Aceito os termos e condições.

Email Marketing by E-goi

GÁS DE GARRAFA | ERSE já definiu preços regulados a partir de segunda-feira

Escrito por Pedro Andersson

15.01.21

}
4 min de leitura

Gás de garrafa com preços regulados a partir de segunda-feira

Por causa do confinamento e da questão do aquecimento a gás ainda usado por uma grande parte da população, o Governo decidiu regular temporiamente o preço das garrafas de gás. Recordo-lhe que isso já aaconteceu durante cerca de 2 semanas no ano passado (tem AQUI os preços máximos praticados há cerca de um ano). Já comparei os preços e desta vez o preço regulado é cerca de 1 ou 2 euros mais alto que em abril do ano passado.

Os preços regulados deste confinamento

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), no quadro das suas funções de regulação do setor do gás de petróleo liquefeito (GPL), calculou o valor máximo do preço deste combustível que vai vigorar durante o mês de janeiro de 2021, no âmbito do confinamento decorrente do estado de emergência devido à pandemia de COVID-19.

Estes preços, fixados pelo Governo, e que agora se divulgam, começam a ser aplicados a partir das 00h00 de segunda-feira, dia 18 de janeiro.

A ERSE fixou os preços máximos dos preços do gás engarrafado para o mês de janeiro de 2021 apenas em território continental.

Assim, o valor máximo do GPL butano na tipologia T3, para as garrafas com capacidade de 12,5 kg e 13 kg, é de 22,95 euros e 23,87 euros, respetivamente.

Já o GPL propano, também na tipologia T3, terá um preço máximo de 19,54 euros, na garrafa de 9 kg, e de 23,89 euros, na garrafa de 11 kg.

No que toca à tipologia T5, o preço do GPL propano não poderá ultrapassar, na garrafa de 35 kg, os 68,25 euros e, na garrafa de 45 kg, 87,75 euros.

De acordo com o diploma, aos preços máximos destas garrafas de GPL, apenas podem acrescer custos com o serviço de entrega, os quais se aplicam às situações em que as garrafas são adquiridas por via telefónica ou por via eletrónica, disponibilizadas em local diferente do ponto de venda. O preço do serviço de entrega deve apenas ser aderente aos custos incorridos pelo comercializador com a prestação desse serviço.

Para saber como pode poupar na taxa de entrega, leia ou releia este artigo que escrevi na altura sobre como lhe levam o seu dinheiro quase sem se aperceber.

Sublinho também que este artigo foi tremendamente polémico porque alguns comerciantes referiram – e bem – que eles ainda perderam dinheiro por causa destes preços máximos. É provável que volte a acontecer. O problema é sempre este: quem está cá mais abaixo na cadeia comercial é que acaba por sofrer mais e muitas vezes sem razão.

A fiscalização no terreno do cumprimento da lei caberá à Entidade Nacional para o Setor
Energético – ENSE, E.P.E, à Autoridade da Segurança Alimentar e Económica (ASAE), às forças e serviços de segurança e à polícia municipal, bem como às demais entidades com competências nesta matéria.

Aproveite para se abastecer de gás (com segurança) se quiser poupar alguns euros com as garrafas (ou botijas) de gás.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” – Dezenas de dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2020. Estes 3 livros vão ajudá-lo a vencer qualquer crise financeira na sua vida. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

Prazo para pós-pagamento das portagens das ex-SCUT passa para 15 dias

Prazo para pós-pagamento de portagens eletrónicas alargado de 5 para 15 dias O Governo alargou o prazo de pós-pagamento de portagens eletrónicas dos atuais 5 para 15 dias úteis, de forma a facilitar “a realização atempada dos pagamentos pelos utentes”, segundo uma...

Reformas que baixaram com os aumentos vão ser corrigidas com retroativos

As tabelas de retenção na fonte foram corrigidas As tabelas de retenção na fonte do IRS vão ser retificadas para salvaguardar que a atualização das pensões, que começou a ser processada em janeiro, não é absorvida pelo imposto, garantindo um aumento líquido do...

PODCAST | #90 – Como ajudar alguém a gerir melhor o dinheiro? (Pergunta da Paula)

- "Quero ajudar os meus amigos a gerir melhor o dinheiro, mas eles não querem saber..." O que pode fazer se algum amigo ou familiar seu está sempre a queixar-se de que não tem dinheiro, tenta ajudá-lo mas eles não só recusam a sua ajuda como ainda pensam que está a...

A resposta do Banco CTT à minha reclamação sobre a app id.gov.pt

A resposta do Banco CTT à minha reclamação Como expliquei neste artigo (é só clicar AQUI), encerrei a minha conta no banco CTT porque não é do meu interesse (financeiro) pagar comissões de manutenção de conta sem necessidade. Recordo que quem já paga a anuidade do...

PPR | Mês #15 – Quanto estou a ganhar (ou a perder) com os meus PPR (Janeiro 2022)

Vale a pena fazer um PPR como investimento? Janeiro está a ser um mês péssimo para os meus PPR. Num deles, o que desvalorizou só nas primeiras 3 semanas deste ano, fê-lo regressar aos valores de abril do ano passado.  Apesar disso, ainda mantenho um lucro razoável....

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (24 a 30 de janeiro)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que...

A minha aventura com o fecho da conta do Banco CTT

Banco CTT - Capítulo encerrado (com pena minha) Como expliquei neste artigo AQUI, o banco CTT decidiu deixar de ser um banco ZERO e vai começar a cobrar comissões de manutenção de conta a partir de março. Há exceções, mas apenas para quem pagar de outra maneira (por...

O que acontece à minha prestação se a Euribor subir 1%? (Simulação)

Muitas famílias vão ficar aflitas se a Euribor subir 1% Eu sei que provavelmente só pensa nisto lá muito ao longe, mas convém estar preparado para a subida da Euribor daqui a algum tempo. Não será para já, mas é importante saber o que o espera porque não é uma questão...

PODCAST | #89 – Como posso combater a inflação em 2022? (Pergunta II do André)

Como posso evitar que a inflação "coma" o meu orçamento mensal e as minhas poupanças? A inflação está a 5% na europa e atingiu os 1,3% em Portugal. É um avanço galopante e que está a gerar uma enorme preocupação. Há várias razões para o crescimento da inflação, mas o...

Banco CTT vai passar a cobrar comissão de manutenção de conta 

Banco CTT vai passar a cobrar comissão de manutenção de conta - O fim do banco ZERO E assim acabou mais uma boa ideia.  Foi bom enquanto durou. Quando o Banco CTT surgiu, foi uma lufada de ar fresco na banca nacional. Prometia ser um banco  ZERO (nenhuma comissão). Um...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Publicidade

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Vera

    Boa tarde, li a sua publicação (como faço sempre) sobre a descida do preço da botija de gás a partir do dia 18/Jan/2021, mas acabo de verificar que o preço se mantêm como anteriormente(27,33€) no pingo doce da minha área de residência( Portugal continental).
    Abordei a funcionária sobre isso ao que esta me respondeu que não tinha conhecimento dessa descida.
    Pelos vistos em Portugal existem regras/leis que não são para ser cumpridas. Agradeço também o bom trabalho que faz pois é uma grande ajuda para nos mantermos informados dos nossos direitos e deveres.

    Responder
  2. Vitor

    Eu comprei no dia 18/Jan/2021 uma garrafa de gás butano BP e paguei 26,99€. Concordo com a Vera. Os preos ficam apenas definidos na Lei porque os comerciantes ignoram.

    Responder
  3. Vitor

    No meu caso só agora é que fiquei a saber da notícia, mas irei fazer a reclamação.

    Responder
  4. Vera

    Não, mas amanhã se o preço ainda não tiver baixado irei fazê-lo. Obrigado

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.