Está à frente dos seus olhos
Não é a primeira vez que falo disto. Mas acabo de verificar que milhares continuam a pagar a mais de eletricidade sem necessidade nenhuma. E em muitos casos nem é preciso mudar de empresa fornecedora de eletricidade. Basta ligar para o apoio ao cliente. Sim, isso mesmo. Só ligar.
A reportagem desta semana do Contas-poupança (na próxima quarta-feira) é sobre como pode poupar na eletricidade (mais uma dica super útil para saber qual é a melhor empresa para si). Não vou dizer agora qual é. Terão de esperar. Mas recordo-lhe esta.
Por causa da reportagem, pedi a vários dos meus amigos e conhecidos que me mandassem um exemplar das faturas deles para as filmar para a reportagem. E o que é que eu descobri?
Que TODOS estão a pagar mais do que poderiam. Devem ser milhões de euros que vão para os bolsos das empresas fornecedoras de eletricidade porque os clientes (nós) simplesmente não queremos saber ou achamos que dá muito trabalho fazer um telefonema. Se segue o Contas-poupança já sabe que espero de si uma atitude diferente.
Como sei se estou a pagar demais?
Vamos então à dica mais simples para saber se anda enganado ou não. Atenção que as empresas não estão a enganá-lo. Nós é que nos enganamos a nós próprios. Da parte delas está tudo legal. Concordámos com tudo. Dei esta dica numa reportagem emitida em Abril de 2019. Vou repeti-la agora porque me parece necessário.
Poucos já repararam, mas a lei obriga TODAS as empresas (do mercado liberalizado) a escreverem um frase na fatura a dizer se o cliente está a poupar ou não com os preços que tem, em comparação com a EDP antiga do mercado regulado (EDP Serviço Universal). Na fatura da IBERDROLA procurei mas não encontrei essa linha.
Pegue na última fatura que recebeu e procure esta frase “Se optasse pela tarifa regulada, pagaria pelo mesmo consumo de eletricidade desta fatura” e depois aparece um valor.
O valor que lhe aparecer é o segredo para saber se está a pagar demais ou não. No caso da EDP comercial, se for negativo é porque está a perder dinheiro e deve mudar de contrato ou de empresa o mais depressa possível.
Como pode ver nestes exemplos de várias empresas, cada caso é um caso e há quem esteja a poupar e quem esteja a desperdiçar dinheiro. Depende do contrato que assinou.
Se olhar para esta linha na sua fatura e está a poupar menos de 1 euro por mês está claramente na altura de mudar. Consegue de certeza muito mais barato noutra empresa do mercado liberalizado.
O facto de a sua linha lhe dizer que se estivesse no mercado regulado estaria a pagar menos NÃO QUER DIZER que deve regressar à EDP “antiga”.
Quer é dizer – e este é o alerta que insisto em dar – é que está a perder dinheiro porque muito provavelmente já acabou o desconto que o levou a mudar para a sua empresa atual e VOCÊ NÃO DEU POR NADA. Ligue já para a sua empresa e peça para lhe fazerem o melhor tarifário que estão a praticar, caso contrário ameace que vai mudar para a concorrência.
Basta que faça isso neste instante e vai ver a sua fatura da luz baixar no próximo mês alguns euros. Caso a diferença do tarifário seja minúscula dentro da sua própria empresa, considere seriamente mudar para outra que lhe faça muito mais barato.
Acabei de mudar outra vez
Foi o que acabei de fazer. Ao preparar a reportagem desta quarta-feira verifiquei que uma outra empresa me faria poupar mais cerca de 4 euros por mês do que na empresa onde estive nos últimos 2 anos. Como sabe, testo as dicas que dou antes de as partilhar convosco na televisão. São mais 48 euros de poupança este ano, sem ter feito nada de especial. Liguei, dei os dados que me pediram e no próximo mês já estarei noutro fornecedor.
Já estive na GALP, na EDP Comercial, na Goldenergy, na Endesa e agora vou voltar para uma destas onde já estive porque me fez o melhor preço. Se daqui a 3 meses encontrar outra mais barata volto a mudar. Simples.
É por isso que vos digo que não me preocupo muito com os “supostos” aumentos ou descidas da eletricidade. É que por me dar ao trabalho de procurar, todos os anos consigo baixar a minha fatura da luz. Eu é que sei se a minha luz aumenta ou desce. Não é a teoria das notícias que são apenas uma média que não diz nada a ninguém.
Veja a sua fatura, procure a tal linha que referi em cima e mexa-se se chegar à conclusão de que está a pagar a mais. E depois diga se resultou ou não o seu telefonema. Fico a aguardar.