Entre PLUS ou MAX qual escolhia?
No Domingo fui às compras a um hipermercado. Encontrei pastilhas de detergente para a loiça da mesma marca cujos pacotes à primeira vista me pareceram iguais. Mas um era mais caro do que o outro 4 euros apenas porque estavam duas embalagens juntas num saco de plástico a dizer “Pack Especial”. Achei curioso e partilhei aqui. Como sabem, divirto-me muito enquanto consumidor em encontrar estas pérolas, como expliquei neste artigo AQUI.
Mas, às vezes também me engano. E fui logo alertado por vários leitores que havia uma palavra diferente nas embalagens. Logo, estava a comparar produtos diferentes e isso não pode ser. Obviamente, concordo. E corrigi e atualizei o artigo que podem ler no link acima. Mas…
Afinal o que querem dizer os nomes plus e max e premium e blá, blá, blá?
Neste caso específico fiquei mesmo curioso com a minha ignorância. Na internet não encontrei resposta à comparação entre o tal plus e o max. Uns leitores encontraram estes mapas comparativos e que podem vir a ser úteis se estas diferenças foram importantes no processo de decisão.
Como podem perceber, os dois não aparecem simultaneamente no mesmo mapa.
Portanto fui à página da Finish no Facebook e coloquei a questão.
Passados alguns minutos (Parabéns!) recebi a resposta:
Liguei para o número mencionado e um funcionário da representação da Marca respondeu a todas as minhas dúvidas.
Primeiro achou estranho que estivesse a fazer esta pergunta porque AS DUAS DESIGNAÇÕES SÃO EXATAMENTE DO MESMO PRODUTO. Só que a MAX é vendida em Espanha e a PLUS apenas em Portugal. É só e APENAS uma questão de marketing.
Ninguém tem autorização para vender a designação MAX em Portugal. Portanto o Jumbo não estará a cumprir com as regras da empresa que vende o Finish. Isso é lá com eles. Têm de se entender. Max é em Espanha, Plus é em Portugal.
O importante aqui é:
O consumidor é facilmente enganado pelas designações plus, max premiun, top, super top e afins.
Imaginem a quantidade de pessoas dispostas a pagar mais 4 euros por umas pastilhas PLUS quando a MAX na prateleira de baixo é EXATAMENTE o mesmo produto! Quando digo exatamente é MESMO exatamente de acordo com a própria marca.
Não costumo dizer isto muitas vezes, mas desta vez valeu a pena ter-me “enganado” :). São, de facto diferentes, mas afinal são iguais. Quantos exemplos não andarão por aí que ainda não sabemos?
O único critério que funciona é: comprar o que nos apetecer ao preço que estamos dispostos a pagar. Se o produto é bom até pode valer a pena pagar mais um pouco e sermos bem servidos. Se não presta, seja caro seja barato, nunca mais compro. Às vezes esquecemo-nos que enquanto consumidores NÓS é que temos o poder de decisão. Não vá atrás das publicidades. Preço por dose, e depois a qualidade dita se continuamos a comprar ou não. Simples.
Portanto, já sabe, No caso da Finish Plus ou Max é a mesma coisa, quimicamente. O resto são escolhas suas.
Ai povo enganado! Bom artigo. Parabéns.
Mais um excelente alerta! Obrigado!
Eu acho essa separação do Plus e Max um pouco estranha e desnecessária. Não sei onde está a vantagem de fazer isso. E outra coisa.. se o Max é só vendido em Espanha, porque a embalagem também está traduzida em português? Ambas as embalagens estão traduzidas em português e espanhol. Muita incoerência por parte da marca… ou estará o Jumbo a falsificar as embalagens? Duvido. Seja como for… nós os consumidores temos que estar sempre atentos. Obrigado mais uma vez pelo seu trabalho investigativo.
Como as embalagens versão MAX vieram de Espanha (não conseguirem enganar os Espanhóis) os valor extra é para cobrar as custas de portes…
Outros reparos: tenho visto cada vez mais, que as “marcas ditas de confiança” ou que ganharam estatuto, perderam muito em qualidade dos seus produtos pois agarram-se “à confiança” cega que conseguiram conquistar em outros tempos… Há marcas novas, que possuem productos com melhor qualidade e mais sérios e correctos (muitas vezes basta deixar de acreditar na publicidade cada vez mais engandora e começar a ler os rótulos, e pesquisar aqueles nomes mais estranhos..”gorduras hidrogenadas”=veneno!!). Simplesmente deixei de confiar em certas marcas que até então pensava que os seus productos eram sinónimo de qualidade e grande consideração ao consumidor (marcas como, danone, nestle, knorr, renova…são algumas delas).
Já alguém se apercebeu que aqueles papeis dos preços (refiro-me em exclusivo aos do continente do norte), muitas vezes as impressões são truncadas de modo a apagar ou não se ver a parte dos valor do produto por unidade… pensei que fosse erros de impressão que acontecia uma outra vez, e que por preguiça ou lapso, o funcionário deixou passar, mas a dada altura, já eram em quase todos os productos…bastante conveniente truncar mesmo em cima do preços mais importante dos produtos, pois é o preço que o consumidor mais atento, olha mais..
Conclusão! Er mesmo mais uma “pérola”!!!!
Conheço uma pessoa que trabalha numa determinada marca e que diz que o queijo é exatamente o mesmo, cortado nas mesmas máquinas, mas chega à parte do embalamento, um vai ser embalado com embalagem “continente” e o outro queijo fica com a embalagem da marca da referida fábrica. Exatamente o mesmo queijo, preços diferentes.
Certo. Isso é muito normal. Nada contra. O consumidor é que tem de saber escolher 🙂
Boa tarde,
Peço desculpa mas a notícia não está correcta. A diferença de valor é baseada na diferença de número de pastilhas e não no tipo de produto em si.
Aliás, fazendo as contas ao preço unitário sem desconto, reparará que o saco de 90 pastilhas seria mais barato que o saco de 72 pastilhas.
Cumprimentos,
Afonso Pereira
Olá. Obrigado. Independentemente disso são exatamente o mesmo produto por isso um ser mais barato do que o outro é sempre um pormenor muito interessante. Todos estes artigos nasceram de um equívoco meu que considerei os dois produtos iguais quando supostamente eram diferentes. Mas depois afinal não eram. É normal que encontre falhas nas contas por isso. O interessante para mim foi a conclusão final. Portanto, mantive o artigo original com o meu erro.