Investimentos

Como “ganhei” 5% em apenas uma semana

Aproveita as quedas na bolsa para ganhar dinheiro? Como sabem, durante décadas fugi de todo e qualquer investimento que não tivesse capital garantido.

Como “ganhei” 5% em apenas uma semana

Aproveita as quedas na bolsa para ganhar dinheiro?

Como sabem, durante décadas fugi de todo e qualquer investimento que não tivesse capital garantido. Fui ensinado pelos meus pais e pela sociedade que “mais vale um pássaro na mão do que dois a voar”, e “que quando a esmola é grande o pobre desconfia” e que “quem tudo quer, tudo perde”. Logo, mais vale estar quieto, certo?

Só aprendi aos meus 45 anos que é possível ter uma visão equilibrada dos investimentos, desde que saibamos o que estamos a fazer. Vou dar-vos neste artigo mais um exemplo de como passei a ganhar dinheiro com o meu dinheiro.

Na semana passada as bolsas caíram – Saio ou invisto?

Muitos portugueses (e não só) assim que se apercebem de uma queda nas bolsas, fogem a sete pés e alguns chegam mesmo, com o pânico, a perder dinheiro.

O que aprendi (e que ensino aos meus filhos) é que – numa perspetiva de muito longo prazo – é nestas quedas que devemos manter e colocar mais capital (se o tivermos, claro).

Já vos expliquei que o produto mais simples das bolsas são os ETF e, especificamente, o SP500 (as 500 maiores empresas dos Estados Unidos). Assisti – como vocês – pelas notícias, que as bolsas estavam com a maior queda dos últimos 2 anos. Pensei logo “Olha, pode ser um bom momento para reforçar os meus investimentos”.

A razão da queda – uma delas – era uma crise no Japão e não estava relacionada (na minha interpretação) com o desempenho efetivo das 500 maiores empresas dos Estados Unidos, por isso achei que era uma boa altura para reforçar. Optei por um ETF mais específico dentro do SP500 (apenas as empresas tecnológicas do índice), mas podia ter sido no SP500 “original”.

Resultado? Uma vez que aquela queda acabou por ser apenas micro-temporária, em apenas 10 dias estou a ganhar mais de 5%. Se vendesse agora, teria um lucro equivalente (em semana e meia) a 2 anos em Certificados de Aforro. E reparem como as comissões são muito baixas, por este ETF pago apenas 0,15% anual, mais uma comissão de 1 € quando compro e mais 1 € quando vender.

Poderia estar a escrever neste momento que foi uma péssima decisão? Claro que sim! A crise podia ter-se agudizado e estar agora 2 ou 3 anos (ou mais) à espera que recuperasse. Aliás, amanhã posso já ter perdido todo este “ganho”. Recordo que só terei um lucro efetivo no dia e no minuto em que vender essas unidades de participação do referido ETF. Tal como só terei uma perda efetiva se o vender num dia em que esteja com um preço abaixo do que paguei por ele.

Para terem uma ideia de como funcionam estas ferramentas de investimento, deixo-vos aqui um gráfico dos últimos 5 anos do ETF SP500.

Como podem ver, nos últimos 5 anos – apesar da Covid e da guerra na Ucrânia, já cresceu mais de 90%. Com uma pequena parte das suas poupanças pode multiplicar o seu dinheiro dezenas de vezes acima da inflação e contribuir para os seus projetos de futuro a longo prazo, como uma casa ou a reforma. Mas para isso tem de perder o medo do capital não garantido…

Esta tem sido a minha luta nos últimos anos. Nada me move a favor ou contra o mundo dos investimentos e sei que não são para todos. Não ganho nada nem perco nada por partilhar as minhas experiências convosco. Não ganho comissões de ninguém nem tenho ligações a nenhuma empresa. Apenas me move a literacia financeira.

Mas tenho pena que muitos de vocês estejam a perder dezenas de milhares de euros de oportunidades simplesmente por medo do desconhecido. Basta fazer um pequeno esforço para perceber como este tipo de investimentos funciona. Se achar que não é para si, nenhum problema. Somos todos diferentes. NUNCA INVISTA DINHEIRO DE QUE VAI PRECISAR E RENDIMENTOS PASSADOS NÃO GARANTEM RENDIMENTOS FUTUROS. SÓ INVISTA DEPOIS DE TER O SEU FUNDO DE EMERGÊNCIA.

Mas há milhares de jovens com a vida toda pela frente para multiplicarem o seu dinheiro dezenas de vezes – e assim ter a possibilidade de viverem um pouco melhor – e começam logo a vida a carregar o mesmo medo dos pais (como os meus e eu próprio) de tudo o que não tenha capital garantido.

Fica aqui apenas mais um exemplo para refletirem. Para perder o medo, bastam 100 euros e uma corretora credível à sua escolha. Pelo menos foi assim que comecei.


Disponível online, livrarias e supermercados.