
Minutas para pedir informações e transferir o seu PPR
Milhares de portugueses estão a ter prejuízo com o seu PPR, pensando que estão a investir no seu futuro.
Até ao fim do ano, vamos ser "bombardeados" com publicidade para fazermos um PPR (ou reforçá-lo) para termos benefícios fiscais no IRS no ano que vem. O que poucos sabem é que tem as tais deduções no IRS, mas em muitos casos quem depois ganha com o seu PPR é o banco ou Seguradora e não você. Não deixe que isso aconteça.
Para avaliar o seu PPR, basta pedir à instituição que gere o seu PPR todos os dados sobre rendimentos, comissões e histórico de entregas, ou até avançar para a transferência do produto para outra entidade, caso perceba que tem um mau produto. ATENÇÃO: não é resgatar e fazer outro; é transferir para manter todos os seus direitos e antiguidade.
Para facilitar esse processo, ficam aqui duas minutas prontas a usar, que foram feitas com base nas informações que me foram dadas por especialistas na área. Basta descarregar, preencher os seus dados e enviar para a instituição financeira. Provavelmente, eles não vão gostar nada que você faça isto e vão dificultar ao máximo a resposta. Esteja preparado para isso.
– Minuta para pedir toda a informação detalhada sobre o seu PPR
– Minuta para pedir a transferência do seu PPR para outra instituição
Utilizar estes modelos poupa tempo e garante que pede exatamente aquilo que a instituição é obrigada a fornecer por lei.
Espero que não tenha nenhuma surpresa desagradável, como perceber que está a ganhar menos do que a inflação, na média dos últimos anos.
Note que no caso dos Fundos PPR, é normal haver anos negativos, mas depois recuperam. O que não é normal é seguros PPR terem resultados líquidos abaixo da inflação (menos do que 2% ao ano é um crime para as suas finanças pessoais e para o seu património).
















