Quantos lenços tem cada pacote?
Esta surpreendeu-me.
Como já vos expliquei, como moro a 100 metros de um hipermercado Continente – e este blogue é sobre as minhas experiências enquanto consumidor – é normal que traga mais exemplos relacionados com o Continente do que com outros hiper ou supermercados. É a única explicação, não tem nada de conspirativo :).
O mercado do papel é um mundo por descobrir
Lembram-se da reportagem sobre os rolos de papel não trazerem quantos metros estão a vender? Podem revê-la clicando AQUI.
Entretanto, já identifiquei mais 2 marcas que passaram a dizer quantos metros têm. Voltarei ao tema brevemente.
Mas e os lenços de papel?
E não é que a propósito do tema do papel, um espectador me alertou para um pormenor que nunca tinha reparado? Normalmente, os pacotes de lenços de papel trazem quantos lenços? 10, certo? É o que temos na cabeça.
Portanto, compro sempre os pacotes grandes de 30 maços de lenços de papel do Continente, pensando que são um bom negócio porque o valor por pacote é de 7 cêntimos.
O espectador disse-me: “Mas veja lá quantos lenços traz cada pacote…”
Fui ver. E não é que está anunciado que nas embalagens de 30 maços, cada pacote só traz 9 lenços?!
Ou seja, ao comprar a embalagem com 30 pacotes, como cada maço só traz 9, “faltam” 30 lenços. Penso que estou a comprar 30 pacotes de lenços e só estou a levar 27. Menos 3 maços do que eu penso que estou a comprar…
Reforço o “eu penso que estou a comprar” porque na minha cabeça TODOS os maços têm 10 lenços. O Continente de facto diz que são 9. Portanto, está tudo legal e correto. Não tenho como reclamar.
Vamos a contas
A “mega” embalagem de lenços de papel do Continente tem 30 pacotes de lenços.
30 x 9 lenços = 270 lenços
Se tivessem os 10 lenços como as outras embalagens da marca o resultado seria diferente:
30 x 10 lenços = 300 lenços
Uma diferença de 30 lenços (equivalente a 3 pacotes “normais”).
Cada embalagem de 30 pacotes custa 2,09 €.
2,09 € /270 lenços = 0,0077 €
Se tivessem os 10 lenços o resultado seria este: 2,09 € / 300 lenços = 0,0070 €
Ou seja, se a embalagem maior tivesse o mesmo número de lenços das embalagens normais, cada pacote ficaria mais barato cerca de 1 cêntimo (0,0007 €x10).
São 21 cêntimos (0,0007×300 lenços) que “desaparecem” em cada embalagem que compra.
O preço “real” destas embalagens grandes deveria ser 2,08 – 0,21 = 1,88 € (arredondado porque não meti o IVA ao barulho). Multipliquem isto por toneladas de papel vendido.
Quem é que tem de estar atento?
Pois. Somos nós, enquanto consumidores. Isto dos lenços de papel faz uma grande diferença na sua (e na minha) vida? Não. Mas abre os nossos olhos para esta e outras situações. Um consumidor informado poupa sempre mais do aquele que não se rala com estas coisas. Quem está atento ao pouco, também está atento ao muito. E se tivermos o “radar” ligado haverá situações em que a poupança ou o investimento vai MESMO fazer a diferença.
É uma questão de atitude perante a vida. Tem mais exemplos?
Hmm, que estranho, tenho aqui dos dois e tanto a embalagem grande como a pequena dizem “10 lenços”. Será uma alteração recente? Porque estas foram compradas há menos de 2 meses.
Não sei. Esta foi comprada esta semana.
Já tinha reparado à uns anos porque achei estranho o volume e contei os lenços.
Por exemplo no pingo doce é a mesma coisa, um pacote de lenços só traz 9 unidades também.
Obrigada pelo alerta pois ainda não tinha reparado. Vou estar atenta.
CMC, Lurdes Lopes
Esperemos que ao embalar não se enganem! Que confusão!
Sempre reparei nesses promenores e cheguei a conclusao que por vezes os pacotes mais pequenos acabam por ficar mais baratos por maço, principalmente quando acumulado com outras promçoes (exemplo _10% toda a loja) Mas para alem do numero de lenços por maço e preciso tambem considerar: numero de folhas e tamanho dos lenços… pois ha uma grande diferença… a unica forma de considerar tudo de uma forma simples é comparar o preço ao peso… mas são poucas as embalagens com essa informação
Infelizmente, nos hipermercados Continente é preciso estar extremamente atento pois tudo fazem para nos enganar.
Tenho verificado que um grande número de promoções não passam de embustes para induzir o consumidor a deslocar-se às lojas e deixar lá as suas economias.
Com bastante frequência chego à loja para comprar os artigos em promoção e já estão esgotados.
Outras vezes ao pagar na caixa não é feito o respetivo “desconto”.
Tudo estratégias que nos levam a financiar quem não tem escrúpulos.