Valem a pena os serviços adicionais da fatura da luz e do gás?

Escrito por Pedro Andersson

11.11.19

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4 min de leitura

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Fez as contas antes de subscrever planos de assistência e seguros?

Fui surpreendido na semana passada por uma informação da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos). Então não é que os contratos com serviços adicionais na luz e gás cresceram 500% nos últimos 4 anos? Isto quer dizer que 1 milhão e 800 mil contratos de luz e gás têm associados serviços do tipo assistência técnica e/ou seguros de saúde ou de proteção de pagamento.

Isto tem alguma coisa de mal? Não! Não, desde que os queira mesmo. Tem mesmo a certeza de que precisa e quer esses serviços? Ou só os tem porque os impingiram e nem deu por isso? Está mesmo a pensar usá-los? Não encontra preços melhores para esses seguros de equipamentos ou de saúde? Não tem já esse seguro no seguro do recheio da casa? Não tem já um seguro de saúde? Precisa de outro sendo que só pode usar um de cada vez? E tem a certeza de que não foi burlado e que esses serviços estão a ser cobrados sem a sua autorização? Estou a receber inúmeros relatos de idosos que têm esses serviços sem fazerem ideia do que contrataram e nunca os vão usar. A minha sogra, por exemplo, esteve a pagar o serviço “Funciona” durante meses e nem fazia ideia do que isso era.

Estes foram os serviços que encontrei nas várias empresas. Nada disto é ilegal. Até podem ser bons preços se quiser mesmo algum destes serviços. Mas veja se compensa mesmo gastar por exemplo 100 euros ou mais por ano para ter um desconto de 4 ou 8% na fatura da luz. Se nunca usar esses serviços vai estar a pagar mais de eletricidade do que em qualquer outra empresa do mercado. É só um alerta.

Veja a fatura mais recente dos seus pais e avós. E já agora a sua.

É que 1,8 milhões de contratos com serviços adicionais, muito sinceramente, parece-me bom demais. Quereria dizer que quase 2 milhões de portugueses fizeram as contas e concluiram que aqueles serviços são exatamente aquilo que precisam e que escolheram aqueles especificamente porque eram os melhores preços do mercado para os produtos e seguros que estão mesmo a precisar este ano. Seria uma notícia extraordinária e quereria dizer que o trabalho do Contas-poupança estaria completo e terminado.

Mas a minha experiência nestes últimos 10 anos diz-me que o mais provável (é apenas intuição) é que 85% destes contratos são só uma despesa acessória completamente desnecessária para as pessoas que os têm e que quando os tentarem utilizar não vai ser exatamente como os venderam e nem sequer leram as letras miudinhas do que contrataram. Digo eu.

Em Portugal, existem cerca de seis milhões de contratos de eletricidade (entre mercado regulado e livre) e 1,2 milhões no gás natural, o que significa que atualmente cerca de um em cada sete clientes tem contratados estes serviços, que abrangem assistência técnica, manutenção de equipamentos e seguros.

Se contratou estes serviços sabendo exatamente o que contratou e fê-lo consciente dos benefícios que vai ter e só aceitou depois de comparar os mesmos serviços fora do contrato da luz e gás, os meus parabéns. Está no caminho certo!



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7 Comentários

  1. Nuno 4

    Viva Pedro. Parece me mais uma maneira das empresas item buscar mais uns milhares quase de forma mascarada…. agora até seguros de saúde algumas destas empresas comercializam como se a factura da electricidade não fosse já estupidamente cara!
    Convenhamos quantas avarias de facto ocorrem que justifique a contratação destes serviços? A maioria de nos em caso de avaria liga e para a marca e pede assistência.

    Já agora uma dica. Para evitarem estimativas nas leituras de electricidade podem pedir gratuitamente a troca do contador por um inteligente que comunica as leituras automaticamente.

    Fica a dica.

    Responder
  2. Joana Alves

    Infelizmente paguei durante vários meses esses seguros extras porque nem sabia que os tinha solicitado. Porque a verdade é que nunca os solicitei. Colocaram isso no meu contrato, sem me informar, e só me apercebi disso quando comecei a achar que andava a pagar muito por mês em luz e gás. Fui completamente enganada!!! Tentei pedir a devolução do dinheiro mas dizem que como assinei o contrato, aceitei os termos. Mas fui enganada! Se souber uma forma de resolver esta situação, diga-me. Já cancelei todos os extras mas o dinheiro que me tiraram faz muita falta.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Se assinou sem ler não há nada a fazer. Pode sempre avançar para um centro de arbitragem para ver p que dá. Se conseguisse seria um excelente exemplo para outros na mesma situação.

      Responder
      • Joana Alves

        Pedro Andersson,
        É com enorme alegria que lhe conto que consegui recuperar o dinheiro que me foi cobrado em excesso ao longo de um ano, por me estarem a ser cobradas taxas extras que não tinha conhecimento nem tinha solicitado. Reclamei com a empresa, neste caso a IBERDROLA, mais de 10 vezes e diziam sempre que não iriam devolver o dinheiro. Contactei a DECO mas não conseguiram resolver a situação. Até que entrei em contacto com o Centro de Arbitragem, tal como recomendou aqui nos comentários, e eis que de repente a Iberdrola devolveu-me 41,78 euros! Depois de meses de luta e contactos sem sucesso, consegui que os meus direitos fossem ouvidos! Muito, muito obrigada pelas suas excelentes dicas e por nos ensinar que nunca devemos deixar de lutar pelos nossos direitos. Obrigada mais uma vez.

        Responder
  3. Jorge de Castro

    Falando de factura de electricidade gostava de colocar a seguinte questão:
    Os contadores digitais que a EDP está a instalar têm um display para apresentar a informação sobre o consumo de electricidade e esse display precisa de ser alimentado para desempenhar essa função, a pergunta que se coloca é quem alimenta esse display é o cliente ou é a EDP? eu sei que o consumo desse display é pequeno mas é 24h sobre 24 h e 365 dia por ano, certamente vai ter algum peso na factura do cliente, e para a EDP será um grande negocio pois por pouco que seja multiplicado por milhões de clientes serão alguns milhões de euros.
    Gostava de saber como funcionam esses contadores e se o display é alimentado pela rede do cliente ou se é alimentado pela EDP ou se tem pilhas para alimentado o display , é que eu vejo tanto interesse da EDP em me instalar esse contador digital que já insistiram por mais de 5 vezes para agendar a instalação, uma das quais eu coloquei a questão do consumo do display quando marcaram a instalação e a pessoa informou-me que o contador tem uma pilha para alimentar o display e quando o técnico veio instalar pedi para me deixar ver o contador antes de instalar e não vi nenhum sitio onde esteja a pilha, só se essa estiver embebida no contador o que não me parece, pelo que como o contador não correspondia à informação que me tinham dado não deixei instalar o contador, apesar disso, já agendaram novamente a instalação do contador digital.

    Responder
    • Emanuel46

      Pergunta pertinente !
      Já somos dois a fazer a mesma pergunta.
      A EDP nada esclarece, claro.

      Responder
  4. Joana Alves

    Pedro Andersson,
    É com enorme alegria que lhe conto que consegui recuperar o dinheiro que me foi cobrado em excesso ao longo de um ano, por me estarem a ser cobradas taxas extras que não tinha conhecimento nem tinha solicitado. Reclamei com a empresa, neste caso a IBERDROLA, mais de 10 vezes e diziam sempre que não iriam devolver o dinheiro. Contactei a DECO mas não conseguiram resolver a situação. Até que entrei em contacto com o Centro de Arbitragem, tal como recomendou aqui nos comentários, e eis que de repente a Iberdrola devolveu-me 41,78 euros! Depois de meses de luta e contactos sem sucesso, consegui que os meus direitos fossem ouvidos! Muito, muito obrigada pelas suas excelentes dicas e por nos ensinar que nunca devemos deixar de lutar pelos nossos direitos. Obrigada mais uma vez.

    Responder

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