Quantas faturas pendentes tem neste momento no seu e-fatura?





Há quanto tempo não vai ao seu e-fatura?

Ao seu, da sua mulher ou marido e dos seus filhos. Provavelmente tem lá dezenas de faturas pendentes.  Acabo de ir ver o meu e tenho lá 99 faturas pendentes. O ideal era ir lá todos os meses, mas se for de 2 em 2 ou de 3 em 3 também dá. Não deixe é tudo para a última hora. Se fizesse isso tinha lá 1.500 faturas pendentes para ver em Fevereiro. Tinha de fazer uma direta. Sem necessidade nenhuma. Assim vai aos poucos.

É que o mundo não pára, e as Finanças também não. Já estamos quase no fim do ano e no caso de quem passa recibos verdes, TODAS as faturas ficam pendentes. E se nunca fizer nada, elas passam automaticamente para Despesas Gerais e perde essas deduções. E ainda não fui verificar o da minha mulher e dos meus filhos.  Só aí pode perder dezenas ou centenas de euros em deduções à coleta (descontos no imposto que tem de pagar). Pode ser muito dinheiro que está a perder…

 

No meu portal também já verifiquei no passado que tinha pelo menos uma fatura de saúde com um valor considerável “pendente” no meio das dos hipermercados. É importante ir lá todos os meses (aproveite para ir agora), porque se só lá for em fevereiro do próximo ano já não vai lembrar-se do que é esta fatura ou, com a falta de paciência nessa altura, é mais fácil distrair-se e perder faturas relevantes no meio das centenas que vai ter de verificar de uma só vez. Se for lá regularmente serão só umas 20 ou 30 de cada vez. É mais fácil.

Habitue-se. É o preço a pagar pela comodidade da entrega do IRS de forma automática (ou quase) e pelo combate mais eficaz à fraude e evasão fiscais que são prejudiciais para o país e para todos os contribuintes cumpridores.

Como corrigir as faturas pendentes

Uma dica: assim que entra no portal e-fatura, logo em cima aparece uma mensagem (não é muito visível) numa cor creme pouco destacada que diz que tem X faturas pendentes. Logo ao lado, tem um quadro com a designação “Complementar informação faturas”. Clicar aí é a melhor opção, porque aparecem todas as faturas pendentes e é só clicar no desenho correspondente à categoria de cada uma das faturas.

Se for pelo “Verificar faturas” ao fundo da página, terá de as ver uma a uma, e depois o processo de confirmação é mais burocrático, precisa de carregar em vários botões para cada fatura. Uma perda de tempo. Vá pelos desenhos.

Muitos contribuintes queixam-se de que não valeu a pena o esforço de andar a pedir faturas durante o ano, porque não viram grandes resultados no seu reembolso. Relembro que pedir faturas com NIF só é útil a quem faz retenção de IRS na fonte. Se não faz, não vai receber este dinheiro.

No meu caso, e creio que para a maior parte dos contribuintes que trabalham por conta de outrem, compensa o esforço. Sempre são mais 250 euros de reembolso (ou quase, conforme as despesas que tiver) da restauração, oficinas, cabeleireiros, veterinários e passes sociais a mais, para além dos 250 das Despesas Gerais Familiares. E fica-se com a certeza de que se tem todas as despesas inseridas nas respetivas deduções. Vi muita gente a queixar-se de que faltavam faturas quando foram fechar o e-fatura. Se tivessem visto durante o ano tinham reclamado a tempo. Em alguns casos, foi tarde de mais. Daí, reforço, a importância de ir assim que puder ao e-fatura e ver se, até ao momento, está tudo como está à espera. É um trabalho de formiguinha, mas compensa. Digo eu.

Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA”

34 novas dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018.

É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

Se quiser um resumo claro e prático das dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”.

É só clicar AQUI abaixo.

 

 

 


16 comentários em “Quantas faturas pendentes tem neste momento no seu e-fatura?

  1. Fernando Santos Reply

    Boa tarde

    Tenho um familiar que vendeu uma habitação
    que tinha , como foi feito por uma imobiliária a
    fatura aparece pendente, onde colocar.

    Agradecido
    Fernando Santos

  2. paula costa Reply

    Boa tarde,
    Comprei um computador para a minha filha ao qual indiquei o contribuinte dela.
    a minha pergunta é se posso deduzir nas despesas de educação .

  3. Susana MC Reply

    Olá Pedro, Não consigo validar as mensalidades do seguro de saúde. O que devo fazer?
    Obrigada.

  4. Manuela Esteves Reply

    Bom dia.
    Tenho uma dúvida…
    O meu agregado familiar é constituído por duas pessoas, eu e a minha filha de 11 anos.
    Quais a facturas que posso incluir no e-factura dela? As do supermercado também dão??
    Obrigada pelas dicas.

  5. Ruben Reply

    Olá Bom Dia
    Se possível gostava de pedir ajuda
    Sou Reformado tenho credito habitação
    acha que vale a pena pedir faturas com contribuinte ?
    quais os benefícios que tenho ?
    Se não recebo IRS ! também não pago/ei a verdade seja dita.

    obrigado
    Ruben

  6. Joana Cascais Reply

    Olá Pedro,
    Muito obrigada por todo este serviço que nos presta, ou melhor, que tão bem nos presta.
    Eu trabalho por conta debate outro mas também tenho recibos. Nao percebo no e factura a pergunta “Atividade fora do âmbito profissional?” O que é que define isto? Se calhar é muito óbvio… mas eu tenho essa dúvida.
    Muito obrigada!!! E parabéns pelo sucesso!

    • Pedro Andersson
      Pedro Andersson Post authorReply

      Olá. A pergunta é: Esta fatura é uma despesa pessoal (para deduzir no seu IRS como dedução de restauracao por exemplo) ou profissional (para descontar na atividade dos recibos verdes). Escolhe sim se for pessoal ou nao se for profissional.

  7. Joana Sousa Reply

    Olá Pedro,
    Tenho uma dúvida que me surgiu após ir validar as minhas faturas.
    Tenho duas despesas de Cabeleireiro e ao selecionar o icone de Cabeleireiros para associar às faturas é mostrada uma mensagem de erro em que diz que o CAE do Comerciante não corresponde à categoria que estou a escolher.
    A minha dúvida, neste caso, é: O que devo fazer?
    Obrigada e continuação de um excelente trabalho!
    Joana Sousa

    • Pedro Andersson
      Pedro Andersson Post authorReply

      Olá Joana, pode pedir à cabeleireira para corrigir a informação nas finanças. Enquanto ela não fizer isso não terá direito a essa dedução.

  8. Antonio Carvalho Reply

    Tenho uma dúvida
    Cá em casa somos três, as despesas de saúde têm um valor máximo no conjunto dos três ou são individuais
    Antecipadamente grato pela Vossa resposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *