Vantagens e desvantagens das moratórias do Crédito à habitação
Como sabem, os bancos e o Governo foram relativamente rápidos em oferecer uma “ajuda” a quem tem Créditos à Habitação e que de um momento para o outro ficou sem rendimentos ou sofreu um grande corte nos salários.
Tenho percebido que há muitas dúvidas sobre o que é uma “moratória”, e em que condições pode e deve pedi-la.
Quero que perceba, em primeiro lugar, que os bancos e o Governo não lhe estão a oferecer rigorosamente nada. Isto é só um adiamento. Vai ter de pagar tudo o que não pagou lá mais para a frente, e é uma inevitabilidade que terá de pagar mais de mensalidade (pode ser pouco ou muito, conforme o valor que deve e a sua taxa de juro).
Fiz um vídeo que coloquei no meu canal de Youtube para o ajudar a compreender o que está envolvido.
Espero que o ajude a decidir o que fazer. Sendo que em alguns casos, não é uma questão de escolha. terá mesmo de ser. E faz muito bem. Mas se puder evitar evite.
O que eu não consigo compreender é a obsessão que existe pelos créditos, principalmente ao consumo, dos bancos e inclusive, pelo banco de portugal. Veja-se:
https://www.dinheirovivo.pt/banca/deco-medida-do-bdp-para-o-credito-e-preocupante/
É só ver que, já custa ás famílias pagar os empréstimos, então contrair mais um crédito pessoal, só vai enterrar ainda mais as famílias.
Dá para perceber que isto não é mais do que um negócio para algumas entidades, à custa dos portugueses. E muitos vão nessa conversa!
Da minha parte, créditos, nunca mais! Não compro agora, compro mais tarde!
Uma vergonha!
Credito habitacao bonificado sendo da Cgd nao da para aceder a compensatoria/
Boa noite Pedro,
Antes demais muitos parabéns pelo canal.
Gostaria de fazer uma questão.
Optando apenas pela moratória de capital, durante 6 meses, se poupar esse dinheiro, porque felizmente não tive que o utilizar, se eu amortizar o capital no final dos 6 meses tenho alguma vantagem? Não, pois não?
Muito obrigado pela atenção,
Ricardo Lopes
Sim, teria. Voltaria à situação inicial como se não tivesse acontecido nada. Caso contrário a prestação aumentará, pouco mas durante décadas.