VÍDEO – O que são e quanto rendem os Certificados de Reforma da Segurança Social?

Escrito por Pedro Andersson

08.11.18

}
3 min de leitura

Publicidade

O que são os Certificados de Reforma?

São os “PPR” da Segurança Social. Provavelmente nunca ouviu falar deles.

Descobri que os Certificados de Reforma da Segurança Social estão a render mais do que muitos PPR privados (porque não têm comissões). São uma opção a ter em conta para muitos portugueses que querem chegar à reforma com 20.000, 40.000 ou 50.000 euros ou transformá-los numa renda vitalícia.

O que é uma renda vitalícia?

No caso deste PPR do Estado, assim que chega à idade da reforma tem 3 opções: ou retira todo o dinheiro, ou transforma esse valor numa renda vitalícia (pede uma simulação e dizem-lhe quanto fica a receber por mês enquanto for vivo – mesmo que o valor ultrapasse o valor que poupou) ou, terceira opção, pode transferir o valor para um familiar (um filho, por exemplo) que assim começa logo a poupança para a reforma com um valor mais “chorudo”. Escolhe na altura.

Quem pode aderir?

Qualquer pessoa inscrita na Segurança Social (privado ou público) pode aderir aos Certificados de Reforma. A Segurança Social desconta automaticamente uma pequena parte do seu salário todos os meses e não tem de ter mais trabalho nenhum. Pode descontar 2%, 4% ou 6% (se tiver mais de 50 anos).

Tem uma limitação importante: não pode levantar o dinheiro antes da reforma em NENHUMA circunstância (ao contrário dos PPR privados). Mas a explicação que recebi da Segurança Social e que está na reportagem que pode rever abaixo, é que o objetivo é mesmo esse. Se é para a reforma, é para a reforma. Assim não tem ilusões.

Pode a cada mês de Fevereiro alterar de 2% para 4% ou vice-versa. E pode suspender também, se vir que não pode poupar tanto. Pode começar a qualquer momento.

E se eu morrer entretanto?

Antes de se reformar

O valor acumulado passa para os herdeiros legais e de acordo com as regras da
sucessão civil. Nota: Não pode deixá-lo a outras pessoas por testamento.

Se já estiver a receber a renda mensal vitalícia

Se morrer nos 3 primeiros anos, os herdeiros têm direito a receber uma parte do valor
restante.

E tem benefícios fiscais?

Sim. Pode descontar até 20% das contribuições (até ao limite de 350,00€ por pessoa) – 700€ por casal. Este valor é deduzido à coleta do IRS (benefícios fiscais) e é acumulável com o relativo aos Planos Poupança-Reforma (PPR).

Veja ou reveja a reportagem. Como devem compreender, por limitações de tempo não é possível falar de TODOS os detalhes. Mas mais abaixo coloco o link para o Guia da Segurança Social onde estão todas as respostas às vossas dúvidas. Mas se vir a reportagem já fica com uma ideia de se vale a pena ou não subscrever este produto.

https://sicnoticias.sapo.pt/programas/contaspoupanca/2018-11-07-Certificados-de-reforma-o-que-sao-e-quanto-podem-render

 

Como prometido, tem AQUI o Guia da Segurança Social sobre os Certificados de Reforma. É só ler e tirar mais qualquer dúvida que tenha.

N20_regime_publico_capitalizacao_certificados_reforma

Boa reforma!

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

O Governo vai baixar o IRS – O que muda no meu salário?

O meu salário vai subir quanto? O Governo aprovou hoje o famoso “alívio fiscal” de que tanto se tem falado nas últimas semanas. Vou tentar traduzir para “dinheirês” o que acaba de ser decidido. Conheça a nova tabela dos escalões do IRS O Conselho de Ministros desta...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses e sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (22 a 28 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

Se quiser investir é melhor um PPR ou um ETF? (Mês #31- Março 24)

PPR vs. ETF: Qual é melhor para investir a longo prazo? Nos últimos anos, com o aumento da literacia financeira (e aqui no Contas-poupança orgulhamo-nos de fazer paret desse percurso), milhares de portugueses descobriram que os PPR podiam servir para ganhar dinheiro e...

PodTEXT| Como vai usar de forma (mais) inteligente o seu reembolso do IRS?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

VÍDEO | Como funciona o IRS Jovem e quem tem direito?

Aproveita o IRS Jovem Os jovens que acabaram os estudos e começaram a trabalhar desde 2020, têm direito a descontos muito grandes no IRS. Na reportagem esta semana do Contas-poupança explicámos-lhe quem tem direito ao IRS Jovem e como funciona. Quem tem direito Se...

Portugal em 13º lugar entre 39 países na literacia financeira

Tendência para criar poupanças tem vindo a diminuir desde 2020 O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) - composto por representantes do Banco de Portugal (BdP), da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e pela Comissão do Mercado...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses, mantêm-se a seis e sobem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #232 – Vamos a contas | Fiz retenção na fonte, mas tenho de pagar IRS. Porquê?

Porque tenho de pagar IRS se fiz retenções na fonte? Em 2023, a Lúcia fez retenção na fonte no seu emprego normal e também fez retenção na fonte de todos os recibos verdes que passou. Agora fez a simulação para a entrega do IRS e descobriu que vai ter de pagar IRS em...

Publicidade

Artigos relacionados

12 Comentários

  1. Anónimo

    Sr Pedro, tenho uma dúvida:

    No documento tem o seguinte:
    “O complemento mensal vitalício é atualizado periodicamente?
    -Sim. O complemento será anualmente atualizado a uma taxa que será definida no momento da
    troca do valor acumulado dos CR’s pelo complemento. Essa taxa manter-se-á fixa durante os
    anos seguintes de pagamento do complemento e será a correspondente ao objetivo de taxa de
    inflação definido para o Banco Central Europeu. Atualmente (2017) essa taxa é de 2%.
    -Esta atualização ocorre anualmente e sempre no mês de janeiro.”

    O que entende por isto? São juros?
    Se sim, já que são calculados com base na inflação, caso a inflação fique negativa, o cálculo não ficará negativo também?

    Responder
  2. Andrea

    Boa noite. Vi em vários sites que este produto não tem capital garantido mas, após leitura do guia, não vi qualquer referência a isso. Estes certificados têm capital garantido ou não?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Não tem capital garantido. A segurança social afirma no entanto que a gestão é muito prudente e conservadora. Vale o que vale.

      Responder
  3. Andrea

    Estes certificados têm capital garantido? No gui, não encontro nada a este respeito mas já vi vários sites que referem que não

    Responder
  4. Marco Neves

    Bom dia Sr. Pedro , queria saber a sua opinião relativamente aos certificados de reforma da seg. Social , se ainda continua a ser uma alternativa melhor á dos bancos e outras instituições.
    Aguardo a sua resposta e ajuda.
    Obrigado

    Responder
  5. J Cordeiro

    Boa tarde,

    Pode uma pessoa desempregada mas inscrita na Segurança Social aderir a este plano de reforma? Em caso afirmativo, como se deverá calcular o momento da reforma para pedir a transformação do capital em renda vitalícia?

    Obrigado.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Sugiro que ligue para o informativo da segurança social. Eles esclarecem logo. Não quero induzir em erro sem querer.

      Responder
  6. Maria

    Boa noite.
    Devido a dificuldades financeiras preciso levantar o dinheiro que coloquei em cpr da segurança social. Como posso fazer isso dado que não atingi idade reforma?
    Obrigada

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Maria. Creio que sabe que não pode levantar. Está nas regras. O que lhe responderam na Segurança Social? Para levantar antes tinha de ser um PPR…

      Responder
  7. Cláudia Caetano

    Já estamos em 2023. Continua este a ser um bom investimento no futuro, com um bom índice de rentabilidade, (melhor que um bom PPR)?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.