Já se pode inscrever na página para receber os Manuais Escolares gratuitos

Escrito por Pedro Andersson

21.07.18

}
5 min de leitura

Publicidade

Já está online

Já está a funcionar (para já, apenas para registo) a plataforma www.manuaisescolares.pt para imprimir os vouchers para receber os manuais gratuitos para os seus filhos se frequentarem do 1º ao 6º ano de escolaridade no ensino público.

Os manuais escolares utilizados este ano letivo pelos alunos vão ser distribuídos através da plataforma MEGA, que irá atribuir gratuitamente livros novos mas também os usados que sejam devolvidos.

A partir do dia 1 de agosto, famílias, escolas e livreiros podem começar a usar a plataforma “MEGA — Manuais Escolares Gratuitos”, que está preparada para atribuir um ‘voucher’ a cada um dos cerca de 500 mil alunos do 1.º ao 6. anos, que frequentam escolas públicas e por isso têm direito a livros gratuitos. Mas neste momento já se pode registar.

Plataforma para Manuais novos e reutilizados

No início do mês, as escolas vão introduzir na plataforma informações relativas aos manuais que, no final deste ano letivo, foram devolvidos pelos alunos depois de usados.Neste momento ainda não é possível saber quantos manuais serão reutilizados, mas Miguel Farrajota, do Instituto de Gestão Financeira de Educação (IGeFE), explicou à LUSA que a “percentagem de reutilização já é muito aceitável”.

A plataforma irá redistribuir os manuais usados de forma aleatória, garantindo que “não haverá situações extremas de alunos que ficam apenas com livros usados ou apenas com manuais novos”.

Através do site www.manuaisescolares.pt, os encarregados de educação acedem à plataforma que lhes atribuirá um ‘voucher’ para adquirir os manuais nas livrarias que pretendam — desde que estas também estejam inscritas na plataforma.

Para isso, basta ter um e-mail e o número de contribuinte, que é obrigatório para cruzar os dados do encarregado de educação com os do aluno.

O cruzamento de dados tem como objetivo controlar as fraudes no momento das matrículas, tendo em conta os casos de quem apresentava falsos encarregados de educação para conseguir vaga numa determinada escola.

A partir do próximo ano letivo, passa a ser obrigatório apresentar uma declaração da Autoridade Tributária que confirma quem são os “verdadeiros” encarregados de educação.

Caso haja algum problema, os pais podem sempre dirigir-se à escola do aluno e tratar dos livros presencialmente com os funcionários da escola.

A plataforma deverá estar ativa até ao final de outubro, para garantir que não ficam de fora alunos que mudam de escola após o arranque do ano letivo.

Como imagino que ainda tenha algumas dúvidas ficam aqui as respostas do Ministério da Educação:

Perguntas frequentes

Encarregados de Educação

Não tenho telemóvel nem computador, como posso ter acesso aos manuais gratuitos?

É recomendada a utilização dos meios digitais para obter os vouchers e consultar as livrarias aderentes. Não havendo possibilidade para aceder à internet, o encarregado de educação deve dirigir-se à escola onde está matriculado o seu educando e solicitar o voucher em papel.
Como sei quais são os livros do meu educando?
Essa informação pode ser consultada na plataforma.
Posso utilizar o voucher em qualquer livraria?
Na plataforma encontra a lista de todas as livrarias aderentes no país. O voucher é válido em todas as livrarias aderentes, independentemente da sua área de residência.
O meu filho não aparece na plataforma, que faço?
Todos os alunos do ensino público vão estar inscritos na plataforma. Caso não consiga encontrar o nome do seu filho, contacte a sua escola.

Quem tem direito a manuais escolares gratuitos?

Os manuais escolares vão ser gratuitos para todos os alunos do 1.º ciclo (1.º ao 4.º ano) e do 2.º ciclo (5.º e 6.º anos) do ensino público no ano letivo 2018/2019.
Os manuais escolares vão ser gratuitos para todos os alunos do 3.º Ciclo e Secundário Concelho de Lisboa do ensino público no ano letivo 2018/2019.

A medida abrange também os cadernos de atividades?

Não, apenas os manuais escolares.

Os manuais têm de ser devolvidos?

Numa lógica de promoção da reutilização, os manuais escolares têm de ser devolvidos às escolas no final do ano letivo. Neste sentido, os livros devem ser entregues em bom estado. Considera-se bom estado aquele que decorra da normal utilização do manual escolar.

E se os manuais forem devolvidos danificados?

Só haverá penalização por mau uso em último caso. Pede-se às famílias que sensibilizem os seus educandos para uma utilização adequada dos manuais escolares. Caso a escola entenda que o uso foi, as famílias terão de pagar os livros danificados.

Quero ficar com os manuais escolares, posso comprá-los?

As famílias que pretendam comprar os livros podem optar por não levantar o voucher/manual.

Livrarias

Como me posso associar/aderir a este sistema?

Para ser considerada uma livraria associada, o operador económico deve registar-se na plataforma www.manuaisescolares.pt. É conveniente ter os pontos de venda dotados com o equipamento informático necessário para fazer o resgate dos vouchers, designadamente com acesso à internet.

Qual é o custo de utilização da plataforma dos manuais escolares para as livrarias?

A utilização da plataforma dos manuais escolares é gratuita para as livrarias aderentes.

Deve a livraria emitir fatura para os encarregados de educação?

Não, os manuais escolares que forem levantados através de vouchers são ser faturados à escola onde o aluno está matriculado.

Como sei a quem devo faturar os manuais escolares?

Na plataforma www.manuaisescolares.pt vai encontrar uma listagem de todos os manuais que foram resgatados na livraria com a indicação da entidade a que devem ser faturados. Se o resgate do manual não tiver sido corretamente registado na plataforma, não poderá ser faturado.

Acompanhe-nos AQUI

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.

YouTube 

Facebook do Contas-poupança

 Pergunte no Grupo “Contas-poupança – As suas dúvidas”

Instagram

Twitter  

Se quiser um resumo muito claro e prático das dicas que demos nestes anos todos, pode adquirir o livro “Contas-poupança”. Escrevi-o com esse propósito.

É só clicar AQUI abaixo.

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

O Governo vai baixar o IRS – O que muda no meu salário?

O meu salário vai subir quanto? O Governo aprovou hoje o famoso “alívio fiscal” de que tanto se tem falado nas últimas semanas. Vou tentar traduzir para “dinheirês” o que acaba de ser decidido. Conheça a nova tabela dos escalões do IRS O Conselho de Ministros desta...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses e sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (22 a 28 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

Se quiser investir é melhor um PPR ou um ETF? (Mês #31- Março 24)

PPR vs. ETF: Qual é melhor para investir a longo prazo? Nos últimos anos, com o aumento da literacia financeira (e aqui no Contas-poupança orgulhamo-nos de fazer paret desse percurso), milhares de portugueses descobriram que os PPR podiam servir para ganhar dinheiro e...

PodTEXT| Como vai usar de forma (mais) inteligente o seu reembolso do IRS?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

VÍDEO | Como funciona o IRS Jovem e quem tem direito?

Aproveita o IRS Jovem Os jovens que acabaram os estudos e começaram a trabalhar desde 2020, têm direito a descontos muito grandes no IRS. Na reportagem esta semana do Contas-poupança explicámos-lhe quem tem direito ao IRS Jovem e como funciona. Quem tem direito Se...

Portugal em 13º lugar entre 39 países na literacia financeira

Tendência para criar poupanças tem vindo a diminuir desde 2020 O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) - composto por representantes do Banco de Portugal (BdP), da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e pela Comissão do Mercado...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses, mantêm-se a seis e sobem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #232 – Vamos a contas | Fiz retenção na fonte, mas tenho de pagar IRS. Porquê?

Porque tenho de pagar IRS se fiz retenções na fonte? Em 2023, a Lúcia fez retenção na fonte no seu emprego normal e também fez retenção na fonte de todos os recibos verdes que passou. Agora fez a simulação para a entrega do IRS e descobriu que vai ter de pagar IRS em...

Publicidade

Artigos relacionados

22 Comentários

  1. Tânia de Fátima Fernandes anjos

    Gostaria de receber os materiais escolares para o meu filho

    Responder
  2. Marta Carina Soares Pinheiro

    Gostaria de receber os manuais escolares para a minha filha

    Responder
  3. Florinda

    Como faço para receber os livros gratuitos pro 5ano em Castelo Branco

    Responder
  4. ANABELA SILVA

    Boa tarde,
    não consigo aceder à plataforma deu erro inicialmente, agora diz que o meu email já está registado, como faço agora ???
    Anabela Silva
    Vila Nova Gaia ( Agrupamento de Canelas)

    Responder
  5. Tânia de Fátima Fernandes anjos

    Gostaria de receber os materiais escolares para o meu filho

    Responder
  6. VÂNIA MARTINS

    Bom dia, até quando posso proceder ao registo?
    Ainda estou a tentar transferir a minha filha de escola e então não posso registar já o pedido.

    Responder
  7. Susana

    Boa noite, o registo é feito uma única vez pelo encarregado de educação apesar de ter dois educandos em ciclos diferentes? serão visíveis os meus dois educandos na mesma área ou teria de fazer dois registos? Agradeço a informação. Obrigada

    Responder
  8. Susana

    Boa noite, o registo é feito uma única vez pelo encarregado de educação apesar de ter dois educandos em ciclos diferentes? Agradeço a informação. Obrigada

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola. Sim. Depois de registada, acrescenta os filhos.

      Responder
  9. Claudia

    Boa noite
    Gostaria bastante que pudessem por a publico a seguinte questão, por que razão os alunos do resto do país são diferente dos do concelho de lisboa e não tem acesso aos manuais escolares gratuitamente para o 7º ano ao 12º anos.
    Será que o resto do país não tem dificuldades económicas, porque razão esta discriminação para as restantes famílias. Se é para uns é para todos , não se pode dizer publicamente que os manuais só são gratuitos do 1º ao 6º ano de escolaridade e depois temos uma excepção à regra… Lisboa … o resto é paisagem…

    Obrigada

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Terá de reclamar junto da sua camara municipal. A camara de lisboa é que oferece não e o ministério da educação.

      Responder
  10. alcina azevedo

    bom dia não sei como asseder á senha para entrar obrigada

    Responder
  11. Vilma Martins

    Existe essa frase sobre os manuais e a minha pergunta é: porque meu filho ficará com os quatro livros do 3° ano usados sendo que ele tem direito ao sase no 1° escalão? E pelo que sei os amigos dele terão direito a voucher e ele não!Afinal os direitos não são iguais!!! A plataforma irá redistribuir os manuais usados de forma aleatória, garantindo que “não haverá situações extremas de alunos que ficam apenas com livros usados ou apenas com manuais novos”.

    Responder
  12. Manuela Silva Santos

    gostaria de saber como fazer para registo manuais escolares gratuitos 5 ano

    Responder
  13. Ivanilda Pereira

    Boa tarde gostaria de fazer a inscrição mas não sei como. Se poderem me ajudar agradeço.

    Responder
  14. susana

    Bom dia gostava que me ajuda se a minha filha vai pro 4 ano não cozido entrar no site obrigado fico a espera da resposta

    Responder
  15. L.Reis

    Boa tarde,

    Quem não fizer online tem direito na mesma aos livros gratuitos a levantar na escola correto?

    Obrigada

    LR

    Responder
  16. Leandro Francisco Rocha da Silva

    Ola.
    Quando registei no Portal Mega , ao ir validar o contribuinte, disseram me que o contribuite ja esta a ser utilizado, mas eu nao faço a minima ideia da conta que esta criada.
    Ajudem me por favor

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. MEGA - Manuais Escolares Gratuitos - Notícias de Portugal - […] fonte: Contas Poupança […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.