VÍDEO – Saiba qual vai ser a sua reforma

Escrito por Pedro Andersson

09.05.18

}
5 min de leitura

Publicidade

Conheça o novo simulador de pensões da Segurança Social

A partir de hoje (quarta-feira, dia 9 de Maio de 2018) já pode simular qual vai ser a sua pensão. Fica a saber o dia em que se vai poder reformar e quanto vai receber, mesmo que ainda faltem muitos anos para isso acontecer.

Fomos à Segurança Social, falar com o Diretor do Centro Nacional de Pensões para nos explicar como funciona. Tem o link da reportagem mais abaixo.

Antes a reforma era uma adivinha

Durante anos, saber o valor da reforma era uma espécie de jogo em que o resultado final era uma espécie de surpresa. Agradável ou desagradável. E só podia pedir para fazer uma simulação na Segurança Social quando faltassem 5 anos para se reformar.

A partir de agora, na internet já pode simular a sua pensão com o rigor possível que a distância no tempo permite. Tenha em atenção de que se tratam de estimativas baseadas no último ano completo de rendimentos sujeitos a descontos para a segurança Social.

Para já importa saber que tem de ter a password da Segurança Social direta. Se não tem ou perdeu-a, deve pedi-la no site. Vai receber a senha pelo correio em casa.

Convém ter no mínimo 15 anos de descontos. Se tem menos, o resultado do simulador não vai ser realista.

 

Ao simular, tanto pode saber quanto vai perder, como ganhar a mais, se decidir atrasar ou adiantar a sua reforma.

Em 2018 a idade legal de reforma é aos 66 anos e 4 meses

Saber quanto vai receber, pode ajudá-lo a decidir já hoje se deve investir num PPR ou em Certificados de Reforma do Estado, por exemplo. Ou em outros investimentos com mais risco. Tem de avaliar o seu perfil de investidor. Mas provavelmente vai ter uma desilusão quando vir os valores que lhe cabem.

Como fazer a simulação

Carrega em “pensões” na página da Segurança Social Direta e depois em “Simulador de pensões”. Assim que abre o simulador aparecem duas opções.

Quando abrir a sua página, a simulação vai usar os seus dados reais. Tal e qual como se fosse ao atendimento presencial da segurança social.

Atenção! Os valores são brutos. Tem de descontar o valor correspondente ao seus escalão de IRS para ter o valor líquido da pensão que vai receber. Neste momento o seu salário é o valor bruto, mais o subsídio de almoço, mais o que combinou com a empresa, menos o IRS e o desconto para a segurança social. Quando chegar a sua reforma é o valor bruto, sem descontos para a segurança social, mas continua a descontar para o IRS pelo escalão do valor correspondente. Para lhe facilitar a vida use o escalão que lhe descontam atualmente. É uma valor aproximado. Portanto, é menos do que o valor que lhe aparece na simulação.

Pode ver os salários que foram usados para o cálculo da pensão. Pode confirmar se foi tudo registado corretamente. Neste caso desde 1979, com os altos e baixos da vida.

Aproveite para ver se lhe faltam anos na sua listagem de salários. Pode acontecer, como já lhe mostrei nesta reportagem do Contas-poupança AQUI.

E se quiser reformar-se mais cedo?

Tem de ir à outra simulação: À medida. Tem 3 opções de pensão, de velhice ou duas de invalidez.

Se simular reformar-se um ano antes o que aconteceria a este beneficiário? Ia receber apenas 678 euros por mês (brutos). Ou seja, um ano de antecipação iria custar cerca de 2.300 euros por ano.

Pelo contrário, pode continuar a trabalhar. Neste caso fictício mencionado na reportagem, se adiar a reforma 1 ano, até aos 67 anos e 5 meses teria uma pensão de 988 €. Uma bonificação de mais de 100 euros por mês.

Pode indicar também se prevê receber outras pensões, se é desempregado de longa duração e se saiu da empresa com acordo ou não e outras opções, para a simulação ser o mais exata possível. Mesmo assim fica o aviso. São só estimativas.

Faça uma experiência. Na “Simulação à medida” altere o valor do aumento do salário que está definido em 0,5% por ano (se fosse verdade era bom), e coloque zero. Estou a sugerir isto porque há imensas empresas que não aumentam ninguém há mais de 10 anos. E veja o resultado na sua pensão se mantiver o seu salário até deixar de trabalhar. Isso sim é que é assustador.

As excepções

O simulador não cobre algumas as situações específicas: não abrange a Caixa Geral de aposentações da função pública, caixa dos advogadas ou quem trabalhou no estrangeiro. Também não dá para determinadas profissões, como pescadores ou mineiros que têm contagem de tempo diferente. Mas dá para 80% dos contribuintes portugueses. Quase 4 milhões de pessoas.

Se achar que os valores estimados não são lógicos, pode alterá-los. Vai a “Salários” e muda-os, carregando no lápis, para os valores que entender e faz nova simulação para mais ou para menos. E veja quanto precisa ganhar por ano para ter a reforma dos seus sonhos.

Na minha opinião este simulador é útil porque nos permite traçar objetivos claros na nossa vida financeira. Se eu perceber que daqui a 20 anos vou ter uma reforma miserável, é agora que eu tenho de agir. Não é quando faltarem 5 anos que vou juntar dinheiro para pôr a render para compensar as minhas perdas na pensão face ao meu salário atual.

Ou, por outro lado, posso pensar que chega perfeitamente para as minhas necessidade e até posso prever antecipar a minha reforma. Cada caso é um caso. Saber (um pouco) sobre o nosso futuro nunca foi mau, mesmo que seja só uma estimativa.

 

Veja ou reveja a reportagem em VÍDEO do Contas-poupança

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/contaspoupanca/2018-05-09-Simulador-de-pensoes-saiba-como-funciona

 

Acompanhe-nos AQUI

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.

YouTubeInstagramTwitter e Facebook do Contas-poupança

Se quiser um resumo muito claro e prático das dicas que demos nestes anos todos, pode adquirir o livro “Contas-poupança”. Escrevi-o com esse propósito.

É só clicar AQUI abaixo.

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

EURIBOR HOJE | Taxas sobem a 3 e 6 meses e descem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (3 a 9 de junho)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

PODCAST | #244 -Vale a pena investir em ouro? (A pergunta do Pedro)

Subscreva a nossa Newsletter, para não perder nenhuma dica *Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com os nossos Termos e Condições e a nossa Política de...

Jovens vão poder decidir a cada ano que regime de IRS preferem

Opção pelo IRS jovem é anual e poderá ser alterada ou renovada O novo modelo de IRS Jovem aprovado recentemente pelo governo é diferente daquele que ainda vigora atualmente, na medida em que prevê uma redução das taxas do imposto que incidem sobre os escalões de...

Rendas de pessoas deslocadas em trabalho vão poder ser deduzidas

Medida aplica-se a deslocados a mais de 100 quilómetros de casa As pessoas que tenham de ir trabalhar para mais de 100 quilómetros de distância da sua residência habitual e pretendam rentabilizar a sua habitação enquanto estão fora vão poder deduzir a esse rendimento...

Garantia pública extingue-se quando jovens pagarem primeiros 15% do empréstimo

Garantia pública de até 15% aplica-se a casas até 450 mil euros O governo aprovou recentemente uma garantia pública de até 15% para ajudar os jovens até aos 35 anos a conseguir financiamento para comprar casa. Na segunda-feira, ao terminar o Conselho de Ministros...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (27 de maio a 2 de junho)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de retalho de cerca de 10% para as...

Medicamentos grátis a partir de 1 de junho para quem tem CSI

Publicada em Diário da República comparticipação a 100% em medicamentos para idosos com Complemento Solidário O diploma que estabelece que os idosos que recebem complemento solidário passam a partir de 1 de junho a ter direito a medicamentos comparticipados sujeitos a...

Prazo para pedir devolução de propinas termina esta sexta-feira

Mais de 158 mil pessoas já pediram o prémio salarial O prazo para pedir o Prémio Salarial, que prevê a devolução aos jovens do dinheiro que investiram na sua educação superior, termina esta sexta-feira, dia 31 de maio. Os licenciados e mestres que tenham concluído os...

Publicidade

Artigos relacionados

22 Comentários

  1. Marco Lopes

    Finalmente uma simulação SIMPLES e eficiente! BRAVO segurança social!

    Sem dúvida uma mais valia para todos os contribuintes deste país!

    O Segurança Social Directa está cada vez melhor.

    Responder
  2. Elisabeth

    muito útil realmente, mas por exemplo, no meu caso, faltam lá os dados referentes aos anos de 1977 a 1980 e no do meu marido, mais de dez anos. O que realmente acho estranho porque há tempos solicitei a simulação na segurança social e os anos que agora me faltam estavam lá…..espero que melhorem, porque é mesmo útil!

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola, os valores anteriores a 1980 estão a ser inseridos à mão. Vai demorar alguns meses ou mais de 1 ano.

      Responder
  3. José Marques

    Bom dia,
    Fiz a simulação, infelizmente para mim terei de me reformar mais cedo.
    Reforma por Invaledez absoluta.
    Mas a questão é será que os valores são acertivos ou são espculativos….
    Ainda falta o tempo de serviço militar; acho que eles podiam ter colocado isso já no simulador.
    Ao que parece terei de proceder de requirimento à SS.
    E dizem que o serviço militar conta a DOBRAR!!!! Será.
    Ob.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Veja na simulação à medida. Tem a opção de incluir o serviço militar.

      Responder
  4. José Castro

    Boa tarde. Já experimentei o novo simulador e contráriamente ao anterior, no caso da simulação de reforma da minha mulher, que fez descontos para a segurança social desde 1987 a 1997, este novo simulador diz que não tem anos de descontos suficientes para ter direito a reforma, o que não é verdade, pois o simulador anterior diz que tem direito a uma reforma.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola. O mínimo para o simulador funcionar são 15 anos de descontos.

      Responder
  5. Luis Dias

    Boa tarde.
    No meu caso, ainda não aparece o simulador.
    Está a acontecer com mais alguém?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Se já pediu a reforma deixa de aparecer. Será isso?

      Responder
      • Luis Dias

        Olá caro Pedro.
        Não é isso.
        Tenho 55 anos e estou a trabalhar.
        Tenho consultado a página quase todos os dias desde que se fala neste assunto, e ainda não apareceu esta opção.
        Obrigado.

        Responder
        • Pedro Andersson

          Olá. Não tenho então explicação. Terá de contactar a segurança social. O número está na página deles.

          Responder
        • Pedro Andersson

          Se for funcionário público não aparece. É outro sistema.

          Responder
          • Luis Dias

            Também não sou funcionário público.
            Estava a entrar com a chave móvel digital, e agora experimentei entrar com o NISS e a palavra-chave.
            É a mesma situação.
            Amanhã vou ligar para o 300 502 502, para ver o que me dizem.
            Abraço.
            Luís Dias

  6. Nuno Gabriel

    Olá Pedro Andersson

    O contas poupança tem muito valor. Parabéns. Continuem.

    Tenho uma questão a colocar:

    Recebi há dias carta da Segurança Social com o valor da pensão atribuída. Como saber se está bem calculada? Consultar quem, um advogado ou um consultor financeiro, e onde, de preferência na zona da grande Lisboa e arredores, para avaliar se a pensão de reforma está bem calculada? E quanto me poderá custar isso?

    Agradeço
    Nuno Gabriel

    Responder
  7. rosa bernardo

    Boa tarde,
    Tenho um familiar que é pescador, aonde poderei ver a simulação da reforma ,uma vez que ele tem 60 anos e 42 anos de descontos.
    Obrigada

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Como é uma profissão muito especifica nao ha simulador. Tem de ir ao centro de pensões.

      Responder
  8. rosa bernardo

    Olá.
    Obrigada pela a atenção.
    Rosa Bernardo

    Responder
  9. Manuel oliveira

    Boa tarde..dr pedro anderson …fiz a minha simulacao de carreira contribuitiva. …reparei que no simulador 2018 da seg social falta.me 2 anos de contribuicao 1976. + 1981 …solicitei esclarecimento na seg social de aveiro …mas disseram que tenho de contactar o CN Pensoes PORTO …foram a 6 meses contactados para corrigir os valores reais e totais dos anos de
    carreira contribuitiva que me contactavam por email ..ou por carta correio….com a correcao completa deste erro…..que desorganizacao total nos servicos …com pessoas nao capazes de desempenhar estes servicos informativos aos beneficiarios que descontam a 43 anos e nao se preocupam com as pessoas que descontam para eles ganharem o seu salario ao fim do mes……lamentavel

    Responder
  10. Ana Fogaça

    Caro Pedro Andersson

    Sou assinante da newsletter do Contas-Poupança e acho que o seu Programa que eu vejo/leio na net é fantástico e é uma pedrada no charco neste país de brandos costumes, para não ser mais aguerrida e mais crítica…

    Venho pedir-lhe a sua opinião/esclarecimento ou sugestão sobre uma situação que me está a acontecer desde o famoso dia 8 de Janeiro deste ano, dia esse em que os reformados a receber pensões até 877,6 Euros iriam passar a ser fabulosamente aumentados em 0,7%!
    Ora, eu, depois de ver o valor da minha pensão, que se enquadra no valor referido, verifiquei que o meu aumento foi ZERO, ou seja, a minha pensão manteve exactamente o valor que tem tido.
    É claro que liguei para a Segurança Social e não me souberam dizer o porquê desta realidade.
    Já li algures que existem excepções à regra, como sempre. Será que eu sou uma dessas excepções? Não creio, mas, naturalmente, dou o benefício da dúvida.
    Como não consegui ainda saber quais são essas excepções. pergunto-lhe se me poderá ajudar nesta minha situação ou aconselhar-me sobre a quem ou a que entidade me devo dirigir.

    Muito obrigada por tudo.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. O governo já anunciou que vai corrigir em fevereiro. Se não acontecer contacte novamente. Obrigado e felicidades.

      Responder
  11. Manuela Dias

    Boa tarde Pedro,

    Quando há descontos na segurança social e na CGA como simular valor da reforma? Nas 2 plataformas?

    Obrigada

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.