Como imprimir em casa a Certidão de Dispensa de entrega de IRS

Escrito por Pedro Andersson

14.08.19

}
5 min de leitura

Publicidade

Declaração online de dispensa de entrega de IRS

A quem é que isto interessa?

Não pense já que isto não é para si, uma vez que entrega todos os anos o Modelo 3 do IRS. Muitos de nós temos pais, avós, tios, primos, vizinhos, colegas de trabalho que estão isentos por lei de entregar a Declaração de IRS. Por estarem isentos acham que não precisam fazer mais nada. E têm razão.

O problema é que depois querem pedir um apoio do Estado para eles ou para os filhos (creches, abonos, subsídios, etc.) e pedem-lhes a Declaração de IRS. E lá vão eles às Finanças pedir a tal Certidão, perdendo uma manhã ou uma tarde só para fazer isso.

Um conselho que dou há vários anos é que todos devem entregar a Declaração de IRS mesmo que seja a ZEROS. E assim fica o problema resolvido. Mas caso não se queira dar a esse trabalho (porque o tem) basta ir ao Portal das Finanças (se tiver acesso à internet, ou um filho, ou um neto) e imprimir a Certidão em formato PDF que é perfeitamente legal e equivalente à que receberá se for pessoalmente às Finanças.

Como imprimir a Certidão

Basta ir ao Portal das Finanças com o Número de Contribuinte da pessoa em causa e da respectiva senha de acesso (já pediu para os seus pais e avós?) e aceder aqui a TODOS OS SERVIÇOS:

Logo a seguir aparecem por ordem alfabética todos os serviços disponíveis no Portal das Finanças que são centenas. Como estão de A a Z, basta andar um pouco para baixo até “Dispensa Entrega IRS”.

Clica em “Entregar pedido”. Ao fazer o tal pedido grava o ficheiro em PDF e depois é só imprimir. No meu caso não dá para imprimir porque entrego IRS. Vou ter de o fazer para a minha mãe, mas ainda estou à espera da senha dela que chegará pelo correio. A Certidão de Dispensa de entrega de IRS é gratuita.

Se por algum motivo a pessoa não estiver dispensada, surgirá um erro (como no meu caso) a dizer que não é possível gerar o documento. Se a pessoa não tiver rendimentos mas fizer parte de uma declaração de IRS (filhos ou ascendentes que vivam consigo), o documento também não será gerado.

No Blogue do Paulo Marques saberfazer.saberfazer está um exemplo dessa Certidão. É uma Certidão antiga, mas provavelmente terá ainda hoje o mesmo formato gráfico.

Tem também aqui um link direto para pedir essa Certidão:
https://www.acesso.gov.pt/jsp/loginRedirectForm.jsp?partID=PFIN&path=main.jsp%3Fbody%3D%2Fexternal%2Finsufirsinter%2Fregistar.do

A importância da Certidão de Isenção de IRS

Há inúmeros direitos e benefícios municipais que as pessoas com menores rendimentos podem ter se provarem que têm esses baixos rendimentos. Aprendi isso esta semana. Descobri que a minha mãe poderia ter há vários anos um desconto que pode chegar a 10 euros por mês na água e que não o tem porquê? Porque não o pediu através da Câmara Municipal. Ela tem o Cartão Social Municipal mas nunca se apercebeu de que também tinha esse apoio. Estamos a falar de 120 euros por ano. Para ela, é muito relevante essa poupança.

Assim que me apercebi disso fiz o pedido do apoio, mas pedem o IRS do ano passado. Ora, como ela não tem rendimentos suficientes para entregar o IRS, não tinha esse documento. Logo, agora vou ter de esperar que chegue nova senha pelo correio para lhe fazer o pedido pela internet e tratar por ela do pedido do apoio por e-mail. É verdade que ela poderia ir às Finanças pedir essa Certidão mas gastaria talvez mais em transportes (mora fora da sede do concelho) do que aquilo que iria poupar nesse mês.

Portanto, fica a dica. Todos os anos, imprima esta Certidão de Dispensa de Entrega de IRS. E use para os efeitos que considerar úteis. Há, provavelmente, benefícios que desconhece que sobretudo os mais idosos podem ter e não sabem. Falarei de alguns deles num próximo artigo.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

IVA ZERO | A lista dos produtos básicos – Quanto vão (realmente) descer?

Os 44 alimentos que vão passar a ter IVA zero Com certeza já viu e ouviu a lista dos 44 alimentos essenciais que vão passar a ter IVA Zero em vez de 6%, como atualmente. Está em todo o lado e parece que ninguém fala de outra coisa. Também a vou colocar aqui para...

VÍDEO | Já pensou em fazer um Workshop gratuito de finanças pessoais?

Aprenda finanças pessoais gratuitamente Portugal está na cauda da Europa em termos de literacia financeira. Um inquérito recente mostrou que os portugueses não só ganham pouco, como não sabem como lidar com o dinheiro que têm e que costumam assinar de cruz os papéis...

PODCAST | #159 – Ainda tem medo dos Certificados de Aforro?

Juros dos Certificados de Aforro no máximo possível Os Certificados de Aforro atingiram este mês os juros máximos previstos por lei. É uma rentabilidade absolutamente extraordinária para um produto con capital garantido: 3,5% no primeiro ano e 4% a partir do segundo...

ÚLTIMA HORA | Governo dá apoio de 30 euros por mês a famílias mais pobres

Governo dá apoio de 30 euros a famílias mais pobres e mais 15 euros por filho O Governo anunciou hoje um novo apoio mensal de 30 euros às famílias mais pobres para compensar a subida do custo de vida. O pagamento deste apoio será automático e feito de forma...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (27 de março a 2 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que...

EURIBOR | Euribor 3 meses sobe para novo máximo e supera 3%

Euribor 3 meses sobe para novo máximo e supera 3% Na última semana a Euribor recuou um pouco por causa da crise em vários bancos, nos EUA e na Suíça, mas pelos vistos está a retomar as subidas. Seja como for, continuam super altas. Hoje, a taxa Euribor subiu a três, a...

PODCAST | #158 – Como vão funcionar os Apoios extraordinários à Habitação em 2023?

Como vão funcionar os dois Apoios extraordinários à Habitação em 2023 (rendas e crédito à habitação)? O Governo acaba de aprovar duas medidas importantes para ajudar as pessoas que estão a pagar rendas de casa muito altas (como inquilinos) e as famílias que viram a...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (20 a 26 de março)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que...

ELETRICIDADE | Preço da eletricidade no mercado regulado desce 3% em Abril

Fatura da luz desce em média 3% para clientes do mercado regulado a partir de Abril - ERSE O preço da luz no mercado regulado vai descer cerca de 3% a partir de 1 de Abril. O valor do kWh vai descer para 0,1567 € e a potência contratada de 3.45 kVA para 0,1688 €. A...

IRS 2022 | Página COMPLETA das deduções ao seu IRS já está online para consulta

ÚLTIMA HORA | Já está online! Agora sim, já pode verificar se está TUDO bem. Como avisei em vários artigos ao longo dos últimos meses, todas as faturas que faltavam no e-fatura iriam (se estiver tudo bem) surgir numa página que só iria aparecer em Março. Pois bem,...

Publicidade

Publicidade

Artigos relacionados

12 Comentários

  1. Vitor Madeira

    Mais uma vez, autêntico serviço público.
    Obrigado.

    Responder
  2. Nuno

    Embora seja uma boa sugestão, escusam de dar indicações erradas:
    “Um conselho que dou há vários anos é que todos devem entregar a Declaração de IRS mesmo que seja a ZEROS. E assim fica o problema resolvido”
    Ora é impossível enviar uma declaração a zeros… Por isso é que as pessoas necessitavam de ir às finanças solicitar tal certidão.

    Responder
  3. Alda

    Mesmo de férias o Sr Pedro Anderson não se esquece de nós, obrigada pela dica eu também não sabia
    Bem Haja e BOAS FÉRIAS

    Responder
  4. Ana Jesus

    Olá
    E posso entregar irs mesmo pedindo esta declaração ou depois já não me é permitido? Obrigada

    Responder
  5. maria francisco

    Concordo! É sempre melhor fazer a entrega do IRS mesmo a zeros.
    Mas como faço? Ponho: Rendimento…. 1,00. E depois????
    Rendimento de quê?? e de quem????
    Obrigado

    Responder
  6. Maria Pereira

    O meu filho iniciou a sua atividade laboral em agosto do ano passado (2021), com 23 anos. Como tal, não fez o IRS, sendo incluído na nossa declaração (pais), embora aí constasse o seu rendimento. Agora necessita da certidão de dispensa de entrega de IRS em 2021 e o programa não autoriza, de acordo com as informações: “Existem condicionamentos que impedem a geração da certidão” e “O requerente tem declaração de IRS vigente para o ano de rendimentos a certificar”. O que deve fazer? Preencher a declaração de IRS com atraso? Obrigada.

    Responder
  7. Luis Miguel Pacheco Vieira

    Muito obrigado. A informação que obti, aqui, para o que queria, foi fundamental. Muito bem estruturada esta página. Muito obrigado.

    Responder
  8. Maria Manuel Silva

    Muito obrigada Sr Pedro Andersson pelas suas informações que , são extremamente úteis. Tive de tirar uma certidão de dispensa de IRS para uma familiar e sozinha não ia chegar. Com a sua ajuda, foi rápido e fácil. Bem haja.!!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.