URGENTE – Já pode pedir a suspensão do crédito pessoal, do carro ou da segunda habitação




Aprovada moratória para crédito pessoal, do carro ou da segunda habitação

Esta informação é especificamente para clientes destes bancos:

  • Banco BPI
  • Banco Comercial Português
  • BIG
  • Banco Montepio
  • Banco Santander Totta
  • Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo
  • Caixa Geral de Depósitos
  • Novo Banco

Clientes de outros bancos também podem aderir a este protocolo, embora não façam parte da Associação Portuguesa de Bancos. Terá de lhes perguntar se aderem ou não. Vamos então aos pormenores.

Os bancos dão ajuda além da Lei

Como anunciei neste artigo AQUI, a Associação Portuguesa de Bancos (APB) decidiu ajudar os clientes que não estão abrangidos pelo Decreto-lei da moratória legal (que é só para habitação própria permanente e de residentes nacionais).

Assim, acabam de aprovar um protocolo interbancário, com condições gerais, transversais e harmonizadas de moratórias de âmbito privado.

Tem aqui os anexos onde estão definidas as condições gerais de duas moratórias privadas, qualquer uma delas destinada a pessoas singulares, residentes ou não residentes em Portugal, sendo uma delas relativa a crédito não hipotecário (pessoal ou automóvel) e, outra, a crédito hipotecário.

Ou seja, quem pertencer aos bancos mencionados acima, basta contactar o banco com as declarações referidas nos anexos do parágrafo anterior e a moratória é aplicada, sem necessidade de negociações, desde que preencha os requisitos (basicamente, não estar com falhas nos pagamentos).

As condições

Basicamente, pode pedir a suspensão durante 6 meses apenas do capital ou do capital e dos juros. Os juros que não pagar são capitalizados ao valor em dívida. O prazo do crédito é prolongado 6 meses. Continua a pagar as comissões e os seguros.

Os termos concretos de processamento e de formalização da aplicação das moratórias serão definidos por cada instituição, assim como os tempos de resposta, que dependerão do volume de pedidos apresentados.

Esta iniciativa é adicional e complementar à moratória legal instituída pelo Decreto-Lei n.º 10-J/2020, de 26 de março e demonstra, diz o comunicado da APB,  o firme compromisso dos bancos em reforçar o apoio e o contributo para mitigar os efeitos da pandemia COVID-19 sobre as famílias.

Portanto, agora já tem toda a informação que precisa para avançar ou não com o pedido de moratórias. Se tem bancos diferentes destes contacte-os e fale deste protocolo e peça que adiram a ele também. Lembre-se de que os bancos aceitam ou não o seu pedido. É um “favor” que lhe estão a fazer, mas que tem custos para si. O ideal é não pedir nada, se puder. Se precisa, peça. Não há dúvidas sobre isso.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

20 comentários em “URGENTE – Já pode pedir a suspensão do crédito pessoal, do carro ou da segunda habitação

  1. Avatar
    carla correia Reply

    boa tarde aderi à moratória do banco posso alterar para a do estado,do qual retiraram os juros dos 3meses de uma só vezes o que acho inadmissível pq no mesmo dia retiraram 300e sem saber se precisaria ou ñ..sabia que ia pagar juros e dos quais me informei mas retirarem de uma só vez ñ é correcto. ponderei tirar a moratória visto que só de juros são imensos..sob crédito habitação e pessoal. Daí gostaria de saber se poderei aderir à moratória do estado. Obrigado bem aja pelas boas informações

  2. Avatar
    José Carlos Reply

    Sr. PEDRO ANDERSSON esclareça-me por favor as moratórias são bancarias ou estado?

    Cumprimentos
    José Carlos

  3. Avatar
    Vítor Domingos da Silva Brandão Reply

    Declaração de como os salários estiveram em atraso? Caso seja consigo.
    Obrigado

  4. Avatar
    Vitor Domingos da Silva Brandão Reply

    Boa tarde Pedro Anderson.
    Primeiro, obrigado pelo contas poupança, uma ajuda preciosa nos dias de hoje, ontem, e amanhã.
    Estive em incumprimento no banco de Portugal. Regularizei tudo a 6 de abril, quando recebi os meus salários em atraso desde dezembro.
    Tendo tudo já pago, disseram me no banco que não poderia ter acesso à moratória. Será que no fim deste mês sairei da lista de incumprimento e poderei pedir a moratória?
    Desde 6 de Março que a minha instituição suspendeu a atividade.
    Obrigado

      • Avatar
        Vítor Domingos da Silva Brandão Reply

        Declaração de como os salários estiveram em atraso? Caso seja consigo.
        Obrigado

  5. Avatar
    José Carlos Reply

    Boa tarde Sr. Pedro Anderson eu e minha esposa somos inválidos recebemos uma fortuna por mês de 300€ cada um, liguei para o BCP para informar se nós tínhamos direito a pedir a suspensão de 6 meses onde me informaram que não tínhamos perdas de rendimentos, gostava de saber se é isto possível, obrigado.

  6. Avatar
    Sara Cristina Reply

    Já fiz o pedido da moratória para o meu crédito automóvel perante o banco montepio no dia 9/4/2020 ainda não obtive resposta. Ontem recebi email do banco onde caia a prestação do débito directo a informar que tinham ido a conta levantar a prestação. Não foi feito o pagamento por falta de dinheiro como é lógico. Pretendo saber se a data que conta é a em que damos entrada nos serviços do pedido ou quando obtivermos resposta ao pedido?

  7. Avatar
    Maria Santos Reply

    Isto é tudo uma “treta” desculpem o termo. Então a VW Financial , ainda vem ROUBAR mais cerca de 18€ (dezoito euros) apenas porque houve um engano e cancelaram SEM QUERER o DD. Este Mês, a pessoa recebeu a penalização. Mas, o que é isto? Ao que há para resolver não resolvem… pois a pessoa, ficou com uma incapacidade de OITENTA E TRÊS por cento (83%), já foram informados, pediram documentos que já foram enviados, (MUITO ANTES DA COVID… desde 2019, que se anda para resolver, mas isso não resolvem. VERGONHA!! (Volkswagen Financial Services Portugal), é uma vergonha apenas se consegue falar com o Call Center!!

  8. Avatar
    Manuel Gonçalves Reply

    Nuno Aleixo , a Cetelem tem igualmente medidas de apoio aos seus clientes. Está na página deles . É só contacta los.

  9. Avatar
    José Reply

    Sendo a wizink uma entidade integrante desta associação de bancos será que vai aderir? Uma vez que tenho um crédito pessoal com eles.

  10. Avatar
    Nuno Aleixo Reply

    Boa noite! Gostaria de saber se quem tem credito automóvel ou pessoal em financeiras tipo Cofidis ou Cetelem também pode pedir a suspensão das moratórias. Até á data não vi nada que diga respeito a estas instituições financeiras. A Cofidis diz estar a tratar disso, no entanto penso que seja verdade tendo em conta que ainda não se pronunciaram sobre a questão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *