Cuidado com férias fora da Europa (e de Portugal)
O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) sugeriu num comunicado que os portugueses privilegiem as férias em território nacional e desaconselhou as viagens para fora do espaço europeu e para destinos exóticos e sem ligações frequentes a Portugal.
“Desaconselham-se viagens para destinos fora do espaço europeu, sobretudo para outros destinos sem ligações fáceis e frequentes a Portugal, e muito em especial deslocações para destinos exóticos e/ou viagens não organizadas, sugerindo-se a preferência por férias em território nacional”,
O MNE fez dois folhetos, que estão no Portal das Comunidades, sobre viagens ao estrangeiro e deslocaçõesde emigrantes para Portugal. Estão AQUI:
PARA EMIGRANTES – Flyer_-_Viajar_para_Portugal_versão_2.0_15.06.2020
SE VAI PARA FORA DA EUROPA – Flyer_Viagens_ao_estrangeiro_versão_01.06.2020_final
“O folheto com recomendações sobre viagens indispensáveis ao estrangeiro nos próximos meses, destinado aos portugueses que pretendam viajar ao estrangeiro por razões profissionais ou em outras viagens que considerem essenciais informa sobre os cuidados necessários na preparação da viagem, o que o viajante deve saber para a efetuar, que constrangimentos pode encontrar e como superá-los, que apoios pode obter junto da rede consular e o que não constitui obrigação do Estado”, refere a nota do ministério.
Informações para os emigrantes que pretendem passar as férias de Verão em Portugal
“No documento podem ser encontradas informações sobre as medidas adotadas no nosso país, deslocações por via terrestre e aérea, situação de quem acompanhar cidadãos nacionais a Portugal caso não tenha a nacionalidade portuguesa ou não seja residente em território nacional, eventuais constrangimentos ou as novas regras de acesso a locais públicos”, aponta-se no texto.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 438 mil mortos e infetou mais de oito milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em resumo, se pretende passar férias fora de Portugal ou se é emigrante e está a pensar em vir a Portugal este Verão, leia os dois documentos que tem no início deste artigo.
São coisas que deve fazer antes, durante e no regresso das suas férias. Assim sabe com o que conta. Faça o que fizer, faça-o com a maior segurança possível. Evite os imprevistos e os problemas desnecessários. As férias servem para descansar, não para arranjar problemas que poderia evitar.
Mas até agradece a vinda das finais das champions.
Não é necessário aconselhar férias cá dentro. Há uma série de países que nos barram entrada…
Temos que entender que pela primeira vez , primeiro estão os portugueses e depois os outros! Façamos todos um esforço para fazer férias aqui dentro. O país tem uma diversidade tal que nos enche a alma. Sejamos todos portugueses e entre ajudemo nos. Nós todos merecemos. Deixe se de se ser”tuga”. Os nossos filhos e netos agradecem