Investimentos

Ouro ultrapassou os 3.500 dólares - Quanto estou a ganhar?

O ouro está novamente em máximos históricos. Esta segunda-feira, 22 de abril de 2025, o preço por onça (cerca de 28,3 gramas) atingiu os 3.500,10 dólares. Em fevereiro decidi investir em ouro. Como está a correr?

Ouro ultrapassou os 3.500 dólares - Quanto estou a ganhar?

Este disparo do ouro deve-se, sobretudo, à crescente incerteza global. Desta vez, o mercado está a reagir à tensão política nos Estados Unidos, com o Presidente Donald Trump a ameaçar demitir o presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, antes do final do seu mandato, previsto para maio de 2026. Esta ameaça, somada à guerra comercial em curso e ao receio de uma recessão, está a empurrar investidores para ativos considerados seguros — como o ouro.

Nos últimos meses, o preço do ouro tem vindo a subir de forma consistente, com vários bancos centrais (incluindo a China) a reforçarem as suas reservas neste metal precioso.

Investi em ouro - Como está a correr?

No mês passado, escrevi este artigo (tem aqui o link) “O ouro atingiu hoje o máximo histórico - É altura de investir?”. Expliquei que - como o ouro tinha batido um recorde (cerca de 84 euros o grama de ouro de 24K) - e os analistas profissionais estimavam uma valorização de cerca de 40% nos próximos meses - decidi investir uma parte das minhas poupanças em ouro.

Subscrevi dois ETF de ouro no dia 11 de fevereiro. Passados cerca de 2 meses quero atualizar-vos com quanto estou a ganhar, se decidisse vender hoje.

Como podem ver, em 2 meses já estou a ganhar mais de 12% no ETF de empresas mineradoras de ouro.

Abaixo, tem a valorização do ETF de ouro: mais de 7% desde fevereiro.

Por este caminho, até ao verão talvez tenha a valorização que espero. Por outro lado, seria mau sinal, porque quereria dizer que a situação da economia mundial estará ainda mais caótica.

O ouro já valorizou mais de 20% em 2025. Subscrevi um ETC de ouro (um ETC replica o comportamento de uma matéria-prima), ao contrário dos ETF (que replicam a composição de um índice), e de um ETF relacionado com as empresas mineradoras de ouro.

A minha expectativa é ter um lucro de 20 ou 30% nos próximos 6 meses e vender de imediato. Vamos ver se resulta como estou à espera, com base nestas previsões dos analistas profissionais. Se não correr como espero, é aguentar até acontecer.

Com esta nova subida para valores acima dos 3.500 dólares por onça, é natural que o ganho esteja agora ainda mais próximo dos 50% de valorização total em cerca de 15 meses. Isto num ativo que tradicionalmente é visto mais como proteção de valor do que como veículo de forte rentabilidade.

Ninguém adivinha o futuro, mas estes dados reforçam a importância de diversificar. O ouro, mesmo sem pagar juros ou dividendos, está a mostrar que pode ser uma boa reserva de valor quando o mundo está instável.

Pelo menos está a ser a minha conclusão. Vou atualizando a informação.

Deixo os alertas de sempre: nunca deve investir dinheiro que lhe faça falta e rendimentos passados nunca garantem rendimentos futuros. O risco de perder está sempre presente. Mas também arrisca ganhar. Tem de encontrar o seu equilíbrio.

Se vendesse hoje, ganharia em 2 meses o equivalente a quase 4 anos em Certificados de Aforro. Está a ver as possibilidades deste tipo de investimentos? É aqui que entra a literacia financeira.

Alguma vez investiu em ouro? Como correu? Partilhe a sua experiência.

Disponível online, livrarias e supermercados.