Painel solar fotovoltaico – Balanço Novembro 2018 (mês 24)

Balanço do mês de Novembro de 2018

Dois anos! Já tenho o painel solar fotovoltaico há 2 anos. Para dizer a verdade, se não fizesse este balanço mensal para meu controlo e vossa informação, sinceramente nem me lembrava que o tenho no telhado. Muito menos há 2 anos. De vez em quando vou espreitar à aplicação como se está a portar o painel solar (se está a produzir normalmente ou abaixo da média, etc). Até agora tem tido um comportamento técnico absolutamente normal.

O painel está bem mas o tempo não. Tem sido péssima a produção solar (em comparação com o ano passado). Em termos de manutenção? Zero. Nem tenho ido lá acima limpar o painel. Não tem sido necessário. Fui hoje ao telhado tirar fotos para vos mostrar como ele está. Tenho as fotos abaixo.

As contas

Este Novembro foi o pior mês destes 2 anos. Produziu apenas 19,312 kWh. Houve dias em que o painel praticamente não produziu nada.

Vamos aos gráficos habituais de quem segue este blogue há vários meses ou anos. Recordo que cada kWh (1.000 watts) custa cerca de 20 cêntimos na fatura da luz.

No gráfico seguinte pode acompanhar a produção acumulada mês a mês. Como podem ver, a meteorologia tem um forte impacto na produção do painel solar. É algo que não controlamos. Mas é possível perceber o padrão “normal” ao longo do ano: A partir de Janeiro a produção voltará a subir.

E o desconto na fatura?

Estas são as contas de Novembro de 2018. Se tivesse consumido tudo o que o painel produziu teria poupado na fatura da luz exatamente 3,36 euros (já com IVA).

Nestes 24 meses (2 anos completos) que já passaram teria poupado 156,99 euros. Como investi 620 euros no painel e na instalação, neste momento o retorno do investimento subiu para 7,9 anos.

Compensa comprar um painel solar?

Como não consumo tudo o que o painel produz (porque não estou em casa durante o dia durante a semana), tenho estimado o meu desperdício para a rede em cerca de 25%.

Assim, o retorno real  (o chamado break even) continua pelas minhas contas perto dos 10 anos (reais). Depois de passado esse tempo, o painel estará pago e terei pelo menos mais 15 anos de “lucro”. Veremos se é assim. Mensalmente continuarei a fazer aqui o balanço.

Para os que chegaram agora ao blogue, relembro que como não tenho baterias, tudo o que não consumir em tempo real é oferecido à rede. As baterias são demasiado caras para mim. Com baterias, todo o sistema fica em cerca de 5 mil euros.

E a manutenção?

Até agora, zero. Acho que o limpei uma vez no ano passado. Fui hoje ao telhado e tirei estas fotos para vos mostrar como está o painel passados 2 anos. Funciona bem, porque meço todos os dias a produção minuto a minuto. De aspecto continua impecável. A chuva vai limpando.

Se só chegou agora ao blogue e está interessado em mais informações sobre se compensa ou não comprar um painel solar, use o motor de busca no blogue, na coluna da direita e pesquise “painel solar”. Tem dezenas de artigos sobre esta minha “aventura”. Não sou técnico desta área. Sou apenas um consumidor curioso. E partilho a minha experiência. Leia também todos os comentários de leitores/espectadores sobre o tema. Também pode tirar dúvidas no grupo de Facebook “Contas-poupança – As suas dúvidas”.

Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA”

34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018.

É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

Se quiser um resumo claro e prático das dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”.

É só clicar AQUI abaixo.

 


3 comentários em “Painel solar fotovoltaico – Balanço Novembro 2018 (mês 24)

  1. Zeze Reply

    Jorge Jesus: quanto investiu nos painéis?
    Já li que teve poupança mas para fazer algumas contas é necessário saber quanto investiu para chegar ao número de anos que provavelmente vai obter retorno.
    Cumprimentos João

  2. José Jesus Reply

    Bom dia.
    Deixo um resumo da poupança de um ano depois da instalação dos painéis cá em casa.
    Tenho 7 painéis monocristalinos de 200W cada, Total 1400W, ligados diretamente á rede elétrica.

    DE JUNHO de 2016–a–ABRIL de 2017 PAGUEI de LUZ—1.400,21. (Antes da instalação dos painéis)

    DE MAIO DE 2017– a–MARçO DE 2018 PAGUEI de LUZ—1.035,29. ( Depois da instalação dos painéis)

    Tive uma poupança de cerca de 365,00 € num ano.

    Cumprimentos.
    José Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *