Obrigado e a resposta a algumas dúvidas sobre a app da eletricidade



Obrigado!

Obrigado por terem visto o Contas-poupança, ontem no Jornal da Noite na SIC. Mais uma vez foi o programa mais visto na televisão portuguesa nos minutos em que foi emitido. Um em cada 4 portugueses que estavam a ver televisão (25%) viram a reportagem sobre como uma aplicação para telemóvel analisa as vossas faturas de eletricidade automaticamente e vos dá o resultado “matemático” sobre qual é a empresa mais barata no vosso caso específico.

As dúvidas

“Não funciona…”

Muitas pessoas estão a comentar que a app “Payper” não funciona, que dá erros e que afinal não analisa nada e que é uma perda de tempo. Já tenho alguma experiência ao longo destes anos e aviso sempre as empresas ou instituições que, sempre que falamos delas, é uma tal “enchurrada” de acessos que normalmente a página vai abaixo e os serviçores não aguentam. Foi o caso. Receberam tantas faturas para analisar que ainda vai demorar várias horas até recuperarem o fôlego.
Caso mantenham o interesse em testar a app sugiro que voltem a fazer tudo do início mas daqui a alguns dias, quando estiver tudo mais calmo. Se não mudaram de empresa de eletricidade nos últimos 5 anos não é agora que vão ter uma pressa imensa em conhecer os resultados desta análise, certo?

“Isto é publicidade”

Caros amigos, se seguem o Contas-poupança (desde 2011) sabem que falo de produtos, bens e serviços sempre que entender que isso é útil para os cidadãos. Sei que é polémico e que me presto a críticas. Tudo bem, sei o risco que corro. a intenção é sempre ajudar, mesmo que possa ser mal interpretado.

No Contas-poupança falamos de tudo o que possa ser útil e prático, mesmo que sejam serviços pagos, mas se for gratuito (como é o caso) ainda melhor. Só usa e testa a aplicação quem quiser. Há mais simuladores de tarifários na internet, alguns oficiais como o da ERSE. Escolham o que acharem melhor.

“Tenho tarifa social. Também dá?”

Sim. Basta que coloque na app uma fatura onde tenha o preço do kWh e da potência contratada. O resultado, se tudo correr bem, será a dizer que NENHUMA empresa tem um tarifário melhor do que o seu. Caso isso aconteça deve ficar preocupado.

“Tenho conta certa. Como faço para simular?”

De facto é um problema, porque não está lá o valor do kWh e da potência contratada. Perguntei aos senhores da Payper e explicaram-me que dá. Basta que façam upload da fatura em que a empresa faz o acerto, ao fim dos 12 meses. Essa tem o valor do kWh e da potêncoia contratada. Tem de ser especificamente essa fatura. As outras não dão para simular porque não têm dados suficientes.

“Estas app só servem para recolher dados para venderem a outros…”

Na mensagem em que aceita as condições está bem explícito que os dados só são usados para efeitos de simulação e que não serão passados a terceiros. Caso façam uma coisa dessas – para utilizar a expressão deles – “é a morte do artista”. Seria o fim da aplicação porque as pessoas perderiam a confiança neles e teriam processos gigantescos à perna.

Neste momento, espero que ninguém tenha ilusões, a menos que seja um eremita, há dezenas de empresas que sabem TUDO sobre si. Basta ir a um consultório médico, ao preencher a ficha está a dar-lhes tudo e mais alguma coisa e assina a dizer que concorda. O mesmo num seguro, num veterinário, num cartão de fidelização de um supermercado, num cartão de crédito, num banco, em qualquer loja de bairro em que preenche os seus contactos, telemóvel e e-mail, a morada e o NIF e está tudo nas mãos de centenas de pessoas. E concordou.

Caso algumas dessas empresas viole esse compromisso estão a cometer um crime.

Portanto, ao enviar as suas faturas está a ceder-lhes os dados que constam nela. De outra forma não seria possível analisarem as suas faturas. É um equilíbrio difícil este, entre a privacidade e a comodidade. Só você pode decidir se aceita ou não as condições.

Naturalmente, só posso respeitar quem acha que não deve usar estas aplicações. No meu caso, partilho esta informação porque estou convencido de que é útil para quem precisa de alguma ajuda para decidir se compensa ou não mudar de empresa de eletricidade. A decisão é sempre sua.

“Mas não analisa os descontos em cartão ou nas gasolineiras”

Certo. A app Payper não faz isso. Se esses descontos são importantes para si, deve usar outros simuladores ou fazer as contas à mão. Em todo o caso, pelo menos fica a saber qual seria a empresa mais barata sem esses descontos. Depois é só comparar com o que consegue com esses cupões ou talões e fazer a conta. Nada se perde. Só garante que tem de facto a melhor poupança possível.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

9 comentários em “Obrigado e a resposta a algumas dúvidas sobre a app da eletricidade

  1. Avatar
    Sónia Pinto Reply

    Bom dia, apenas um alerta em relação a uma das empresas que me apareceu, no simulador paypaer, como sendo a mais indicada para o meu caso em energia – a Audax – os contratos com esta empresa têm um período de permanência mínima de 12 meses

  2. Avatar
    Rui Galante Reply

    Caro Pedro Andersson, lamento informar mas a minha opinião relativamente a esta aplicação é que a mesma é um verdadeiro engano. Só não posso afirmar que se trate de uma burla, porque segundo os mesmos a aplicação é isenta e não pretende beneficiar qualquer operadora, o que eu duvido. Vejamos: Após introduzir as faturas, a aplicação notificou-me da existência de tarifários melhores. Como instruído, cliquei no poupar já. Fui contactado pela Gold Energy que me propuseram o seguinte tarifário: Potência 3,45 kVa, Bi-horário, Termo fixo/dia: 0,2164 €; Tarifa Vazio/kWh 0,0835 €; Tarifa Fora de vazio 0,1727 €. Estes valores antes de taxas e impostos.
    Ora o meu atual tarifário Endesa Potência 3,45 kVa, Bi-horário, Termo fixo/dia: 0,170652 €; Tarifa Vazio/kWh 0,08060 €; Tarifa Fora de vazio 0,16654 €.
    Sigo com interesse o seu site/blog há algum tempo e, pese embora, não tenha o hábito de fazer comentários (aqui ou em quaisquer outros sites), por respeito com o seu trabalho (que muito me tem ajudado), achei que deveria alertar para as falhas (graves) desta aplicação.
    Tal como sugeriu na reportagem/notícia, realço a importância das pessoas fazerem as contas. Dá trabalho… dá, mas vale a pena!

    Cumprimentos. Sempre ao dispor para qualquer ajuda.

  3. Avatar
    Carlos Henriques Reply

    Bom dia,

    Tenho 2 painéis de produção e sou cliente EDP comercial. Peço desculpa pela minha ignorância, mas posso mudar de operadora e continuar a usufruir da minha produção?

    Obrigado, Carlos Henriques

  4. Avatar
    Bruno Santos Reply

    Muito lamentável que muitas pessoas passem para o ataque, acusando de publicidade ou partilha de dados de utilizadores sem antes “perderem” o seu tempo a verificar essas questões mas tendo tempo para criticar.
    Caro Pedro Andersson, o meu pai, de 60 anos e que nada percebe de tecnologia, viu a sua reportagem e pediu-me ajuda com a aplicação para poder poupar na luz; as facturas já estão em análise. Eu farei o mesmo. Graças às suas reportagens já estou a poupar na prestação da casa, reduzi tarifários de pequenas coisas que ao final do mês tudo somado, não eram assim tão pequenas, vou mudar de seguro do carro, pegar nessa poupança e aplicar em fundos (que também já explicou anteriormente).
    Muito obrigado pelo serviço público que faz apesar das críticas. Vou continuar a assistir. Um abraço.

  5. Avatar
    DC Reply

    Podem-se submeter as faturas com os dados pessoais ocultos (nome, morada,nif, etc)?

  6. Avatar
    Carlos Pereira Reply

    Payper duas notas, na próxima que tiverem um pico, em vez de devolverem erro por falta de capacidade, é melhor indicar que o seu pedido está numa fila de espera.. Também podiam ser mais transparente na forma como ganham dinheiro.. se não vendem os dados pessoais, imagino que vão receber uma comissão por cada contrato de mudança de operador que seja realizado através da vossa app..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *