Painel solar fotovoltaico – Balanço Outubro de 2019 (mês 35)

Escrito por Pedro Andersson

24.11.19

}
4 min de leitura

Publicidade

Balanço do mês de Outubro de 2019

Outubro de 2019 foi pior do que Outubro de 2018. E, até agora, foi o terceiro pior mês deste ano.  Pelo histórico dos meus registos ao longo destes 3 anos, Novembro (este mês em que estamos e ainda não terminou) é sempre o pior de todo o ano. E está mesmo encaminhado nesse sentido. Darei conta do balanço de Novembro quando o mês terminar. Para já vamos às contas de Outubro.

O painel produziu em Outubro 28,997 kWh. Daria para aspirar a sua casa durante 29 horas de “graça”.

Foi um mês já muito irregular porque houve muitos dias nublados, como podem ver neste gráfico. Foram raros os dias em que teve a produção máxima.

Os números de Outubro de 2019

O painel solar fotovoltaico de 250 W (só tenho 1 porque até agora considero que basta para os consumos que tenho durante o dia, porque habitualmente a casa está vazia) produziu em Setembro quase 29.000 W. Tem aqui o gráfico dos meses.

As contas

O que o painel fotovoltaico de 250 W produziu em Outubro representou 5,33 € de poupança na minha fatura da luz, se tivesse consumido tudo o que o painel produziu no mês passado. O preço do meu kWh atualmente é tarifa simples de 0,1839 (com IVA).

Se tivesse consumido tudo o que o painel produziu teria já poupado até agora 237,19 €. Gastei 620 euros no painel e instalação em 2016. O retorno do investimento mantém-se nos cerca de 7 anos e meio. Agora já consegue o mesmo ou melhor por cerca de 500 euros.

Compensa comprar um painel solar?

Como não consumo tudo o que o painel produz (porque não estou em casa durante o dia durante a semana), tenho estimado o meu desperdício para a rede em cerca de 25%.

Assim, o retorno real  (o chamado break even) continua pelas minhas contas perto dos 10 anos (reais). Depois de passado esse tempo, o painel estará pago e terei pelo menos mais 15 anos de “lucro”. Veremos se é assim. Mensalmente continuarei a fazer aqui o balanço.

A reportagem

Na semana passada, a reportagem do Contas-poupança foi com um outro caso real de um espectador que decidiu comprar 3 painéis solares e que consome praticamente 100% da eletricidade que eles produzem em tempo real, porque a mulher está sempre em casa. É a situação ideal para quem tiver dinheiro e espaço para instalar painéis solares.

Pode ver ou rever a reportagem AQUI. Tem muita informação útil. Aproveito para esclarecer que alguns profissionais da área apontaram no blogue e no Facebook do Contas-poupança críticas a incorreções que terei cometido sobre a nova lei do autoconsumo. Nomeadamente, que a partir de uma determinada potência é necessário preencher outros requisitos legais que não mencionei na reportagem.

Lerei e relerei e lerei outra vez a legislação que me enviaram e corrigirei o necessário assim que conseguir transformar aquela lei em situações práticas. Esses instaladores não precisam ficar preocupados. Não estou a tentar roubar nenhum negócio a ninguém.

O que posso garantir, dentro das minhas possibilidades enquanto jornalista e pelo que entretanto aprendi sobre o tema, é que podem instalar 1, 3, 5, 6, 10 painéis “à vontade” sem terem de estar preocupados com burocracias. É MESMO só comprar os painéis, instalá-los ou pedir a um instalador certificado que os instale (situação ideal), fazer o tal registo na página que menciono no artigo, ligar os painéis à tomada e é só começar a poupar. Se existir alguma situação mais complicada será devidamente esclarecida pelos profissionais ou na loja que contactar. Não tenha é “medo” de uma coisa que não conhece. A poupança é real. Só tem de fazer contas a se é do seu interesse ou não.

Na minha opinião – que vale o que vale –  todos os portugueses com um telhado virado a sul deveriam ter 1 painel solar. Se depois vale a pena ter 2, 3 ou 6, ou 20 é outra conversa, como explico na reportagem.

Faça perguntas, informe-se e decida.


Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

O Governo vai baixar o IRS – O que muda no meu salário?

O meu salário vai subir quanto? O Governo aprovou hoje o famoso “alívio fiscal” de que tanto se tem falado nas últimas semanas. Vou tentar traduzir para “dinheirês” o que acaba de ser decidido. Conheça a nova tabela dos escalões do IRS O Conselho de Ministros desta...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses e sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (22 a 28 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

Se quiser investir é melhor um PPR ou um ETF? (Mês #31- Março 24)

PPR vs. ETF: Qual é melhor para investir a longo prazo? Nos últimos anos, com o aumento da literacia financeira (e aqui no Contas-poupança orgulhamo-nos de fazer paret desse percurso), milhares de portugueses descobriram que os PPR podiam servir para ganhar dinheiro e...

PodTEXT| Como vai usar de forma (mais) inteligente o seu reembolso do IRS?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

VÍDEO | Como funciona o IRS Jovem e quem tem direito?

Aproveita o IRS Jovem Os jovens que acabaram os estudos e começaram a trabalhar desde 2020, têm direito a descontos muito grandes no IRS. Na reportagem esta semana do Contas-poupança explicámos-lhe quem tem direito ao IRS Jovem e como funciona. Quem tem direito Se...

Portugal em 13º lugar entre 39 países na literacia financeira

Tendência para criar poupanças tem vindo a diminuir desde 2020 O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) - composto por representantes do Banco de Portugal (BdP), da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e pela Comissão do Mercado...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses, mantêm-se a seis e sobem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #232 – Vamos a contas | Fiz retenção na fonte, mas tenho de pagar IRS. Porquê?

Porque tenho de pagar IRS se fiz retenções na fonte? Em 2023, a Lúcia fez retenção na fonte no seu emprego normal e também fez retenção na fonte de todos os recibos verdes que passou. Agora fez a simulação para a entrega do IRS e descobriu que vai ter de pagar IRS em...

Publicidade

Artigos relacionados

11 Comentários

  1. Miguel

    Pedro,
    A produção é em Wh, atenção à unidade 🙂

    Responder
    • Pedro Andersson

      Obrigado. Sou um leigo/utilizador :). Para mim são W em tempo real. Não sei explicar de outra maneira.

      Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Lamento. Não sou a minha opinião porque não tenho conhecimentos técnicos suficientes para isso. Coloque por favor no grupo de Facebook “Contas-poupança -as suas dúvidas”.

      Responder
  2. Rogério

    Eu já uso esta tecnologia à 2 anos. Tenho 12 painéis de 270w e garanto que não vai energia para a rede. Há no mercado dispositivos que colocam a energia que sobra em resistências para aquecer àgua. Cada euro gasto é bem gasto. Pensem também na natureza.

    Responder
    • A.Sousa

      Não é boa estratégia. Se é para aquecer água, arranje um painel AQS. Um painel AQS é 80% ou mais eficiente. Um painel fotovoltaico é 20% eficiente. Eficiência medida em termos da energia solar que incide nos paineis…

      Responder
      • FreeAtMind

        Se ia para a rede a energia e a utiliza para aquecer a água, passa de desperdício a aproveitamento, aqui a eficiência da tecnologia não é relevante. Seria apenas se estivesse a estruturar a instalação e tivesse comprado mais painéis para suportar esse aquecimento de água, aí já seria relevante.

        Responder
  3. Luis Pereira

    Esses 25% não estão subestimados ? Trabalha em casa ou tem pessoas em casa durante o dia ?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola, agora tenho pessoas mais dias em casa durante a semana devido aos horários da escola do miúdo. Mas foi a conta que fiz com vários dias de amostra.

      Responder
  4. Luis Pereira

    Era interessante instalar um contador digital de onde podesse extrair o padrão de consumo e depois cruzar com o padrão de produção. Aí podia ver se 1 painel chega ou não.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.