VÍDEO – Lavandarias self-service compensam?

Lavandarias self-service compensam?

Era uma dúvida que já tinha há algum tempo e que ninguém me soube responder com clareza e depois de fazer todas as contas com rigor.

Nunca na minha vida tinha contabilizado quanto me custa em casa lavar a roupa e secá-la. É uma tarefa tão rotineira que faz parte do nosso dia-a-dia e que, custe o que custar, é uma necessidade incontornável (mais lavar do que secar). Por isso, porquê fazer contas?

Pois. Mas as lavandarias self-service estão a nascer como cogumelos por todo o país e começam a ser opção para cada vez mais pessoas. Tive a curiosidade de comparar os vários custos.

Podem ver ou rever o resultado das minhas contas aqui na reportagem desta semana do Contas-poupança.

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/contaspoupanca/2017-04-26-Sera-que-lavar-em-lavandarias-self-service-compensa-

As minhas contas

Recordo que as contas foram feitas com o maior rigor que consegui nas minhas máquinas cá de casa de lavar e de secar e que são tão “normais” quanto as vossas (uma é A+ e a outra A++). Seja como for, para decidirem, obviamente, vão ter de fazer as contas com os vossos aparelhos. Se tiverem máquinas antigas até pode compensar eventualmente usar as máquinas industriais das lavandarias self-service. Têm de fazer as contas também com os detergentes que usam e com os vossos tarifários de eletricidade.

Seja como for, as conclusões duvido que sejam muito diferentes das que recolhi com a minha experiência. Façam a vossa própria avaliação.

Há situações de clientes que entrevistei em que a questão nem era tanto o dinheiro mas a comodidade de em duas horas despacharem toda a roupa da semana, já seca e tudo. Chegavam a casa e era só arrumar.

Ah! E os preços mencionados na reportagem são de uma lavandaria no Bairro Alto em Lisboa e outra em Bragança. Comparem com os preços da vossa lavandaria de bairro. Os preços não são todos iguais. Cada um leva o que quer. Só usa quem quiser.

Espero que a reportagem tenha sido útil, quanto mais não seja para lançar a discussão com dados mais objetivos do que apenas os “acho que…”.



2 comentários em “VÍDEO – Lavandarias self-service compensam?

  1. Oscar Gouveia Reply

    Pessoalmente, acho que só compensa mesmo para secar e só no Inverno. Temos a sorte de ter um País onde o Sol está sempre á espreita por isso não percebo a “necessidade” de estarem sempre a usar máquina de secar roupa (mesmo para quem tem filhos). Além do mais, com todas as dicas de poupança do Pedro Andersson dá para ter detergente e amaciador em casa ao pontapé.

  2. Manuel Peñascoso Reply

    No programa da Contas Connosco sobre lavagem de roupa em casa, em self service e nas lavandarias faltou uma opção, em vez de lavar comprar novo.
    É o caso dos edredons normais!
    Vejam os preços no IKEA e comparem com os custos de lavagem!
    Ainda podem ser dados a instituições onde a lavagem com certeza compensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *