Como imprimir em casa a Certidão de Dispensa de entrega de IRS

Escrito por Pedro Andersson

14.08.19

}
5 min de leitura

Publicidade

Declaração online de dispensa de entrega de IRS

A quem é que isto interessa?

Não pense já que isto não é para si, uma vez que entrega todos os anos o Modelo 3 do IRS. Muitos de nós temos pais, avós, tios, primos, vizinhos, colegas de trabalho que estão isentos por lei de entregar a Declaração de IRS. Por estarem isentos acham que não precisam fazer mais nada. E têm razão.

O problema é que depois querem pedir um apoio do Estado para eles ou para os filhos (creches, abonos, subsídios, etc.) e pedem-lhes a Declaração de IRS. E lá vão eles às Finanças pedir a tal Certidão, perdendo uma manhã ou uma tarde só para fazer isso.

Um conselho que dou há vários anos é que todos devem entregar a Declaração de IRS mesmo que seja a ZEROS. E assim fica o problema resolvido. Mas caso não se queira dar a esse trabalho (porque o tem) basta ir ao Portal das Finanças (se tiver acesso à internet, ou um filho, ou um neto) e imprimir a Certidão em formato PDF que é perfeitamente legal e equivalente à que receberá se for pessoalmente às Finanças.

Como imprimir a Certidão

Basta ir ao Portal das Finanças com o Número de Contribuinte da pessoa em causa e da respectiva senha de acesso (já pediu para os seus pais e avós?) e aceder aqui a TODOS OS SERVIÇOS:

Logo a seguir aparecem por ordem alfabética todos os serviços disponíveis no Portal das Finanças que são centenas. Como estão de A a Z, basta andar um pouco para baixo até “Dispensa Entrega IRS”.

Clica em “Entregar pedido”. Ao fazer o tal pedido grava o ficheiro em PDF e depois é só imprimir. No meu caso não dá para imprimir porque entrego IRS. Vou ter de o fazer para a minha mãe, mas ainda estou à espera da senha dela que chegará pelo correio. A Certidão de Dispensa de entrega de IRS é gratuita.

Se por algum motivo a pessoa não estiver dispensada, surgirá um erro (como no meu caso) a dizer que não é possível gerar o documento. Se a pessoa não tiver rendimentos mas fizer parte de uma declaração de IRS (filhos ou ascendentes que vivam consigo), o documento também não será gerado.

No Blogue do Paulo Marques saberfazer.saberfazer está um exemplo dessa Certidão. É uma Certidão antiga, mas provavelmente terá ainda hoje o mesmo formato gráfico.

Tem também aqui um link direto para pedir essa Certidão:
https://www.acesso.gov.pt/jsp/loginRedirectForm.jsp?partID=PFIN&path=main.jsp%3Fbody%3D%2Fexternal%2Finsufirsinter%2Fregistar.do

A importância da Certidão de Isenção de IRS

Há inúmeros direitos e benefícios municipais que as pessoas com menores rendimentos podem ter se provarem que têm esses baixos rendimentos. Aprendi isso esta semana. Descobri que a minha mãe poderia ter há vários anos um desconto que pode chegar a 10 euros por mês na água e que não o tem porquê? Porque não o pediu através da Câmara Municipal. Ela tem o Cartão Social Municipal mas nunca se apercebeu de que também tinha esse apoio. Estamos a falar de 120 euros por ano. Para ela, é muito relevante essa poupança.

Assim que me apercebi disso fiz o pedido do apoio, mas pedem o IRS do ano passado. Ora, como ela não tem rendimentos suficientes para entregar o IRS, não tinha esse documento. Logo, agora vou ter de esperar que chegue nova senha pelo correio para lhe fazer o pedido pela internet e tratar por ela do pedido do apoio por e-mail. É verdade que ela poderia ir às Finanças pedir essa Certidão mas gastaria talvez mais em transportes (mora fora da sede do concelho) do que aquilo que iria poupar nesse mês.

Portanto, fica a dica. Todos os anos, imprima esta Certidão de Dispensa de Entrega de IRS. E use para os efeitos que considerar úteis. Há, provavelmente, benefícios que desconhece que sobretudo os mais idosos podem ter e não sabem. Falarei de alguns deles num próximo artigo.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (15 a 21 de abril)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #231 – Como vai usar de forma (mais) inteligente o seu reembolso do IRS?

Como posso rentabilizar o reembolso do IRS Milhares de famílias contam com o reembolso do IRS como fonte de rendimento extra todos os anos. Quase como se fosse um décimo quinto mês. Mas, como é um dinheiro que aparentemente não nos sai do esforço diário, é visto quase...

PPR | Quanto estou a ganhar (ou a perder) com os meus PPR (Março de 2024)

Vale a pena fazer um PPR como investimento? (Mês #41) Em Março atingi o máximo de valorização histórica com o conjunto dos meus 10 PPR.  A minha "história" com Planos Poupança Reforma como forma de investimento tem cerca de 3 anos. Comecei em finais de 2020, e durante...

PodTEXT Vamos a Contas | Onde invisto 100€ todos os meses para os meus filhos?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (15 a 21 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

PodTEXT | 5 sinais de alerta de que as suas finanças não estão bem

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

Quer fazer um Workshop gratuito de finanças pessoais? (Inscrições abertas)

Aprenda finanças pessoais gratuitamente Estão abertas as inscrições para a próxima edição do Finanças para Todos, da universidade NOVA SBE. O curso tanto pode online, como presencial (em Carcavelos) ou na área metropolitana do Porto. O curso terá lugar entre Outubro...

Publicidade

Artigos relacionados

12 Comentários

  1. Vitor Madeira

    Mais uma vez, autêntico serviço público.
    Obrigado.

    Responder
  2. Nuno

    Embora seja uma boa sugestão, escusam de dar indicações erradas:
    “Um conselho que dou há vários anos é que todos devem entregar a Declaração de IRS mesmo que seja a ZEROS. E assim fica o problema resolvido”
    Ora é impossível enviar uma declaração a zeros… Por isso é que as pessoas necessitavam de ir às finanças solicitar tal certidão.

    Responder
  3. Alda

    Mesmo de férias o Sr Pedro Anderson não se esquece de nós, obrigada pela dica eu também não sabia
    Bem Haja e BOAS FÉRIAS

    Responder
  4. Ana Jesus

    Olá
    E posso entregar irs mesmo pedindo esta declaração ou depois já não me é permitido? Obrigada

    Responder
  5. maria francisco

    Concordo! É sempre melhor fazer a entrega do IRS mesmo a zeros.
    Mas como faço? Ponho: Rendimento…. 1,00. E depois????
    Rendimento de quê?? e de quem????
    Obrigado

    Responder
  6. Maria Pereira

    O meu filho iniciou a sua atividade laboral em agosto do ano passado (2021), com 23 anos. Como tal, não fez o IRS, sendo incluído na nossa declaração (pais), embora aí constasse o seu rendimento. Agora necessita da certidão de dispensa de entrega de IRS em 2021 e o programa não autoriza, de acordo com as informações: “Existem condicionamentos que impedem a geração da certidão” e “O requerente tem declaração de IRS vigente para o ano de rendimentos a certificar”. O que deve fazer? Preencher a declaração de IRS com atraso? Obrigada.

    Responder
  7. Luis Miguel Pacheco Vieira

    Muito obrigado. A informação que obti, aqui, para o que queria, foi fundamental. Muito bem estruturada esta página. Muito obrigado.

    Responder
  8. Maria Manuel Silva

    Muito obrigada Sr Pedro Andersson pelas suas informações que , são extremamente úteis. Tive de tirar uma certidão de dispensa de IRS para uma familiar e sozinha não ia chegar. Com a sua ajuda, foi rápido e fácil. Bem haja.!!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.