Quanto custa um painel solar e como saber se vale a pena o investimento




Isso não é muito caro?

Depende do que considera caro e do retorno que espera ter. Vou responder a essas perguntas na reportagem desta quarta-feira do Contas-poupança no Jornal da Noite na SIC.

Fomos a casa de Luís Sousa que mora num segundo andar num prédio no Montijo e que tem 3 painéis e pensa colocar um quarto painel.

Como é que ele fez as contas para saber quantos comprar? Que pormenores teve de ter em conta para não investir demasiado e não ter retorno?

Que aparelhos pode usar para medir quantos painéis precisa para sua casa? Um será suficiente? Para imensos casos sim. Quanto tempo demoro a recuperar o investimento?

Quanto custa hoje um painel solar e quantos Watts produz no máximo? Entrevistámos também um especialista em painéis solares com dezenas de anos de experiência no mercado fotovoltaico que dá dicas sobre como pode evitar ser “enganado”.

Como sabem, tenho 1 painel solar fotovoltaico há cerca de 3 anos. Decidi investir 500 euros mais 120 de instalação para “experimentar” se compensa ou não. Foi mais uma questão profissional do que pessoal, porque se fosse pessoal acho que não tinha “coragem” de gastar tanto dinheiro numa coisa que nem percebia como funcionava. Hoje percebo. Tem neste blogue dezenas e dezenas de artigos (são mensais) com o meu balanço de produção e como tem corrido a experiência. Até agora positiva.

Mas não quis falar do meu caso porque pode não ser representativo. Assim, andei à procura de um cidadão normal que tenha instalado painéis solares sem perceber nada do assunto para lhe perguntar como está a correr. Veja o resultado mais logo no Jornal da Noite na SIC. Quarta-feira é dia de Contas-poupança.

A lei do autoconsumo mudou

A lei dos painéis solares mudou este Verão. Isto quer dizer que qualquer pessoa ou empresa (talho, peixaria, restaurante, pastelaria, papelaria, supermercado, etc, etc, etc.) pode também instalar dezenas de painéis – desde que tenha espaço e dinheiro – sem dar cavaco a ninguém. A única coisa que tem de fazer é pôr o nome numa lista na página da Direção-Geral de Energia e Geologia a dizer quantos painéis tem. Só isso.

Isto quer dizer que para além de milhares de particulares, milhares de pequenos comerciantes e empresas podem instalar até 100 painéis  com quase zero burocracia e começar a reduzir a conta da luz de forma drástica no minuto seguinte. Sente logo a diferença na fatura seguinte.

Se não percebe nada disto e está cheio de dúvidas veja a reportagem do Contas-poupança esta quarta-feira. Até logo!



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *