação "coma" o meu orçamento mensal e as minhas poupanças? A inflação está a 5% na europa e atingiu os 1,3% em Portugal. É um avanço galopante e que está a gerar uma enorme preocupação. Há várias razões para o crescimento da inflação, mas o...

Banco CTT vai passar a cobrar comissão de manutenção de conta 

Banco CTT vai passar a cobrar comissão de manutenção de conta - O fim do banco ZERO E assim acabou mais uma boa ideia.  Foi bom enquanto durou. Quando o Banco CTT surgiu, foi uma lufada de ar fresco na banca nacional. Prometia ser um banco  ZERO (nenhuma comissão). Um...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Publicidade

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. Fernando Nelson da Costa Amaral

    No dia 26-02-2021, quando opção Pensão na Hora ficou disponível, efectuei o meu pedido, pois reúno todas condições necessárias.
    Tenho 65 anos, 48 de descontos sem interrupções.
    Aliás, já tinha consultado anteriormente através da Seg. Social Directa, e os meus descontos apareciam todos na listagem, assim como quando entrei na aplicação para fazer o pedido da passagem à reforma, aparecia o valor provisório, e a aplicação informava “já pode pedir a sua pensão de velhice”.
    No final também recebi indicação de que no máximo 24 horas receberia uma resposta, e o meu pedido ficou com a situação de em análise.
    Hoje é dia 04-03-2021, e ainda nem sequer me mandaram dar uma volta, não tive qualquer resposta.
    É isto que condeno neste governo, anunciam-se medidas com pompa e circunstância, mas depois a realidade é totalmente diferente.
    Reconheço que o país está numa situação muito difícil, mas criar faltas espectativas nos cidadãos é prestar um mau serviço e uma grande desilusão.
    Sempre fiz os meus descontos, paguei e continuo a pagar todos os meus impostos atempadamente, por isso no mínimo deveria ter uma resposta dentro do prazo prometido.

    Responder
  2. Gisela Lourenço

    Caro Pedro Andersson,
    Boa tarde.
    Após ter lido o seu artigo sobre o pedido de reforma de velhice através da SS Direta, e uma vez que a minha mãe completa a idade necessária para receber a pensão a 1 de julho de 2021, tentei submeter o pedido através do site da SS, mas até agora não consegui. Nem sequer me aparece a opção Pedir Pensão de Velhice, apenas consigo fazer a simulação do valor que vai receber!
    A minha dúvida é se essa opção fica automaticamente disponível para todos os utilizadores ou se, no caso da minha mãe, só fica disponível quando ela completar a idade? Será que essa actualização do sistema da SS Direta ainda não está disponível para todos os utilizadores?
    Atendendo à actual situação pandémica queria evitar ter que me deslocar à Segurança Social para tratar do pedido de pensão de velhice presencialmente, mas se continuar assim não terei outra opção senão essa!
    Obrigada.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Se é só em julho, não pode pedir agora. O pedido é mesmo a SÉRIO.

      Responder
    • Fernando José Meireles

      Caro sr Pedro Anderson a minha esposa está na idade da reforma e fizemos uma simulação na segurança sosial direta e como ela só se quer reformar aus 67anos e 4 meses a simulação dá-lhe 417,67€ e com uma bonificação de 100,34 e se fosse a data atual seria de 415,86 a minha dúvida é será que a bonificação já está incluida nos 417,67 já entrei em contato com a segurança sosial e não me sabem dizer se está incluida ou não agradeço que me diga se está incluida ou não obrigado.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.