Não abra o e-mail fraudulento supostamente das Finanças


O e-mail NÃO é das Finanças

O aviso é da própria Autoridade Tributária. Andam a circular e-mails supostamente enviados pelas Finanças que são fraudulentos e que têm por objetivo instalar vírus no seu computador para conseguir roubar-lhe informações que o podem vir a prejudicar.

Como sabe, os piratas informáticos estão muito ativos sobretudo usando os dados dos bancos para roubarem o seu dinheiro. Enviam SMS que parecem enviados pelos bancos, enviam e-mails a dizer que precisa atualizar os seus dados ou com outros pedidos. Esteja sempre alerta. Nunca responda a esses e-mails e apague IMEDIATAMENTE essas mensagens e e-mails.

Neste caso específico, as Finanças aparentam ser um remetente credível, mas não é verdade. Tenha sempre em atenção a correção do português utilizado. Normalmente, está muito mal escrito. Parece sempre uma tradução mal feita. Um dia que os criminosos aprendam a escrever bem português a coisa vai ficar mais complicada. Até lá, em caso de dúvida ligue para a entidade mencionada para confirmar se o e-mail ou SMS é verdadeiro antes de responder.

Mas, em todo o caso, fica já a saber que os bancos e as Finanças NUNCA pedem os seus dados de acesso seja ao que for por SMS ou e-mail. Só nas páginas respectivas e mesmo assim tem de confirmar se é a página original ou se, no endereço tem algumas letras ou números esquisitos. Todo o cuidado é pouco.

O e-mail fraudulento das Finanças

O e-mail que a Autoridade Tributária alerta que é claramente fraude é este:

A informação está no Portal das Finanças.

A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento de que alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico provenientes do endereço portaldasfinancas.3aqb9@.pt nas quais é pedido que se carregue num link que é fornecido.

Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando no link sugerido.

Em caso algum deverá efetuar essa operação.

Recomenda-se ainda a leitura do folheto informativo sobre Segurança Informática disponível no Portal das Finanças.

Portanto, mais uma vez atenção a SMS e e-mails esquisitos que pedem os vossos dados ou para verem um determinado ficheiro (uma fatura, uma nota de débito ou de crédito). Pode ser fraude. Só abra se tiver a certeza de onde vem. Se tiver dúvidas pergunte. Não arrisque na sorte. Pode perder muito dinheiro com isso se não tiver cuidado.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica.


Um comentário em “Não abra o e-mail fraudulento supostamente das Finanças

  1. Avatar
    I. Rodrigues Reply

    Boa tarde Pedro

    Esta é fácil de identificar como fraude.
    O texto tem demasiados “você”s.

    Continuação de bom trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *