Clientes do Banco Montepio já podem pedir a suspensão da prestação da casa pelo homebanking e a resposta é por SMS
Esta informação é para os clientes do Montepio, mas serve para todos os outros perceberem como poderá funcionar o pedido nos outros bancos. Parece-me simples e percebo que houve o cuidado de o processo não ser demasiado burocrático nesta primeira fase.
A minha interpretação é que inicialmente o pedido será simples e que a documentação adicional (que terá de ser entregue) será solicitada ou verificada depois. Parece-me ser uma boa estratégia.
Esta informação do banco Montepio é para particulares, empresas e instituições de solidariedade social.
Pedir a suspensão da prestação sem sair de casa
O pedido – tanto para particulares como para empresas e IPSS – para suspender o pagamento das prestações mensais até 30 de setembro de 2020, fica concluído em apenas quatro passos.
Basta aceder aos canais digitais do Banco (em www.bancomontepio.pt ou na app M24) e clicar em “Quero aderir à Moratória”.
A partir daí, os clientes só têm de deixar alguns dados de contacto e remeter documentos (IBAN e número do contrato de crédito), assinar à distância através do telemóvel e, em pouco tempo, recebem um SMS com a confirmação da adesão. Depois de verificadas as condições de elegibilidade, o Banco dará resposta num prazo máximo de cinco dias úteis.
Veja com o seu banco se já tem as ferramentas disponíveis para fazer o seu pedido. Atenção – recordo mais uma vez – que esta moratória (adiamento) não é boa para quem pode continuar a pagar a prestação normalmente. Terá sempre custos adicionais se levar em conta o prazo total do contrato. Ninguém lhe está a oferecer 6 prestações. Vai ter de as pagar mais à frente com os respectivos juros, mais os 6 meses de taxas, comissões e outros custos e mais 6 meses de seguro de vida.
Portanto, o meu conselho é (se me permite a ousadia): se pode continuar a pagar não faça nada. Se os seus rendimentos caíram tanto que não consegue pagar a prestação da casa nos próximos 6 meses adira a esta opção porque foi a minha “salvação” em 2008. No meu caso pedi uma moratória de 2 anos.
Alerto-o também que não precisa pedir TUDO. Se a sua situação permitir pode pedir uma moratória só do capital e continuar a pagar só os juros; pode pedir para ser só 2 meses, ou só metade do capital; etc. Todas as opções são viáveis só tem de ligar para o banco e dizer o que é melhor para si.
A solução do governo (e ainda bem que há uma solução, mesmo que menos boa) é Chapa 5. É igual para todos. Não tem de ser assim. Você pode pedir o que lhe der mais jeito.
E, repito, o que lhe dá mais jeito financeiramente é usar o menos possível este recurso. Mas use-o se precisar. É a alternativa mais rápida, prática e realista para não se endividar neste momento. NÃO SE ENDIVIDE, por favor, para manter o seu nível de vida. É o pior erro que poderia cometer.
Eu já o fiz realmente o processo é muito simples, agora é aguardar a decisão, não faço ideia se vão pedir mais alguma coisa….
Bom dia, tenho conta no Millennium e também já aparece a opção de de pedir moratória pela aplicação.
Cumprimentos
Mas é também uma grande treta….só lá aparecem situações muito específicas e não tem em conta pessoas que mesmo não tenho cortes de ordenado têm despesas bastante acrescidas por estarem em teletrabalho, com os filhos. Alimentação, luz, água….será um grande rombo, mas isso não interessa nada para o Montepio.
Suspensão de penhoras, também seria apreciado para quem as tem á conta do Montepio. Já pensaram que as pessoas também vão ter dificuldade para as pagar?