IMI | Última prestação do ano pode começar a ser paga a partir de hoje




Última prestação do IMI pode começar a ser paga a partir de hoje

Não deixe para o último dia. Os contribuintes com valores de Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) superiores a 100 euros podem começar hoje a pagar a última prestação do imposto se optaram por fazê-lo de forma faseada.

Sempre que supera os 100 euros, o valor do IMI é automaticamente dividido em duas ou três prestações de pagamento, consoante se situe entre 100 e os 500 euros ou supere os 500 euros, respetivamente.

Em causa, com o pagamento que hoje se inicia e que decorre até ao final deste mês de novembro está, assim, a segunda prestação do IMI para os proprietários de imóveis cujo valor patrimonial supera os 100 euros mas é inferior aos 500 euros, e a terceira prestação para os contribuintes que têm de pagar mais de 500 euros.

Segundo os dados oficiais da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), este ano foram emitidas 3.893.890 notas de cobrança de IMI, incluindo 900.397 de valor inferior a 100 euros (e que já tiveram de ser pagas em maio); 2.322.985 entre 250 e 500 euros; e 670.508 de montante superior a 500 euros.

Desde 2019 que a AT passou a disponibilizar aos contribuintes uma referência que lhes permite pagar a totalidade do imposto. No ano passado cerca de 450 mil proprietários optaram por este pagamento integral em maio.

Baixe o seu IMI

Se quer saber como pode baixar o seu IMI no ano que vem (para este ano já não vai a tempo) veja estes artigos abaixo. Ainda tem 2 meses para simular se vale a pena pedir a reavaliação dos seus imóveis.

Baixe o seu IMI antes que ele aumente em Janeiro

Como imprimir a sua Caderneta Predial

Leia AQUI o caso de um espectador que deixou de pagar IMI porque pediu a reavaliação.

O IMI é a percentagem que a sua câmara municipal decide que tem de pagar (qualquer valor entre 0,3% e 0,45%) do valor que as Finanças dão à sua casa (Valor Patrimonial Tributário – VPT).

Portanto, é importante para si que a sua casa valha o menos possível para as Finanças. O “truque” de poupança é esse. Sempre que a sua casa valer menos, deve pedir às Finanças que reavaliem o valor da sua casa. Só o pode fazer de 3 em 3 anos. Mas há pessoas que nunca o fizeram e estão a pagar como se a casa fosse nova em folha.

Cabe também às autarquias a decisão de atribuir um desconto no imposto às famílias com dependentes, que é de 20 euros quando haja um dependente; de 40 euros quando há dois e de 70 euros quando são três ou mais dependentes. Mexa-se. Se não fizer nada pode estar a perder dezenas ou centenas de euros todos os anos.

Eu pago o IUC e o IMI por débito direto. É um descanso. Já não tenho de me preocupar com isso. Explico AQUI como se faz.

O IMI anda sempre um ano atrasado (quem tem de pagar é o proprietário do imóvel a 31 de Dezembro do ano anterior, mesmo que já lá não more), e incide sobre o valor patrimonial dos imóveis (VPT) com a avaliação feita ou pedida até 31 de Dezembro do ano anterior.

oportunidades-billboard


Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” – Dezenas  dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2020. Estes 3 livros vão ajudá-lo a vencer qualquer crise financeira na sua vida. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

14 comentários em “IMI | Última prestação do ano pode começar a ser paga a partir de hoje

  1. Avatar
    Elisabete Sousa Reply

    Boa noite,
    Como pelo simulador da DECO, me deu um VPT de 66.200€ diferente do valor actual de 70.004,55€ no dia 18-11-2020 submeti um pedido de reavaliação pelo Portal das Finanças.
    Para pedir também a respectiva isenção de pagamento de IMI, por baixos rendimentos (Família Monoparental), terei que esperar a resposta ao meu pedido de reavaliação do imóvel ou posso submeter também antes do fim do ano esse pedido?
    Já tentei submeter o pedido de isenção mas não consigo avançar nos seguintes campos:
    – Data de facto
    – Data de habitação
    Ou seja quando coloco a data em que foi feito o seguro e comecei a habitar o imóvel, diz-me que o prédio não existia naquela data…

    Parabéns e muito obrigada pela atenção e ajuda dispensadas, com os meus melhores cumprimentos,
    Elisabete Sousa

  2. Avatar
    Filipe Reply

    Apenas duas questões:

    1-Uma habitação avaliada 1a vez em 2010, adquirida em 2a mão em 2016, não deveria o IMI ser atualizado automaticamente na mudança de proprietário em 2016, uma vez que existe nova avaliação patrimonial para efeitos ficais?

    2-Pode o valor patrimonial aumentar mesmo após 10 anos da construção? Mesmo sem que o proprietário tenha pedido qualquer avaliação?

      • Avatar
        Filipe Reply

        Obrigado Pedro.
        Algo está mal então, pois na minha caderneta perdial ainda tem mencionado IMI de 2010, mas para valor patrimonial menciona a última avaliação em 2019…
        Ou seja, este ano tenho que pedir reavaliação, fui induzido em erro agarrado à escritura em 2016, daí não ter feito nada em 3 anos…
        Poderei reclamar a falta de atualização do IMI em 2016 pela mudança de proprietário?

  3. Avatar
    Priscila Plácido Reply

    Boa Tarde,
    Construi casa à 3 anos, no inicio deste ano pedi a inseção de IMI por ser uma construção nova e este ano ficamos isentos. Depois de ler o artigo fiz a simulação e o resultado seria que iria poupar cerca de 20 euros com a nova reavaliação. Mas no próximo ano, vai nascer o segundo dependente. A minha questão é: será melhor esperar para pedir a reavaliação no final do próximo ano já que poderei contar com 2 dependentes e a reavaliação são pode ser feita de 3 em 3 anos? Ou peço já e poupo cerca de 20 euros nos próximos 3 anos?

  4. Avatar
    Ana Correia Reply

    Para quem anda em cima destas coisas é faz a reavaliação com frequência, este ano não vai adiantar voltar a fazê-la. Aliás, perderão dinheiro se a pedirem (mais uma razão para fazer sempre a simulação primeiro). As finanças subiram o valor por metro quadrado, o que vai compensar (se não mesmo ultrapassar) a desvalorização por vetustez. No meu caso, no único sitio onde isso não aconteceu, fizeram a compensação subindo o quociente de localização. Em resumo, as casas estão mais velhas mas se tivesse pedido reavaliação ainda ia pagar mais.

  5. Avatar
    Ana Reply

    Não corremos o risco de ao reavaliar a casa ela valha mais do que o que consta da avaliação existente e aí aumentar o iMI?

  6. Avatar
    Diana Costa Reply

    Boa tarde Pedro, como está?
    Desde já agradeço imenso a informação que divulga, que tem sido extremamente valiosa para mim. Sou detentora de dois dos seus livros (falta o terceiro), ouço os podcasts e vídeos no YouTube.
    Tenho tido duas dúvidas que gostaria imenso de tentar esclarecer.
    Compramos a nossa primeira casa no final de Março e pagamos a primeira prestação no início de maio (euribor a 6 meses). Ainda nao foi revista a prestação ao banco, será normal?
    Outra questão, graças a si, simulei o IMI e verifiquei que iríamos pagar mais do que o que deviamos, ja pedi a revisão às Finanças e recebi uma carta de confirmação. Mas onde poderei consultar o valor que efetivamente terei que pagar para o ano?
    Muito obrigado e continuação de bom trabalho!

    • Avatar
      Cfsh Reply

      Experimentou pedir a isenção de imi? Se nunca usufruiu da isenção de IMI, provavelmente poderá pedir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *