Débito direto – Não deixe que lhe tirem centenas de euros da conta
Aconteceu à Mónica Carvalho e a muitos outros. Tinha débito direto da eletricidade, foi de férias, não viu o correio e quando foi ao multibanco tinham-lhe tirado da conta 783 euros. Um susto que lhe valeu um mês muito complicado.
Pode evitar que isso lhe aconteça
Basta que vá ao multibanco, ao homebanking ou pessoalmente ao banco e coloca limites ao valor que cada uma das empresas pode tirar por mês. Aproveite e inative todas as autorizações antigas de empresas das quais já foi cliente e agora já não é. Nunca fiando.
E mesmo que aconteça tirarem-lhe um valor absurdo, tem sempre 8 semanas para pedir ao banco para lhe colocar outra vez o dinheiro na conta. Claro que depois vai ter de chegar a acordo com a empresa. Pode ter sido erro ou não. Mas se o valor estiver correto pode pedir por exemplo para pagar em prestações. Pelo menos o dinheiro fica do seu lado. Negoceia com outra segurança.
E se notar um débito direto completamente abusivo de uma empresa a quem NUNCA deu autorização, tem 13 meses para pedir ao banco para lhe devolver esse dinheiro. Aí a responsabilidade é do banco, porque deixou que tirassem dinheiro sem a sua autorização. Em todos estes casos, os bancos têm, por lei, 10 dias para devolver o dinheiro na conta.
Mas das duas vezes em que tive de fazer isso, a devolução foi imediata ou em poucas horas. Se calhar depende de banco para banco ou a hora em que se faz o pedido. No meu caso foi por telefone assim que me apercebi do débito “estranho”.
Claro que isto só funciona se estiver atento ao dinheiro que sai da sua conta bancária. Deve ver todas as semanas se está tudo bem.
Pode ver ou rever aqui a reportagem desta semana do Contas-poupança.
Se tem homebanking pode fazer isso já neste momento, senão pode ir amanhã a um multibanco e “assustar-se” com a longa lista de débitos diretos que tem ainda ativos sem saber.
Proteja-se enquanto é tempo. Não acontece só aos outros.
Subscreva AQUI o meu canal do YouTube. Brevemente haverá novidades :). Carregue no sininho para ser alertado sempre que tiver uma nova dica de poupança.
Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.















