Clientes do Banco Montepio já podem pedir a suspensão da prestação da casa pelo homebanking e a resposta é por SMS
Esta informação é para os clientes do Montepio, mas serve para todos os outros perceberem como poderá funcionar o pedido nos outros bancos. Parece-me simples e percebo que houve o cuidado de o processo não ser demasiado burocrático nesta primeira fase.
A minha interpretação é que inicialmente o pedido será simples e que a documentação adicional (que terá de ser entregue) será solicitada ou verificada depois. Parece-me ser uma boa estratégia.
Esta informação do banco Montepio é para particulares, empresas e instituições de solidariedade social.
Pedir a suspensão da prestação sem sair de casa
O pedido – tanto para particulares como para empresas e IPSS – para suspender o pagamento das prestações mensais até 30 de setembro de 2020, fica concluído em apenas quatro passos.
Basta aceder aos canais digitais do Banco (em www.bancomontepio.pt ou na app M24) e clicar em “Quero aderir à Moratória”.
A partir daí, os clientes só têm de deixar alguns dados de contacto e remeter documentos (IBAN e número do contrato de crédito), assinar à distância através do telemóvel e, em pouco tempo, recebem um SMS com a confirmação da adesão. Depois de verificadas as condições de elegibilidade, o Banco dará resposta num prazo máximo de cinco dias úteis.
Veja com o seu banco se já tem as ferramentas disponíveis para fazer o seu pedido. Atenção – recordo mais uma vez – que esta moratória (adiamento) não é boa para quem pode continuar a pagar a prestação normalmente. Terá sempre custos adicionais se levar em conta o prazo total do contrato. Ninguém lhe está a oferecer 6 prestações. Vai ter de as pagar mais à frente com os respectivos juros, mais os 6 meses de taxas, comissões e outros custos e mais 6 meses de seguro de vida.
Portanto, o meu conselho é (se me permite a ousadia): se pode continuar a pagar não faça nada. Se os seus rendimentos caíram tanto que não consegue pagar a prestação da casa nos próximos 6 meses adira a esta opção porque foi a minha “salvação” em 2008. No meu caso pedi uma moratória de 2 anos.
Alerto-o também que não precisa pedir TUDO. Se a sua situação permitir pode pedir uma moratória só do capital e continuar a pagar só os juros; pode pedir para ser só 2 meses, ou só metade do capital; etc. Todas as opções são viáveis só tem de ligar para o banco e dizer o que é melhor para si.
A solução do governo (e ainda bem que há uma solução, mesmo que menos boa) é Chapa 5. É igual para todos. Não tem de ser assim. Você pode pedir o que lhe der mais jeito.
E, repito, o que lhe dá mais jeito financeiramente é usar o menos possível este recurso. Mas use-o se precisar. É a alternativa mais rápida, prática e realista para não se endividar neste momento. NÃO SE ENDIVIDE, por favor, para manter o seu nível de vida. É o pior erro que poderia cometer.













